quinta-feira, abril 25 2024

Por Allan Veríssimo e Bruno Carvalho

emmy2014

A Academia de Artes e Ciências Televisivas de Hollywood anunciou hoje uma série de mudanças no regulamento das categorias do Emmy Awards e que serão válidas a partir da premiação deste ano, que retorna para os domingos e acontecerá no dia 20 de setembro no Nokia Theatre em Los Angeles. Confira as principais alterações:

Melhor Série Dramática e Melhor Série Cômica: o número de indicados nessas duas categoria aumentou para sete.

Adeus Minisséries: A categoria “Minissérie” será alterada para “Limited Series” (Série Limitada), e é definida como uma produção com dois ou mais episódios de até 150 minutos, cuja trama e personagens principais não continuem aparecendo em outras temporadas.

Número Mínimo de Episódios para Série: Nas categorias de “Drama” e “Comédia”, a série deverá ter seis episódios, no mínimo, com uma trama e personagens principais que sejam apresentados sobre o mesmo título e com uma continuidade na supervisão da produção. Com base nessas novas regras, é possível supor que True Detective não poderá mais se candidatar na categoria principal de Série Dramática. O mesmo vale para séries compostas por telefilmes como Sherlock.

930_neil-patrick-harris-presentador-de-los-emmy-15856910

Ator e Atriz Convidados: O candidato nessa categoria agora só é elegível nessa categoria se tiver aparecido em 50% da temporada, no máximo.

Drama ou Comédia? A Academia realizou uma decisão radical para encerrar a controvérsia sobre os verdadeiros gêneros de alguns dos indicados e tentar evitar que séries dramáticas concorram como comédia e vice-versa para aumentar suas chances. Agora uma série com episódios de até 30 minutos de duração é definida como “comédia“. Se a série tiver episódios com mais de 30 minutos de duração, será considerada dramática.

De agora em diante, pela regra pura, Orange is The New Black teria que se classificar como Drama e enfrentar candidatos fortes como Game of Thrones, Mad Men e até mesmo House of Cards. Jane The Virgin pode ser a mais prejudicada nesta classificação, pois também seria obrigada a submeter-se na categoria dramática. GleeShameless são outras comédias que passam a ser dramas obrigatórios pela regra e o mesmo valerá para os atores destas produções. Mas há como recorrer!

Pela Ordem! As medidas visam a diminuir controvérsias, mas já geram polêmica e injustiças. Há, contudo, uma possibilidade de “recorrer” desta decisão. Para isso o canal vai ter que submeter uma petição a uma junta com nove integrantes explicando o motivo pelo qual determinada produção deve ser considerada exceção à regra. Se receber seis dos nove votos, ela poderá ter sua classificação alterada.

– Programas de Variedades: A última alteração sensível no regulamento diz respeito à divisão da categoria de Melhor Programa de Variedades. Os indicados agora serão separados em programas de talk-show e programas de esquetes, evitando que Saturday Night Live, por exemplo, concorra com atrações de Jimmy Fallon, Letterman etc.

5 comments

  1. Agora uma série com episódios de até 30 minutos de duração é definida como “comédia“. Se a série tiver episódios com mais de 30 minutos de duração, será considerada dramática.

    Como assim???? Ainda bem que há como recorrer. Uma série como Transparent até pode ser considerada drama (pra mim é uma comédia melancólica), mas OITNB não, é uma comédia, que inclusive me faz rir muito!

  2. Muito 8 ou 80 essa classificação de série comedia/dramática. Não é tao simples assim né?

Deixe um comentário