quinta-feira, abril 18 2024

alemao

A Globo estreia hoje a minissérie Alemão: Os Dois Lados do Complexo e que traz cinco policiais no meio de uma guerra, encurralados na comunidade do Alemão, no Rio de Janeiro, prestes a ser invadida pelas forças de segurança do estado. Com quatro episódios, a série é um desdobramento do longa-metragem Alemão, da RT Features com direção de José Eduardo Belmonte.

Estivemos na Globo para falar com o diretor e também com o produtor Rodrigo Teixeira e Guel Arraes, este último responsável pela adaptação do longa para a série, formato que ajudou a estabelecer na Globo. De cara, a grande diferença desta produção para todas as outras é a utilização inédita de um maciço material jornalístico na criação da história:

“Como a invasão do complexo do Alemão é um fato ainda muito incipiente – foram três anos até o filme e mais três até a série – pela primeira vez o jornalismo da Globo aceitou ceder essas imagens, que conferiram um dinamismo enorme às cenas”, esclareceu Arraes.

A composição, de fato, se revelou muito interessante, como vimos no primeiro episódio mostrado à imprensa nos estúdios da Globo. As inserções jornalísticas, apesar de causarem um certo estranhamento inicial, trazem força e contexto à trama que, por falta de uma definição mais precisa, se apresenta como ficcional. 

alemao01

Com isso, Belmonte trouxe um novo roteiro, rodou mais de 30 minutos de cenas inéditas e contou com o apoio do trabalho jornalístico que rendeu à Globo o prêmio Emmy Internacional na categoria ‘Notícia’ em 2011. No elenco da minissérie temos nomes como Antonio Fagundes, Cauã Reymond, Caio Blat, Otávio Müller, Gabriel Braga Nunes, Marcello Melo Jr e Milhem Cortaz.

“Adaptar o filme para série foi bastante orgânico. Mais do que imaginaria. Aliás na invasão do Alemão a dimensão dos fatos é tão espetacular que nos remete à ficção. A questão específica que pensamos era como distribuir estrategicamente os ganchos da narrativa. Nesse sentido, para tornar o ritmo e o interesse com mais intensidade, ocorreu de voltarmos pro set e realizarmos algumas cenas novas e utilizar material não usado na ficção”, disse Belmonte.

Então o que vemos em Alemão não é a simples “esticada” do filme que ficou em 7º lugar na bilheteria de 2013, mas sim a criação de algo novo e deveras interessante. Em meio à tensão crescente gerada pela expectativa de que, a qualquer momento, as forças de segurança do estado invadirão o Complexo do Alemão, tudo o que Doca (Otávio Muller), Danillo (Gabriel Braga Nunes), Carlinhos (Marcello Melo Jr), Branco (Milhem Cortaz) e Samuel (Caio Blat) querem é sair de lá com vida.

03_Milhem Cortaz_Caio Blat_Ota¦üvio Muller_Gabriel Braga Nunes_Alemao_Cr...

Há meses, o grupo está infiltrado no morro, misturado aos moradores, em uma operação secreta comandada pelo delegado Valadares (Antonio Fagundes, em participação especial). Depois de terem as suas identidades descobertas por Playboy (Cauã Reymond), o chefe do tráfico, os policiais têm a cabeça colocada a prêmio e a única chance de se salvarem é conseguir fugir do morro antes da invasão.

Alemão estreia nesta terça, 12, após a exibição de Ligações Perigosas no fim de noite.

[youtube video=https://www.youtube.com/watch?v=KiQAxBG20BA]

Deixe um comentário