quinta-feira, março 28 2024

Se algum canal quer estar entre os dez mais assistidos, tem que dublar“. Com esta frase, o diretor geral do Universal Channel informou que a dublagem de séries por padrão chegou ao canal. As informações são do blog de Daniel Castro. Vale lembrar que até hoje o UC era o único canal de séries que bravamente resistia ao avanço indiscriminado de conteúdo dublado na TV paga, já que até a Warner passou a dublar séries. Mas conforme a promessa do canal no Fórum da ABTA, haverá a opção de seleção de áudio e legendas (embora sabemos que nem todas as operadoras conseguem disponibilizá-la).

Barata afirmou que mesmo dando a opção, haverá uma troca do público, já que “o fã de séries com som em inglês tende a trocar de canal quando se depara com uma programação dublada; não procura a opção de áudio original.” Ou seja, para o canal o espectador cativo e fiel é dispensável.

Mesmo sabendo que isso irá afastar o público (até então alvo) do canal, preferem estabelecer a dublagem como padrão (ou seja, o conteúdo dublado é exibido “na frente” do conteúdo legendado) na tentativa de atrair um novo público. Por que não estabelecer a dublagem como a opção? Enfim, a matéria de Daniel Castro afirma que a “A dublagem é inevitável por causa do crescimento da base de assinantes de TV paga, impulsionado por telespectadores da classe C, que cresceram ouvindo programas dublados na TV aberta e não conseguem acompanhar as legendas.” Sempre rebato esta máxima imposta por jornalistas de que a dublagem é uma questão sócio-econômica. Não é. Hoje você encontra muitas pessoas que preferem dublagem em todas as ditas classes sócio-econômicas. Salvo nos casos em que ela é necessária (para idosos, crianças e, de certa forma, para deficientes visuais – pois o ideal para estes seria a audio-descrição), a preferência por conteúdo dublado é uma questão cultural. Afinal, a classe C representa um terço dos assinantes da TV paga (conforme dados que eles informaram ao final de 2011) e cerca de dois terços do público geral prefere dublado, conforme pesquisas encomendadas.

Como diz o professor de cinema e crítico Pablo Villaça, tais espectadores “preferem a comodidade de assistir a um filme que não os obrigue a praticar o que aprenderam na alfabetização. Afinal, se já fugiram das bibliotecas, por que deveriam ser encurralados por letras nas salas de cinema?“. Espero que o Universal Channel realmente disponibilize a opção e aproveite para fazer uma campanha informando que ela existe no canal e como deve ser feita a escolha, para que consigam pelo menos reter uma parte maior de seu público cativo. Vale lembrar que o canal hoje dubla filmes por padrão e não oferece a opção de seleção. Não foi informado quando a medida passará a funcionar.

Se você não é uma criança de até 6 anos, idoso, tem dificuldade de enxergar ou deficiente visual, prefere ver séries dubladas por que “é mais cômodo”, por “preguiça de ler legenda” ou porque “legendas atrapalham”, leia este artigo que apresenta os malefícios da dublagem na apreciação de conteúdo áudio-visual.

32 comments

  1. A vontade q dá é de cancelar de vez a tv paga pq pago por algo que não me satisfaz.

  2. Não me importo em haver dublagens nos canais. Apenas acho que seria importante darem a opção de assistir a programação legendada, como o canal Fox Brasil faz.

  3. se tiver a opção de legendas, por mim tanto faz….

    igual GOT na HBO, é dublada mas tem a opção legendada

  4. A única coisa q posso dizer com respeito a isso é q os canais preferem tratar o público como idiotas!!! Qdo foi q se deram ao trabalho de fazer uma pesquisa entre os assinantes sobre as preferências entre dublagem e legendas?? Não bastasse o a crescente número de publicidade durante os intervalos (entendo q se pago pela assinatura não deveria em teoria ser obrigada a ver propaganda…) agora esse desrespeito com o público q prefere legenda (grande maioria pelo q sei…) Me sinto uma palhaça! Aliás vou ali comprar um nariz vermelho!

  5. Como se não bastasse a TV aberta, agora a TV paga também contribuindo com o emburrecimento do país. Afinal, o que importa para eles são os lucros com as propagandas, nada mais.

  6. Ok! Falha minha sobre a pesquisa!! Mas realmente deveria ser padrão a opção por legenda pelo menos, pois na grande maioria das vezes não é oq acontece!! E sim, eles vão perder uma grande fatia do público que prefere legendas!

  7. Só uma correção: no caso dos deficientes auditivos, a melhor opção é o closed caption, não a audiodescrição, própria para os deficientes visuais.

    Inclusive, as tvs brasileiras já deviam ter a opção de audiosdescrição, o prazo era até 2009 e, até agora, nada!

    De resto, parabéns pela excelente matéria! Dublado sem opção não!


  8. Por que não estabelecer a dublagem como a opção?” Porque nao sao os seus desejos que devem ser atendidos, mas sim o do público. E sabe-se que os canais q dublam têm mto mais público.

  9. Só tenho TV paga por causa dos canais de esporte, porque pra série não dá pra assistir só coisa dublada. Por isso que prefiro baixar as séries assisto do jeito que eu quero.

  10. E desde quando relação de consumo é ditada por “maioria?. A minoria, que também paga, não tem direitos, é isso? Ótima linha argumentativa, só que não.

  11. Então a questão passa a ser lutar pela opção legendada. Já que a maioria prefere dublado, não tem como questionar a escolha dos canais, que dependem de anunciantes para pagar as contas. E cá pra nós, muita gente reclama, mas a verdade é que assiste as séries baixando, e não por esses canais pagos. Eu mesmo sou um deles. E faço questão de comprar DVDs das minhas preferidas, pra não ser chamado de “sanguessuga”.

  12. Vc só esqueceu de dizer que o motivo de baixar séries não é a dublagem dos canais, e sim o tempo de demora na exibição. Duvido muito que vc fosse esperar meses pra ver sua série se ela fosse legendada. Poucos dias sem legenda na internet já deixam meio mundo de gente com raiva. Imagina 6 meses de espera, com os spoilers correndo soltos na net.

    Por isso eu tô pouco me lixando pra essas dublagens. Não assisto mais por esses canais. Apoio a opção legendada, mas não tô sendo hipócrita (não estou dizendo que vc especificamente seja) de vir com esse discurso de “é por isso que eu baixo”. Tb só assino Sky pra ver futebol.

  13. Larga de ser tonto. Pra eles, interessa a maioria SIM. Deixe o legendado como opção, apenas. Eles fazem a parte deles e a operado faz a dela. Pq o legendado tem q ser o principal? eu discordo! Dublado: principal! Estamos no Brasil, classe C ascendente, canais dublados com MUITO mais público e dominado. Legendado? tem q haver. mas opção, como tá sendo feito. Quando era soh LEGENDADO, ngm reclamava da falta de opção em dublado né? Esse eh uma batalha pessoal ou o q?

  14. depois reclamam da pirataria.eu acho que como assinante eu tenho direito de ver legendado,pra ver dublado,vejo na tv aberta.

  15. Porque a opção principal deve ser a obra como foi feita. Assisti-la desvirtuada é que deve ser opção. Opção de péssimo gosto, diga-se de passagem!

  16. “não conseguem acompanhar as legendas” ah….é muita cara de pau quando usam este tipo de desculpas.
    Isso é preguiça mesmo, perdem mil vezes na qualidade do som e com vozes que frequentemente não combinam com o ator/atriz original.
    Mas se ao menos cumprissem o que dizem de disponibilizar o áudio original e legendas para quem quiser, seria menos pior. O canal FOX praticamente não é mais assistido por mim desde que optaram pela dublagem total, não sei se é culpa deles ou da operadora de TV a cabo, mas não tenho opção de legendar os programas, apesar de que no Telecine por exemplo, as opções de áudio e legenda funcionam perfeitamente ¬¬

  17. Poxa, amava o #UC por causa disso e eles vão e fazem essa besteira?
    Agora voltamos com a hashtag #DubladoSemOpçãoNão!

  18. Quem gosta de dublagem ė dublador e a classe C.
    Pronto falei.

  19. Muitos filmes e seriados não possuem mais a opção de legenda/idioma original. Tenho o maior pacote da net (digital/hd/pqp) e quase já não estou usando a opção de gravação, uma vez que quando vou assistir vejo que está dublado… 

  20. Verdade, esqueci de dizer sobre a demora na exibição, e concordo com tudo isso ai que você esceveu.

  21. Contanto que tenha audio original COM LEGENDAS!

    Viva HBO que mantem as duas opções!!

  22. se vocês gostam de legenda assista com legenda , legal. mas tentar os outros assistirem da sua maneira ,ai não dá né. nem ficar insultando os outros que assistem dublado. já viu alguém que ver dublado insultar outro que ver legendado ? vamos ser mais civilizados .

Deixe um comentário