quinta-feira, março 28 2024

jjonesbrasilia

Jessica Jones é uma das produções mais ambiciosas e tematicamente relevantes da Marvel, porque discute – naquele universo fantástico de homens de ferro e deuses de Odin – a questão do abuso e agressão à mulher. Aliás, esse tom mais sisudo – também compartilhado por Demolidor – prova que o entretenimento pode sim tratar de assuntos sérios ao mesmo tempo em que diverte e, ao mesmo tempo, acende os holofotes para temas importantes.

Kilgrave (David Tennant) é um vilão que controla, domina e agride a protagonista vivida com intensidade por Krysten Ritter, sem saber as consequências de suas ações. Ele o faz porque pode, porque sempre conseguiu as coisas assim. Ele a violentava não apenas fisica, como mentalmente e só por isso já é um dos vilões mais grotescos e ameaçadores que a Marvel já fez. Sua megalomania não é a de destruir o mundo com meteoros e, sim, destruir a essência das pessoas que inadvertidamente cruzam o seu caminho.

kilgravejessicajones

Hoje vi compartilhado no Facebook uma postagem do Governo de Brasília que evoca Jessica Jones de uma maneira brilhante. E se a onda de “prefs amigona” tende a ser irritante, aqui os responsáveis pela peça da Secretaria de Saúde usam a série como uma porta de entrada para ampliar a discussão e informar o cidadão sobre o que pode ser feito para denunciar situações de abuso à mulher. Louvável, atual e necessário.

Veja abaixo a íntegra da mensagem:

Jessica Jones, nova série do #Netflix, tem conquistado muitos fãs desde a estreia. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a história não é só sobre uma heroína que luta contra o mal. Trata-se de uma mulher que convive diariamente com os abusos psicológicos do vilão, Killgrave. Ela tem uma superforça, mas sua verdadeira arma é ter coragem e determinação mental para superar seus traumas e combater seu agressor. Assim como Jessica, se você foi vítima de algum abuso – físico, sexual ou psicológico –, lute contra a violência e denuncie! #Ligue180

Olho aberto, Kilgraves da vida!

Deixe um comentário