quinta-feira, março 28 2024

Por Davi Garcia

Algumas boas sequências de ação envolvendo zumbis, breves, porém marcantes diálogos girando em torno de questionamentos à fé e à motivação (ou falta dela) para seguir em frente e um encerramento traduzido pela revelação de uma atitude chocante e moralmente condenável, porém compreensível(?) dentro de um contexto inimaginável como aquele regido por outras regras. “Save the Last One”, 3º episódio da 2ª temporada de The Walking Dead revelou novos desenvolvimentos para alguns personagens (Daryl, por exemplo, traz na praticidade e, sobretudo, no sarcasmo um alívio cômico indireto e bem vindo à história) à medida em que conferiu mais complexidade a seus dilemas – dá para condenar Lori por pensar que seria menos doloroso que seu filho não tivesse apenas que sobreviver em vez de viver?

Nesse panorama, ao reforçar conflitos ainda mais inquietantes manifestados por escolhas impossíveis como a de Shane, que decide sacrificar a vida de Otis de uma maneira claramente cruel para salvar a sua (e por tabela garantir uma chance para Carl, claro), a série dá mais um passo rumo à dimensão quase sempre contraditória, extremamente sombria e cheia de surpresas e reviravoltas da história e dos personagens explorados pela HQ que a inspirou. Assim, se este, até aqui, empolgante 2º ano da produção em live action conseguirá atingir o mesmo nível de profundidade do material de origem eu não sei, mas reiterando o que já comentei antes, a preparação refletida pela qualidade técnica e pela expansão corajosa e cuidadosa dos temas na trama tem se mostrado eficiente nesse esforço. E isso, para quem é fã da HQ como eu (e mesmo para quem ainda não a conhece), é uma perspectiva e tanto.

E vocês, estão curtindo a série e a temporada até aqui?

16 comments

  1. Davi, episódio excelente, Shane tá roubando a cena! Interessante ver que a série – assim como nas HQs – tá passando por cima de conceitos e expondo o que seres reais fariam numa situação extrema. Muito bom, vamos ver se continua nessa levada.

  2. A serie ta show de bola, esperei ansioso e não estou me arrependendo, só fico louco que é 1 epi. por semana srsrsrsrs. Mas é isso ai, a Série ta num caminho muito bom. A melhor.

  3. Já fazia tempo que eu estava esperando esse retorno da série e apesar das discussões, saída de produtor, a série só vem crescendo em qualidade nos roteiros, esse terceiro episódio vem mostrar isso já que o instinto de sobrevivência está ficando acima de qualquer dúvida moral que possa passar pelas cabeças dos personagens. Agora é aguardar a próxima semana e ver onde isso vai levar Rick e seus amigos.

  4. Não to nem aí para o resto do episódio, o final compensou demais. Finalmente! Era isso que eu esperava de The Walking Dead. Seres humanos lutando pela sobrevivencia em tempos desesperados, agindo sem pensar, fora de controle, com camadas nebulosas para sere exploradas… E pior que o Shane está sendo muito criticado pelos fãs, crucificado na verdade. Eu pelo contrário, estou adorando o personagem, que ganhou muita profundidade. Pode odiá-lo mas não podem negar o quão humano ele se parece agora.

    Quem pode garantir com 100% de certeza o que faria numa situação destas? Você teorizar a respeito, de acordo com a sua personalidade. Mas garantir, sinto muito mas não pode.

  5. O Shane poderia pelo menos ter dado um tiro na cabeça do otis não é, para que ele não sofresse!

  6. Q estranho, meu comentário foi deletado… Não entendi, porque expressou opiniões semelhantes aos dos demais comentaristas e acredito que não havia nada q justificasse a moderação do mesmo…

  7. Episódio interessante. Diálogos dramaticamente pessimistas e existenciais,uma melhor construção dos personagens e aspectos técnicos ótimos(como sempre!). Pelo pouco que li da hq a série tá usando muito bem o arco da fazenda de Hershel. Melhor cena : O flash-back(forward ? hehehe) inicial de Shane e sua conclusão.

  8. Eu achei que a cena inicial tinha sido um flashback de algo do passado do Shane que seria explicado no final do episódio. Logo fiquei esperando que ele iria morrer durante todo o episódio (ou que pelo menos “poderia” morrer).

    Adorei o episódio. Bons dialogos, tenso e com uma boa dose de ação. Essa temporada até agora está dando um banho na anterior. E com os problemas dos bastidores e uma primeira temporada irregular, eu estava esperando pelo pior. Grata surpresa até agora.

    Sobre o porque dele não ter dado um tiro na cabeça do Otis, eu também não entendi isso. Teria sido mais prático. Mas li alguem argumentando que o Otis vivo e gritando seria melhor pra atrair os Zumbis. Faz sentido e me satisfez essa explicação.

  9. Nenhum comentário foi deletado. Ele foi para a fila de moderação automática e já está autorizado.

  10. Vocês não estão achando que os zumbis dessa segunda temporada estão correndo demais? Sério! Na primeira temporada, e em qualquer filme de zumbi, eles não correm tão rápido.
    A cena do colégio para mim estava muito “inverossímel”…. rsrs

  11. Ah Bruno, desculpe!! hahahahaha eu sempre comento aqui e nunca tive problemas, por isso mesmo achei estranho, agora tá explicado, valeu!

  12. Davi, antes de comentar queria saber como vc pega as imagens tão claras como essa de dentro do corredor da escola? Eu assito no PC e as vezes é difícil ver os zumbis a noite, mas já tem uns 2 episódios que vi que as imagens suas tão sempre muito nítidas.
    Eu curti muito o 3º episódio, a amizade inicial de Glenn e Maggie tá sendo abordada de outra forma do que na HQ, assim como o futuro do Otis, que na HQ morre bem mais tarde. Até parece um universo paralelo de Fringe! rsrsrs, pois na HQ o Shane nem chega a ver a fazenda do Hershel. Será que agora com a morte de 1 e a sobrevida do outro o Shane vai tomar o papel do Otis? Mesmo que não seja muito grande na HQ, seria interessante ver ele se envolvendo com a Patrícia, tendo que manter o segredo da morte do ex-marido dela e ao mesmo tempo podendo esquecer a Lori, amenizando o triangulo amoroso e dando mais fluidez na dupla com o Rick.

  13. Até aqui a série está muito boa, concordo com o Davi, sobre as surpresas sombrias que série por vezes apresenta. Acho também que os dramas pessoais de cada personagem estão sendo bem apresentados. Está valendo muito a pena !

  14. Tá aí, você podia ser roteirista desse, bem vindo, universo paralelo de TWD hehe. Eu acho que a trajetória do Shane na série deve servir justamente para desenvolver esse conflito das pessoas tendo que tomar atitudes inimagináveis e precisando conviver com essas escolhas. Tô gostando bastante desse equilíbrio entre manter alguns aspectos da HQ ao mesmo tempo em que se explora novos cenários. Tomara que a história mantenha essa pegada.

    Sobre as imagens, quando não pego no próprio site do AMC, dou uma pequena tratada no photoshop para deixar mais claras ;)

  15. Epa! O ultimo episódio foi um episódio daa casa da pradaria, em todo episódio só vi um zombie encurrugalado no poço.

Deixe um comentário