quinta-feira, março 28 2024

[com spoilers do episódio 1×02] Considerando a excelente primeira impressão deixada pelo episódio Piloto, não creio que seja exagero dizer que The Newsroom (que já tem 2ª temporada garantida) tem potencial para se tornar não apenas mais uma grande série do Aaron Sorkin, mas principalmente uma das mais relevantes da safra recente da TV. Com texto dinâmico, ousado e inteligente, a produção da HBO consegue  divertir fomentando discussões e reflexões ao lançar um olhar mais incisivo e crítico sobre o como fazer (ou não fazer) do jornalismo de um jeito que é não apenas curioso, mas sobretudo envolvente.

Elogios feitos, ainda que tenha alguns bons momentos e seja tecnicamente muito bem sucedido na forma elegante com que usa câmera para passear pelos sets externos e internos da série, “News Night 2.0” infelizmente não funcionou tão bem quanto poderia. Isso, claro, se partirmos do pressuposto que a intenção de mostrar os eventos que culminaram na cobertura equivocada da polêmica lei de imigração do estado do Arizona era a de expor as fragilidades da equipe do noticiário (como a aparente inexperiência de Maggie, por exemplo) e do grande elemento que pode ameaçar ou sabotar o sucesso do jornal ancorado por Will McAvoy: sua relação mal resolvida com a produtora Mackenzie MacHale.

Com isso em mente, o tom que marcou este segundo episódio foi o da irregularidade, porque se no conceito dramático The Newsroom continuou acertando (e nisso destaque para a sequência do desastroso painel conduzido por Will no debate sobre a lei de imigração), o tropeço foi notável em outras duas frentes: primeiro no desenvolvimento de MacKensie que, bem mais insegura, destoou daquela imagem de mulher poderosa deixada pelo Piloto da série; e depois pela tentativa (consciente ou não) de tornar engraçadas as cenas que exploravam os esforços da personagem para limpar a imagem de Will frente à equipe e que destacaram a inabilidade da produtora de lidar com a tecnologia no que só rendeu uma gag exagerada e sem graça

Escorregadas e críticas à parte, The Newsroom – que estreia na HBO Brasil no dia 5/8 às 21h -, segue com saldo positivo e merecendo um voto de confiança porque tematicamente é boa demais para não dar certo. Que a sequência da temporada nos prove isso, afinal… In Sorkin we trust!

9 comments

  1. Jura que a super-produtora mega executiva não sabia mandar email? Ou que ela ia cometer o mesmo erro retardado duas vezes? Ah, vá.

    Fora isso, foi legal, potencial para ser a melhor série da temporada tem de sobra.

  2. To nessa tb, Bruno. Não foi um bom episódio, mas a série já me cativou. Os personagens são interessantes e tridimensionais, basta acertarem o ponto da comédia.
    PS: pena que as legendas br demorem a sair, pq entender o linguajar jornalístico E político americano é às vezes difícil..

  3. que expectativa pra ver mais um episódio!! só de olho no legendas.tv, e dale apartar o F5! pra ver se já chegou a legenda em português……. =P
    como é mto diálogo rápidos e compridos, não tenho cacife pra ver sem ela…=(
    outras séries até dá pra encarar…hehehe…
    mas tô correndo aqui de anciosidade!!!
    Amei o piloto e a proposta da série, tinha saudade desse formigamento de expectativa q uma série pode fazer surgir em vc!

  4. Concordo com a crítica do artigo de que a cena foi exagerada. Mas quanto a ela não entender de tecnologia, ficaria surpreendido com o número de executivos super bem sucedidos e comprovadamente inteligentes em suas áreas que na frente de um computador sabem pouco mais q o básico.

  5. Também esperei as legendas, mas quando chegaram e assisti tive novamente a impressão do primeiro episódio: as falas são rápidas demais para ler a legenda.

    Acho que no próximo episódio vou tentar sem, talvez melhor aguçar só o ouvido e não perder tempo com as legendas, mesmo minha capacidade de entender só ouvindo não seja também das melhores..

  6. Quero conferir, com certeza, a estréia de The
    Newsroom
    , que promete mostrar uma comédia
    inteligente e crítica política tendenciosa.Tem todos os ingredientes para ser mais
    uma excelente série do talentoso roteirista Aaron
    Sorkin. Não vou perder de jeito nenhum.

Deixe um comentário