quinta-feira, abril 18 2024

True Detective HBO

Que True Detective já é uma das melhores coisas do ano na TV não resta dúvida, mas apesar da excelente recepção que teve por grande parte do público e da crítica, a série não ficou totalmente imune a reclamações pontuais. A que mais ganhou eco nas últimas semanas, por exemplo, diz respeito à forma como a série criada por Nic Pizzolatto retrata suas (poucas) personagens femininas de maneira subdesenvolvida e, por vezes, até mesmo unidimensional.

E se particularmente não concordo com a crítica, o motivo é simples: basta ver primeiro episódio da série para perceber que o foco deste ano de estreia é, de fato, exclusivo aos personagens de Matthew McConaughey e Woody Harrelson, testemunhas e agentes de um universo cuja ambientação sustentada por machismo e cegueira religiosa, de fato ignora a mulher que ali tem o ‘simples’ papel de vítima. Mas ainda que não fosse assim, a pequena polêmica é tola porque o que realmente deveria interessar o espectador no final das contas é a construção do personagem em si, seja este feito por um homem ou por uma mulher.

De qualquer forma, Pizzolatto parece estar atento a tudo o que o  público e a crítica tem a dizer sobre sua série, já que ao ser interpelado no twitter a respeito da ausência de personagens femininas fortes, ele indicou a possibilidade de que o (provável) segundo ano da série possa ter atrizes como protagonistas. A semana passada, aliás, marcou o início de uma brincadeira que virou até trending topic no twitter com a hashtag #TrueDetectiveSeason2 onde fãs da série e críticos sugerem nomes (tanto de homens quanto de mulheres) para estrelar a série em um novo arco.

Se voltar com mulheres estrelando, eu adoraria ver Gillian Anderson (a eterna Scully de The X-Files) e Elisabeth Moss (a Peggy de Mad Men) juntas nos papéis principais. Quem viu a primeira na boa The Fall e a segunda na excelente Top of the Lake certamente deve concordar comigo. De qualquer maneira, o ponto é que boas opções não faltam. Quais seriam as de vocês?

Deixe um comentário