quinta-feira, abril 25 2024

Um retrospecto da série que ganhará filme em 2014

veronicamarsVeronica Mars não é uma série adolescente comum. No lugar das ralas e costumeiras intrigas que permeiam produções desse gênero hoje em dia, o drama criado por Rob Thomas e estrelado pela então desconhecida Kristen Bell (House of Lies) conta a inusitada história de uma jovem detetive que desvenda casos policiais sórdidos. Residente na abastada cidade de Neptune, Califórnia, a garota que dá nome à série é filha do xerife local, Keith Mars (Enrico Colantoni, de Person of Interest), e possuía amigos nos mais altos círculos sociais.

Porém, após morte de sua melhor amiga, Lilly Kane (Amanda Seyfried), Veronica perde o seu status quando seu pai acusa um dos homens mais poderosos da cidade – e também pai da vítima – pelo crime. O suspeito acaba se safando depois que um de seus empregados confessa o crime em circunstâncias duvidosas. A partir daí, pai e filha viram alvo do escrutínio de toda a cidade. A narrativa tem início um ano após estes acontecimentos com uma protagonista determinada a descobrir o que realmente aconteceu com a amiga. Dividindo o tempo entre a escola e a agência de investigações particulares que seu pai abriu após perder o cargo público, a jovem detetive usa os seus conhecimentos para auxiliar em pequenos casos, enquanto busca a resolução do grande mistério.

veronicamarspainel

A série faz uma homenagem ao estilo noir, com narrativa em off, iluminação low key e fotografia com contrastes em sua paleta de cores, apresentando, ainda, habilidade em lidar com várias tramas paralelas sem perder o foco. Veronica é uma garota forte, durona e com um senso de humor sagaz. Suas tiradas são um show à parte do roteiro, sempre bem construído. O programa também traz outros mistérios interessantes, que eventualmente são resolvidos pela jovem detetive com o auxílio de seu pai e seus poucos amigos. Mesmo tendo como pano de fundo o ambiente escolar, Veronica Mars também traz temas mais sérios e até mesmo pesados: na segunda temporada, por exemplo, há o caso de um atentado a um ônibus cheio de jovens, que cai de um penhasco. Homicídios, traições, drogas e até mesmo estupros eram temas recorrentes, tratados em uma linguagem que não subestimava a inteligência do espectador.

Veronica Mars estreou em 2004 no finado canal estadunidense UPN e durou apenas três temporadas, após ser cancelada pela sucessora The CW, em 2007. Seis anos após este final forçado, os fãs vão finalmente poder ver uma conclusão para a história e o destino da jovem detetive em um filme que será produzido através do projeto colaborativo no Kickstarter, que já arrecadou mais de US$ 5 milhões. O filme de Veronica Mars começará a ser produzido entre junho e agosto, com previsão de estreia em um circuito pequeno de salas nos EUA no primeiro trimestre de 2014. No Brasil, Veronica Mars foi exibida pela TNT e pelo SBT, com o título A Jovem Espiã. Apenas uma temporada da série foi distribuída em DVD no Brasil, pela Warner.

Deixe um comentário