quinta-feira, março 28 2024

waywardpines

Quando escrevi sobre o piloto de Wayward Pines jamais poderia prever o que estava por vir nesta série (não, não li a obra original). A trama que começou emulando outras produções televisivas de mistério, manteve em seus quatro primeiros episódios a mesma estrutura: muita enrolação e algumas situações que evidenciavam traços do que estava por trás de tudo. Mas para a minha surpresa, o quinto episódio despejou quase 20 minutos de um monólogo expositivo sobre a real natureza daquele lugar. Continue aqui apenas se você já viu o não se importa com spoilers.

Ok?

Ok. A pequena cidade de Wayward Pines é, realmente, alvo de uma aparente conspiração com indícios de um experimento científico e psicológico, assim como havia cogitado. Acontece que este experimento era, na verdade, em prol dos próprios habitantes, mantidos no escuro sobre o que realmente aconteceu com o mundo: não estamos no ano de 2014, e sim no ano de 4028! What? Pois é. Na década de 90 (1990, pra ficar claro), o Dr. Jenkins “previu” que a raça humana iria inevitavelmente se evoluir transformar em uma aberração da natureza, chamados de “abbies“, que nada mais são do que uma espécie de walkers do futuro. E isso é tudo que sabemos sobre esses seres, pois a série simplesmente insere esse conceito para depois abandonar qualquer aprofundamento.

waywardpines

Com isso, ele decidiu criar uma espécie de “Arca de Noé” criogênica e passou a “coletar” seres humanos para ficarem dormentes e acordar 2000 anos mais tarde na esperança da ameaça ter simplesmente acabado. Ele então criou Wayward Pines, a última cidade da Terra e secretamente mobilizou mantimentos e uma estrutura multibilionária para abrigar estas pessoas, que aos poucos eram “acordadas” e reinseridas no novo habitat, sem se darem conta de que todo esse tempo passou e que todo mundo que eles conheciam (salvo os que também foram resgatados) já se foram.

Embora absurda, a trama é sim corajosa e poderia ter gerado uma boa série. Mas o roteiro de Blake Crouch e Chad Hodge tornaram esta experiência de 10 episódios numa das produções mais desastrosas que a TV americana exibiu em muito tempo, primordialmente graças à absurda narrativa construída em cima de furos, tornando-a insustentável (exemplo: ninguém sequer questiona de onde vem os mantimentos? Não há televisores, rádio e ninguém questiona isso?). Nada, se você parar um segundo para pensar, se encaixa. O texto  “ignora” certos aspectos da trama quando lhe é conveniente, para depois voltar atrás e utilizá-los (como a questão de manter a população no segredo). Isso vai desde as motivações do protagonista, interpretado de forma automática pelo limitado Matt Dillon, que mudam a cada bloco comercial, até às histórias dos coadjuvantes, que aqui viram figurantes de luxo frente a efemeridade das situações e a constante alteração de foco (a personagem de Melissa Leo que o diga, assim como o próprio Dr. Jenkins, que aborta um plano de milênios por pura vaidade).

waywardpines2

Aliás, se por um lado segurar demais a revelação dos mistérios é um problema em séries, por outro, jogá-los de uma vez na cara do espectador pode ter um efeito indesejável: após o quinto episódio Wayward Pines simplesmente entregou-se à canastrice, escalando uma sucessão de desventuras bobas atrás da outra (a questão da bomba, a contratação de Theresa na imobiliária, o romance adolescente, a tal primeira geração” da professora Megan etc.) apenas para preencher o tempo em tela até o series finale. E que series finale patético.

No décimo episódio, os responsáveis por Wayward Pines simplesmente resolveram jogar o pouco que construíram pro ar, na tentativa de criar uma última “reviravolta” que beirou o ridículo: depois de tudo o que a cidade passou, o adolescente Ben Burke acorda meses depois da revolta e descobre que os “jovens” magicamente tomaram o controle de tudo e a cidade voltara a funcionar como antes. Os “adultos” foram novamente congelados e é isso: tudo foi em vão, tudo voltou ao normal. Fim. Acabou.

Não houve o desenvolvimento de personagens, nada. Foram 10 horas de televisão que deram uma volta repleta de clichês, para no final simplesmente não chegar a lugar algum. “Ah, mas tem os significados psicológicos etc.“. Não. Me desculpe. A série não se prestou nem para aproveitar sua temática para discutir questões mais complexas sobre a raça humana, interesse coletivo, sobreviência etc., ainda que através de arquétipos. Não dá pra extrair nada dali a não ser contra-exemplos de como se fazer uma série ruim com ótimos atores do calibre de Melissa Leo, Carla Gugino, Hope Davis, Terrence Howard, Juliette Lewis e outros. Wayward Pines foi um desperdício de tempo e recursos de todos os envolvidos do lado de lá e do lado de cá da tela. Que bom que realmente não vai ter mais.

1star

65 comments

  1. Uma das maiores porcarias que já fizeram. Acho que só perde pra Under the Dome pq tem Matt Dillon.

  2. Assisti ao piloto e simplesmente não fiquei com vontade de assistir o resto….sei que é difícil criticar sem assistir tudo, mas lendo esse review da minisérie completa ela se confirma o que já achava desde quando vi os primeiros teasers: um “episódio mal copiado e ruim” da clássica (e minha favorita de todos os tempos) Além da Imaginação…bom, nem todos podem ser Rod Serling rsrs

  3. Discordo dessa crítica, gostei da série, ela não foi mal feita, teve bons atores, efeitos, fotografia e produção, além disso, o roteiro quis seguir a narrativa dos livros que a inspiraram. Talvez, os roteiristas tenham errado nos pontos de virada e deixado esses questionamentos apontados por você. Mas assista qualquer série de TV e procure “vácuos” que permeiam o roteiro que encontrará muitos, inclusive nas de boas audiências…Arrow por exemplo, já viu alguém ser mais rápido do que um tiro de fuzil? Se escutar um desses tiros, saiba que está a salvo, pois essas balas são mais rápidas que o som, nesse caso, o herói foge de balas e todos criminoso atira mal pra caramba… E olha que é uma série amada e que vai para a quarta temporada. Pode-se pensar, é quadrinhos… ok… Pines é baseada em uma trilogia com uma narrativa peculiar, e aí?! A crítica é exagerada pois há muita porcaria por ai que nem se aproxima Wayward Pines e está no ar. O que existe é o fato de audiência colar ou não dar certo. Umas dão, outras não têm tanta sorte.

  4. Concordo com você! Eu estava gostando muito da série e os primeiros episódios foram ótimos. O final me decepcionou bastante, poderia ter uma segunda temporada, pois da maneira que acabou não gostei! A revelação no 5° episódio foi muito maluca, mas legal, nunca esperaria aquilo. Tem muita série cheio de defeito como você disse e são adoradas e ainda gostaria de saber o motivo de Under The Dome ainda estar passando, o livro é ótimo, em compensação a série é um desastre!

  5. Concordo com vc, Cintia. Se for procurar pelo em ovo, nenhuma serie se salva. Eu gostei de Wayward Pines, mesmo percebendo os erros.

  6. Os 5 primeiros episódios foram bons, com destaque para o quinto. A série conseguiu criar uma boa atmosfera de suspense e tensão, com direito a morte de prováveis protagonistas. Porém, derrapou na parte final, dada a inconsistência de seus personagens, dramaticidade artificial e forçada, furos na explicação do mistério, colocando o David como um cientista ridicularizado por seus pares, mas capaz de prever a mutação da espécie humana, de liderar um projeto que envolve o sequestro e congelamento de milhares de pessoas numa cidade por mais de dois mil anos, de convencer centenas de pessoas a trabalharem vigiando e fornecendo suprimentos para os habitantes da cidade.

  7. Na minha modesta opinião, a única coisa que estragou Wayward Pines foi aquele final ridículo. Tudo bem que a premissa da série nem de longe era original e o desenvolvimento da mesma deixou um pouco a desejar, mas como entretenimento em época de entressafra de séries até que dava pra levar… Mas aquele final foi tão mal planejado que colocou por água a baixo todo o limitado roteiro…

  8. Acho q saber de mais se torna chato
    O segredo e ver e curti
    se é boa ou não e vc
    só vc que decide

  9. “Desastrosa” ? Sério cara ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Vou nem ler essa “crítica”. kkkkkkkkkkk

  10. Kkkkkkkkkk “engracado” o seu “comentario” ne? Kkkkkk

  11. Não sei, mas o rótulo de “desastrosa” sinceramente foi, msm ! kkkkkk

  12. Eu achei coerente, nem achei mal planejado. Até pelo próprio título do episódio. Alguns elementos foram toscos, mas acredito que chegaram ao ponto onde gostariam de chegar.

  13. Gostei bastante da série. Foi limitada, teve alguns personagens bons, Carla Gugino sendo ótima e dando um up no quesito atuação.

    Não sei o que vc esperava da série. É uma mistura de elementos de outras histórias que já ouvimos. Até me lembrou a série de livros Divergente.

    Mas ela entregou mistérios, entregou respostas, trouxe as consequências de saber o segredo, trouxe mortes.

    Tudo bem que odiei a parte daqueles aborrecentes, mas ela não foi tão ruim quanto fazem acreditar.

    Achei mto mais coerente toda essa série que a descoberta de Red John em The Mentalist.

  14. A serie foi um fiasco mesmo, tantos atores bons, desperdiçados nessa grande porcaria, por isso nao assista cara, mas se vc gosta de ler, leia o livro em que a serie se baseou, muito bom. Deveriam ter adaptado o livro fielmente, ao inves de ter feito o que fez.

  15. Dessa vez concordo plenamente com o Bruno , houveram tantos furos desde o primeiro episodio , uma porcaria .

  16. Discordo, como mini série nessa entressafra achei muito boa, as críticas feitas, poderiam ser feitas para a maioria das séries, também me perguntei sobre a falta de alimentos, fábricas e outros, mas não acho que séries tem de nos dar resposta para cada detalhe da vida. Foram cinco capítulos alimentando o mistério, depois veio a resposta e os capítulos com as consequências desse mistério e a série terminou com um fim justo embora um tanto previsível, mas as principais questões foram respondidas. Por exemplo: a Thereza na imobiliária foi a razão deles encontrarem o caminho até a base e a bomba foi litetalmente o gatilho que causou aquela espécie de revolução dos habitantes. Acho que como mini série funcionou. Como mencionado por alguns colegas, para mim que também tenho como meu suplício assistir under the dome, Wayward em 10 episódios foi mais coerente apesar de suas falhas.

  17. Essa série me deu raiva, parecia que estava chamando o espectador de imbecil!

  18. Essa série me deu raiva, parecia que estava chamando o telespectador de imbecil!

  19. o começo parecia ser maravilhoso , ai quando chega na metade vai tudo por agua abaixo

  20. Acho que Wayward Pines tentou barrar os finais de Lost e Dexter. Ou confirma logo a 2ª temporada ou vão cometer uma gafe terrível! Ainda to achando até agora que foi uma pegadinha. Qual o sentido de investir 9 episódios pra construir uma trama instigante e cagar nos últimos 5 minutos?

  21. Cintia eu li os livro em que a serie se baseia, e falo sem duvida nenhuma, que se eles tivessem realmente seguido a narrativa do livro, essa serie nao teria sido tao ruim como foi, uma pena, porque qualidades nao faltavam para isso, principalmente pelos nomes de tantos atores de primeira, envolvidos no projeto. E discordo quando alguem fala que foi por causa da audiencia, porque essa serie era uma das mais esperadas desse nos EUA e muito se falou dela. Mas realmente se o roteio nao tem consistecia, com certeza ira afastar o publico. E perdi totalmente a fe no M night Shyamalan, tudo que esse cara toca vira um desastre, apenas se salva, o sexto sentido e corpo fechado, tudo mais desse diretor, uma grande perda de tempo.

  22. Eu não gostei pelas reviravoltas que a história deu, e as trocas de personalidades que os personagens sofreram, que era bom se tornou de caráter duvidoso, quem era meio vilão, se tornou o herói da história a Pam, que aparentava mais um personagem de filme de terror, de repente salva todo mundo. A Kate que entregou uma amiga a Belervy para se enforcada na frente da cidade toda, do nada vira da resistência e quer fugir do mesmo jeito que a pessoa que ela entregou para morrer na forca. O xerife Pope que era mal e cruel, morreu feito uma moça, depois Ethan vira o xerife bonzinho, pq era isso que a cidade precisava (como assim??), se era proibido sair dos furos, conhecer a verdade, ir embora da cidade, pq iam querer um xerife bonzinho??Tudo sem sentido demais, se é baseado em um livro, quem escreveu é bem incoerente.
    Série mais sem sentido que já vi na vida, e o que dizer do final??? Nada! Prefiro me calar. Os jovens reconstruiram a cidade e salvaram a humanidade. han han ¬¬

  23. Também li o primeiro livro, Pines. Achei que os roteiristas detonaram a série. E só. O resto foi aposta alta, bons atores e tudo mais. Referi-me a crítica aqui, muito pesada. Porém, tem muita série baseada em livros que não os seguem a risca… Poderiam reinventar a história e prosseguir, mas nem isso conseguiram. TVD conseguiu, por muitas temporadas, ter um roteiro melhor que os livros juvenis que a inspirou, por exemplo.

  24. Eu fiz “quase” igual a você: “Eu vi a chamada nos comerciais da FOX e, simplesmente, vi que a série não me convenceria de assistí-la!!” Graças aos trailers, podemos poupar mais tempo (no meu caso, fui extremo – através dos trailers), porém, pelos comentários aqui, não perdi nada mesmo!!! Obrigado!!!

  25. eu só quero saber no meu momento burrice, como o xerife conseguiu falar por tel com o moço do serviço secreto q a esposa do Ethan estava indo em direção a eles de épocas diferentes rsrs

  26. Acabei de assistir o último episódio e busquei no google para ver se alguém pensava o mesmo que eu. E sim, percebi que vários acharam a minissérie uma bosta fumegante. Baita desperdício de tempo.

  27. Discordo. Gostei desta série, mesmo reconhecendo furos de roteiro e algumas explicações um tanto simplistas. Talvez, se fosse um pouco mais longa, digamos 16-18 episódios, teria conseguido um desenvolvimento mais consistente. Mas os personagens são interessantes, excelente produção, bons atores, e o que mais me prendeu a atenção foram as sucessivas viradas, bem no estilo M.Night Shyamalan . Eu gostaria de ver uma continuação, com a cidadezinha agora dominada pela Primeira Geração.

  28. Por isso que não me baseio em opiniões de críticos (ou ‘críticos’), na hora de escolher qual série irei assistir…rs

  29. Com todo respeito a quem é fã: M. Shyamalan Night é mestre em criar um bom suspense, mas também mestre em conseguir estraga-lo. Única obra sua que se salvou foi O Sexto Sentido.

  30. O livro é bom. A série é que saiu uma bosta. O Shyamalan pegou um material excelente pra uma estória de mistério e suspense e estragou tudo fazendo correria demais com a estória.

  31. Muito boa a série, eles não questionam por medo acredito eu, até porque como sabemos a geração dos que são adultos na série só está viva para ensinar a geração seguinte (que o foco do criador), enfim adorei a série gostaria de ver a segunda temporada.

  32. Passando por aqui dizendo que em Julho tem nova temporada de Wayward Pines na FOX.

  33. Uma das melhores séries que já fizeram.
    Envolvente desde o primeiro episódio e sem enrolação!

    Wayward Pines não é pra qualquer pessoa! Principalmente gente abobalhada acostumada com séries no estilo “Friends” que faz “mimimi desastroso” quando morre um personagem em destaque.
    O pessoal assiste as séries e quer que sempre acabe do mesmo jeito! Ninguém pode morrer no final! Vão assistir FROZEN!

  34. ele simplesmente mentiu para o ethan….

  35. agora me ajuda nessa… : no ep 03 , quando ele está na mata, ethan pede pra kate lhe falar sobre pilcher (37:03 do ep 03) mas ele nunca ouviu esse nome antes, ele conhece o doutor por jenkins. Como isso é possível. Será um erro dos diretores? Ou algo que eu deixei passar?

  36. sim. mas o “amigo” dele apareceu conversando com o xerife (por ligação), pra avisar q a esposa estava indo em direção

  37. n reparei nisso. rsrs mas provavelmente. vou dar uma olhada.

  38. Bom olá pessoal, estou meio atrasado aqui nos comentários mas vamos lá… como OPINIÃO é algo muito subjetiva e particular né, nós vemos uma parcela de gente aqui dizendo que a serie foi boa e outra turminha dizendo que é horrível, mas de uma coisa é fato …todos esquecemos ou ao menos a turma que levanta a bandeira de ” erros, furos, bosta ou lixo” que a serie ela começou bem sim, e quando eles tiveram a noticia interna falo produção e direção, que a serie possivelmente seria cancelada, foi quando eles aceleraram o processo pra pelo menos acabar a historia do livro com dez episódios, por isso muitos criticam dizendo que do episodio 5 em diante a serie se perdeu e se arrastou e finalizou como uma grande porcaria, eu discordo, assim como acontece com filmes nunca será fielmente adaptado um livro pras telonas ou telinhas, mas a serie ela funciona sim dentro da proposta que foi feita. recentemente o M.Night deu uma entrevista dizendo que eles tinham liberdade pra criar a serie mais não tinham a certeza que teriam uma segunda temporada, com isso já vemos que o processo de produção impactou sim na historia. “entrevista do qual está aqui no site”…
    Bom agora quanto a “critica” do bruno carvalho ai, quem conseguir ler até o final vai ver que ela é inflamada de mais para o negativo, “tentando formar opinião em terceiros pra comprarem seu argumento” muito pessoal a critica dele e pesada mesmo Cintia Melo, pra você ser critico, tem que saber analisar uma obra como um todo e vários outros aspectos que eu acho que ele não tem só de ler a critica dele, primeiro que ele não leu a obra pra ter uma opinião melhor sobre tudo e entender o que é resumido em dez episódios, já perde o respeito ai, depois sai metralhando sem dó em pontos negativos pequenos que nem são os pontos críticos da serie, muito prepotente e cheio de arrogância da parte dele falando sua opinião pessoal mascarada no texto de forma muito escrita, a única coisa que concordo com ele é quando vc se pergunta da onde os mantimentos pra o povo da cidade sobreviver vem? Se o bruno não fosse tão apressado e prepotente em condenar a serie ele guardiã certas palavras no teclado dele e veria que essa duvida é esclarecida no primeiro episodio da segunda temporada.
    O Davi Garcia e a Ana bandeira como editores chefe acredito que teriam um ponto de vista diferente do colega citado ai, por eles serem fãns de serie ficção X-files e Twin Peaks *te amo por isso Ana rs T.P é mítico e X files nem se fala. E com o devido respeito a os colegas que foram coerentes nos seus comentários Cintia Melo, Thiago Bonan, Mariane, Leo Damaso, Wagner Kurosaki, Marcos e Allison noronha e especialmente a os editores chefe Davi Garcia e Ana bandeira, um abraço a todos e que bom que a ultima frase do tão comentário dele não aconteceu , a serie esta continuando sim e já tem uma terceira temporada em vista já que a meta deles é finalizar com três temporadas mesmo segundo os produtores.

  39. Li o livro e a série fugiu totalmente do enredo do livro.
    O roteirista fez um péssimo trabalho. O livro é muito bom, boa ficção, a história bem desenvolvida, uma pena disperdissarem, teria sido uma boa série se tivessem seguido o livro.
    O Ethan e sua família permanecem até o final do livro.
    Não tem doutor Theo…

  40. Com cordo com você. A serie é muito melhor do que muitas por ai. Assisti toda a primeira temporada e agora estou acompanhando a segunda, e pelo que estou vendo a serie melhorou e muito. Muitas pessoas não gostaram dessa serie porque é uma serie que você tem que pensar um pouco para entender toda a trama, e muitos burraldos por aí gostam apenas de sangue e ação sem se preocupar com uma boa história…

  41. Já estou assistindo, achei a serie muito bom, li o livro também

  42. Com cordo com ocê, para criticar tem primeiro que entender

  43. Nossa que série ruim…pqp….se não assistiu nem perca seu tempo…..

  44. Cara…mas peraí. É isso mesmo então?! Aquele mimimi todo?! Mas qual o sentido?! Visto que mostra o cientista otário lá conversando com o chefe?! Qual a explicação para aquilo? Porque ou eu sou muito burra e não entendi ou realmente esse é o maior furo da série. Conte mais! haha. Depois do quinto episódio me recuso a continuar assistindo

  45. SIM! Exatamente Danielle…para mim isso é o furo principal da série!! Agora, The Northeastern, vamos supor que ok, a explicação fosse essa para a ligação, qual a explicação para o médico estar e ter conversado com o chefe do Ethan?! Sério…me explica porque ou eu estou louca ou este é um furo inadmissível e me surpreende não ter sido muito explanado aqui…

  46. O autor dessa crítica é fã de Friends? Sem mais perguntas, meritíssimo. Ah, e a série teve continuação, e mtas das coisas questionadas estão sendo respondidas na segunda temporada.

  47. eu acho que quando amigo ligou, o xerife ainda tava no nosso presente.

  48. Eu gostei muito da serie, assisti a primeira temporada e terminei de assistir a 2 temporada e gostei muito da serie ,espero que tenha a 3 temporada ,ainda bem que eu não vou pelos comentários de quem assistiu e não sou influenciado pelas criticas , concordo plenamente com jason O autor dessa crítica é fã de Friends? Sem mais perguntas !

  49. Eu assisti as duas temporadas e, de fato, o tempo inteiro eu torcia para que as coisas se “ajeitassem”, tinha material para isto, mas nada. Início da segunda temporada me deixou perplexa, sem acreditar em tamanha bestialidade!! Porém, do sexto episódio em diante… sim, vi um futuro nesta série. Torço para os devidos ajustes, pois o tema é muito interessante.

  50. fica bem claro que quem não sabe do que se passa está ali forçado e que fica quieto pra não perder a vida… Os outros sabem da história toda e sabem dos mantimentos e tudo o mais… Isso é explicado sim… Concordo com você… A série pincelou os livros e cria vácuos sim… Mas acho muito mais asseitáveis os vácuos de Pines que trabalha com a ideia cabulosa de uma civilização se criando dentro de um experimento científico a mais de 2 mil anos a frente… Coisa muito difícil de denotar, que séries mais peculiares em seu enredo como um todo…

  51. curti mto a série!
    “não vai ter mais” kkkkkkkk rumo a 3ª Temporada!
    vc deve ser daqueles q assistem “GLEE”

  52. Uma das melhores séries de 2015. A cada final de episódio, aquela vontade de assistir o próximo rapidamente, que só as grandes séries causam. Na verdade, WP talvez traga muitas novidades que passam imperceptíveis aos olhos de uma massa acostumada com os clichês de outros gêneros, em estado de quase anestesia, que assistem por assistir. Uma grande série.

  53. Sabe nd esse kra.Serie fodastica.Kra gosta d friends. .

  54. Lendo alguns pontos dessa crítica posso afirmar que o crítico não assistiu a série, ou pior, não prestou atenção.

  55. Para aqueles que são muitos exigentes e achou a serie ruim , aconselho ver as novelas das tvs brasileiras que são muitos mais criativas.

  56. Gostei da série porque lembrou muito o jogo Fallout 3 e Fallout New Vegas, acho que teve até uns easter eggs na série. O problema foi quebra da sequencia da narrativa, da primeira para a segunda temporada houve um vácuo temporal. Assim como também vai ter gente que vai odiar as Crônicas de Shannara. Eu gosto de séries com Wayward Pines mesmo com todos os furos, The 100 também tem seus furos, a verdade que não souberam dar ganchos nos finais de temporada ou mid seasons e criar expectativas para a próxima temporada. Neste aspecto The Walking Dead sabe trabalhar muito bem estas expectativas.

  57. O que queria ver é alguma dessas grandes emissoras contratar o George Romero e fazer uma Série Antológica unindo todos os filmes de Zumbis paralelamente. Já imaginou que show. As estorias da Noite dos Mortos Vivos, Amanhecer dos Mortos, Dia dos Mortos, Diário dos Mortos, Sobrevivendo aos Mortos e Terra dos Mortos, todas as estorias ocorrendo paralelamente, vários cenários, vários personagens, um mega universo. Com ligações entre as séries.

  58. A série é o contrário de tudo que esse sabichão de cinema e tv, diz. Retrata tudo o que ele disse que deveria ter retratado e não fez. Péssima crítica. Se você, realmente, viu apenas o qje disse na crítica, é muito burro, ou está sendo tendencioso(não me pergunte porquê). Pois, não há outra explicação, filho! Não, por falar mal da série, mas pelo que falou! Defecou pelos dedos, cara… Assistam a serie e tirem suas próprias conclusões. Não se baseiem em críticas. Se o elenco, sinopse, ou sei lá o quê, os agradam, assistam, e depois que tirarem suas próprias conclusões, aí sim, provurem pelas críticas, pois elas, muitas vezes, podem ser tendenciosas, por motivos financeiros, ou apenas burras, como nesse caso. Quando se depararem com críticas tendenciosas, ou apenas desprovidas de um mínimo de inteligência, aceitável, pra que se possa assistir sci-fis de qualidade, como essa, digam a verdade. Esses cricríticos de M, impedem muita gente indecisa, anciosa, de ver ótimas séries e filmes. Nunca fui hater, mas me desculpe… Bicho animal demais. Não deu.

    P.S.:Não preciso criticar a série do meu ponto de vista, pra que eu prove o contrário, pois é cansativo, já cansei de digitar e vocês podem ver por vocês mesmos. Verão que é uma ótima série.

  59. Simplesmente fantástica a série!! A idéia, a história, O tema tudo nesta série foi perfeita!! Eu ainda tenho esperança que alguém, algum dia irá querer terminar essa série e fazer a 3ª temporada!!! Que ficção fantástica!! Excelentes atores e excelentes atuações !! OH FOX vamos continuar essa aventura fantástica!! FOX reveja a série e tudo que se relaciona com a série! Acredito em vocês !!

Deixe um comentário