quinta-feira, março 28 2024

“Apenas para que você saiba, Jeff, você agora está criando seis linhas temporais diferentes”. Com esta frase de Abed, Community iniciou um dos seus melhores episódios, Remedial Chaos Theory (3×04). Pois bem, hoje no Twitter, enquanto estava discutindo o quanto Elementary se “inspirou”  em Sherlock, o leitor @felipe02am enviou duas imagens interessantes, retiradas de um gibi da Turma da Mônica. Já vimos a revista de Maurício de Souza parodiar LOST com exemplares chamados “Lostinho“. Vale lembrar, também, que paródias são perfeitamente permitidas pela Lei de Direitos Autorais brasileira (Lei 9.610/98). Mas, o que vocês me dizem disso?

Nas imagens, o personagem Nimbus está prestes a jogar um dado quando Cebolinha diz que com aquilo ele estaria “cliando” seis linhas temporais diferentes e a partir daí a história segue. Bom, eu não li o contexto da história, mas acho muito difícil que a Turma da Mônica lançou um gibi chamado “Communitynho“. Daí, se isso não é uma paródia, o que seria? Os autores de A Turma da Mônica obtiveram autorização da Krasnoff/Foster Entertainment, Dan Harmon Productions, Russo Brothers Films, Universal Television e Sony Pictures Television para reproduzir a cena (e provavelmente parte do roteiro do episódio) de Community em uma história em quadrinhos brasileira? Ou é apenas uma “homenagem” referencial como as que a própria Community faz? Bom, achei inusitado uma reprodução tão fiel assim de Remedial Chaos Theory neste tipo de mídia e para o público infantil. Será que existem outras “referências” desta publicação a outras séries? Deixem nos comentários!

15 comments

  1. Também não li a história, mas as HQs da Turma da Mônica, principalmente de alguns anos pra cá, são lotadas de referências à cultura pop. Acho que foi um caso de ~homenagem referencial~ mesmo.

  2. Não leio Turma da Mônica há muito tempo, então não sei dizer se esse tipo de referência é comum nas edições mais atuais. Mas se for o caso, acho legal eles terem se inspirado nesse episódio memorável de Community pra conduzir a historinha. Mas se foi ctrl+c ctrl+v nos diálogos da série e sem autorização, aí já acho uma falta de criatividade dos roteiristas do gibi. 

  3. Acho que foi uma homenagem, mesmo!

    E Turma da Mônica é cheio de referências!

    Já referência a Dança do Quadrado, Luiza Marillac, Lost, Luan Santana, Beyoncé….

    Acho legal, pelo menos o povo lá da editora não parou no tempo.

  4. Pare de endeusar Dan Harmon. Um sujeito que nao soube explorar Señor Chang, o melhor personagem de Community, e ainda colocou o personagem praticamente como figurante, nao é tao bom assim. Volta Señor Chang!!!

  5. “praticamente como figurante”? Chang e seu exército de Bastardos Changlórios são O CENTRO da 2ª metade da 3ª temporada. Chang arquitetou um golpe militar na escola, sequestrou o reitor, expulsou a turma… Eu hein é cada uma…

  6. Não sei até que ponto essa ideia da série é original. Pq as séries tb copiam tudo de filmes, livros, etc.

    Não duvido nada q tenham copiado, pois quem escreve quadrinhos deve ser tão nerd qto os personagens dessa chatíssima comédia

  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    calma KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK hilário esse comentário

  8. Bá, o que mais tem na TV brasileira é plágio descarado.

    Tinha novela inteira que era um Heroes mais bizarro ainda.

    Teve situações em outras novelas completamente “inspiradas”, a que lembro é de  um personagem que o pai reapareceu somente para conseguir doação do rim do filho. Ao menos o nome do personagem não era Locke ;)

    Já notei outras vezes em séries também. Isso que só assisto novela de relance com a excelentíssima as vezes e cada vez vejo menos tv.

    Imagina então o que acontece ? Deve ser bem frequente.

  9. Que besteira
    Pedir autorizaçao so pra usar essa frase?
    quer dizer que ninguem mais vai poder falar isso de linhas temporais pq vai ser imitando community?
    Pedir autorizaçao pros diretores?
    que viagem kra

  10. Community é bem legal, mas o Leo tá certo. Um desperdício, o Chang quase não é aproveitado.

    O Exército dele é o centro da temporada?  Achoo brabo. Pode ver, que mesmo assim o Reitor aparece muito mais que o Chang.

    Poderiam inventar alguma maluquice pra ele lecionar outra cadeira, pena que queimaram ele como professor. Era muito show ele torturando o povo nas aulas.

  11. Que ridículo, claro que não é plágio, a Turma da Mônica é cheio de citações (eles mudam os nomes, etc), o que deixa o gibi mais divertido, e os roteiristas que fazem isso são fãs da série, etc, e querem deixar um tipo de homenagem. Até porque, se fosse ruim, não pegariam citações.

  12. Turma da Mônica sendo meta? Que timeline é essa?
    Faz muitos anos que não leio turma da monica, mas pelo andar da carruagem deve ser bem comum eles usarem referência da cultura pop nos quadrinhos.
    Talvez essa grandeza de semelhança nos diálogos seja para ficar bem claro que isto é SIM uma referência a série, pq convenhamos que fã de community iria acreditar que a turma da monica estaria fazendo referência a série?

  13.  E se olhar bem, quem começou com essa história de timeline foi Fringe…
    Se fosse pedir autorização pra tudo, vc ou não faz nada ou fica pobre de tanto direito autoral que vai pagar.

Deixe um comentário