FOTO: REPRODUçãO

Por: Bruno Carvalho

Editorial: Adeus Facebook Comments!

facebook

Desde o início do Ligado em Série, em 2007, sempre primamos pela participação do leitor com comentários, críticas e sugestões. Contudo, em 2012, com a popularização do Facebook, decidimos migrar o nossos sistema de comentários do Disqus para o Facebook Comments, pois isso permitia: 1) que trolls fossem obrigados a identificar 2) uma divulgação “indireta” do post, já que por padrão o comentário é postado na timeline do usuário/leitor.

Mas ocorre que o Facebook mudou sua política, o que impactou e muito o alcance orgânico de páginas como a nossa que, com o passar dos anos, colecionou mais de 60.000 fãs. Como hoje o alcance de páginas é zero e também notamos uma queda drástica na participação dos usuários – talvez nem todos tenham Facebook ou ele é bloqueado na empresa, enfim – decidimos não mais prestigiar esse sistema de comentários e voltaremos dois anos, retornando com o Disqus.

Isso significa que vocês poderão comentar de qualquer rede social que o Disqus usa ou mediante nome e e-mail. Se trolls voltarem, passaremos a moderar os excessos. Pra nós, significa que perdemos dois anos de comentários, mas esperamos recuperar isso em breve com a participação de vocês.

O Disqus, ao contrário do Facebook, é uma ferramenta que salva o histórico e ele pode ser portado para qualquer outra versão ou reformulação do site, o que pra nós é importante. Enfim, nós e vocês estamos livres do Facebook Comments!

Participem com moderação!

13 respostas para “Editorial: Adeus Facebook Comments!”

  1. Espero que curtam!

  2. Fabiano disse:

    Muito melhor!

  3. Manuelita disse:

    excelente noticia! as vezes queria comentar aqui mais só podia pelo facebook e como eu não uso mais o meu e nem sei a senha, acabava deixando para lá. foi uma ótima decisão a de vcs.

  4. Adriano disse:

    Não sei se é impressão minha, mas as empresas de mídias sociais, como Facebook e YouTube (principalmente esses, não sei os outros) estão mudando totalmente sua política de compartilhamentos. Parece que eles estão cada vez mais se preocupando apenas com o lucro e deixando a parte social pra tras. Claro que o lucro é importante, visto que essas empresas visam lucros, mas dessa forma acabam perdendo mais do que ganhando… Os acessos tem caido nem tanto pelo menos uso dos usuários, mas principalmente pela mudança constante do algorítimo que essas empresas usam e o fato de que páginas tem que pagar para terem um alcance maior de suas publicações.

  5. Acho bem melhor, parabéns pela decisão!

  6. Jéssica disse:

    Muito boa a decisão, amo o site e agora poderei comentar com bem mais facilidade.

  7. Bill disse:

    Sempre deixo de comentar em sites que gosto, pois não tenho Facebook. Sinceramente odeio o Facebook, a galera tem que acordar, pois o Facebook retém muita informação de sua vida pessoal, pessoas maliciosas podem captar essas informações facilmente pelo Facebook e causar sérios transtornos.
    Gostei muito de voltarem para uma ferramenta mais fácil de interagir.

  8. Lucas Barbosa disse:

    Sempre gostei mais do Disqus, parabéns pela decisão.

  9. fernando disse:

    Tantas notícias que já quis comentar e não pude por não ter facebook…
    agradeço

  10. rocorby disse:

    Finalmente o disqus reapareceu. Muito melhor do que comentar pelo facebook

Deixe uma resposta

ss