quinta-feira, abril 18 2024

tonysoprano

Quem estuda TV contemporânea sabe o quão difícil é achar bibliografia sobre o tema em português. A maioria dos livros especializados não é adaptada ou sequer chega aqui, como o ótimo The Revolution was Televised, de Alan Sepinwall, onde ele percorre as produções que ajudaram a transformar o panorama da TV norte-americana. Na mesma linha, o livro Homens Difíceis (Difficult Men) de Brett Martin traz os bastidores do processo criativo de Breaking Bad, The Sopranos, Mad Men e outras séries revolucionárias.

Os últimos anos foram o palco de uma brusca ruptura no modelo de drama televisivo. Séries como Dexter, The Wire e Game of Thrones (além das citadas acima) mostraram ao público e ao mercado uma nova fórmula para conquistar audiência: histórias mais complexas, com personagens multifacetados e politicamente incorretos aliadas a uma produção digna de cinema. O livro se propõe a conduzir o leitor pelos caminhos da produção, acompanhando as importantes decisões, propostas, jogadas de sorte e coincidências que levaram à gênese e ao desenrolar dos programas que marcaram as últimas duas décadas.

Entrevistando produtores, showrunners e personalidades, Brett Martin mostra que por trás de séries extremamente bem-sucedidas estão pessoas por vezes geniais, deploráveis, inspiradoras e megalomaníacas. Mais do que apenas relatos sobre bastidores, a obra – essencial para fãs de cinema e TV e imprescindível para interessados em cultura pop – é um retrato de uma época que será lembrada como um divisor de águas na história do entretenimento mundial. O livro, da Editora Aleph, já está disponível nas livrarias ao preço sugerido de R$ 54,00. Há opções com desconto na FNAC e Saraiva.

homensdifíceis

O Ligado em Série não recebeu quaisquer valores para a divulgação do livro pela editora.

Deixe um comentário