sexta-feira, março 29 2024

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A NBC – uma das primeiras emissoras a implementar o calendário year-long após a greve dos roteiristas de 2008 – faz uma significativa alteração na forma com que anunciará e venderá cotas publicitárias para a suas produções. O chamado Upfront é um evento anual em maio onde os canais abertos dos EUA anunciam seu portfólio para anunciantes e imprensa (e que cobrimos aqui todos os anos).

O Upfront é interessante para nós porque é o momento em que as emissoras formalizam o que foi cancelado e renovado, assim como as novas séries encomendadas. Mas a partir desse ano o conglomerado vai atuar de forma diversa do padrão e isso estabelece um interessante precedente.

Em maio a NBC se posicionará perante o mercado de forma unificada com os canais USA, Syfy e Bravo, que integram o seu grupo econômico. A presidente da NBCU Linda Yaccarino disse:

“Num mundo cada vez mais fragmentado, agregar audiência é algo crítico“.

Essa unificação da apresentação em um único evento se desdobrará em uma campanha publicitária que reunirá elencos de várias produções dos canais lado a lado, incluindo BlindspotMr. Robot, Shades of Blue, Playing House, Top Chef etc. Com isso, os compradores terão apenas um local para se dirigir, lembrando que as séries dependem deles para continuarem no ar.

A mudança é relevante e pode trazer um novo paradigma de mercado a ser seguido por outros canais, de forma a posicioná-los com mais força. A FOX poderá fazer o mesmo com FX e NatGeo, a CBS com o Showtime e a ABC com ESPN e canais Disney.

2 comments

  1. Acho essa ideia excelente! Afinal de contas os ‘ANUNCIANTES’ INVESTIDORES. Afinal são eles que investem nos canais para que nós possamos ver essas excelentes séries mas também investem errado e podem cancelar. Na boa, são eles que mandam no NEGÓCIO todo!!!! Se tem dinheiro, tem série boa se não, já vimos o que acontece!!! rsrsrs

  2. Essa é a mesma NBC que cancela quase todas as séries que lança? Ah, bom…

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