quinta-feira, abril 18 2024

got_trono

Em recente entrevista à revista EW, os roteiristas David Benioff e D.B. Weiss voltaram a abordar o inevitável assunto do fim de Game of Thrones. “O plano ainda não mudou. Nós sabemos há muito tempo quantas horas de série queremos fazer.”

A declaração vem às vésperas da negociação com a HBO para renovar a série para a sétima e provavelmente a oitava e última temporada. Segundo eles, a ideia é ter por volta de 73 horas produzidas, o que deixa os anos sete e 8 com 13 episódios ao todo.

Os roteiristas enfrentam hoje o problema vivido por Carlton Cuse e Damon Lindelof após o fim da terceira temporada de LOST. Enquanto eles precisavam estabelecer um final para a série – possibilitando dosar as revelações e planejar o desfecho, o canal ABC, do grupo Disney, queria mais. Os escritores propuseram duas temporadas; o canal quis três e o sexto ano foi reduzido.

game-of-thrones-cast-sings-game-of-thrones-moviepilot-vhhnl6qb

O mesmo pode acontecer com Game of Thrones. A HBO não tem hoje uma série de sucesso que substitua a saga de Westeros à altura. Aliás, o último grande blockbuster do canal foi True Blood. Eles vislumbraram um grande sucesso com True Detective, mas a pressão para que a segunda temporada saísse logo causou o que todos nós sabemos (e que o presidente Michael Lombardo admitiu). Vinyl não caiu nas graças do grande público e Westworld, por ser uma ficção, também deverá ficar em um nicho.

Por isso o canal certamente vai querer espremer Benioff e Weiss por pelo menos mais duas temporadas completas de 8 a 10 episódios. A situação é ainda mais delicada por causa dos constantes atrasos de George R.R. Martin em entregar o novo livro The Winds of Winter.

A HBO diz que por enquanto a data final e a redução de episódios é especulação, mas a história também saiu na Variety (uma das publicações mais respeitadas da indústria do entretenimento) após uma entrevista com os roteiristas.

Michael Lombardo, por sua vez, não consegue esconder que o fim está próximo: “Encerrar Game of Thrones vai ser um baque pra mim como executivo e como fã. Uma série que ressona tanto e funciona em vários níveis torna difícil imaginar o seu fim. Ao mesmo tempo, David e Dan possuem uma responsabilidade e eu respeito isso imensamente. Se a gente seguir renovando a série, acabaríamos fazendo igual a outros canais fazem – e ninguém quer isso”.

Com certeza, a ideia de prolongar Game of Thrones além do que é criativamente aceitável não seria bom para os roteiristas, para os fãs e, a longo prazo, para a HBO, que ficaria manchada por uma manobra como essa. Acredito que Lombardo fará a coisa certa e deixará a série encerrar quando precisar ser encerrada e ser lembrada como a grande produção que foi.

7 comments

  1. É a 3a entrevista e todas com um discurso diferente. Tudo dependerá de quanta grana será colocada na mesa, no final das contas.

  2. Supor que Westworld ficará em um nicho por ser ficção científica é incoerente em um artigo que trata de uma série de fantasia (que é tão ou mais nichada que a ficção científica) que extrapolou todo e qualquer nicho.

  3. A questão de Lost não é bem o que está aí escrito, Lost devia ter mais duas temporadas (ou seja 5 no total) aquando das negociações para finalizar, mas derivado à greve dos roteiristas que aniquilou parte da temporada 4, foram obrigados a criar uma temporada adicional, dividindo assim as supostas duas temporadas em três mais curtas, Isso foi um problema porque os obrigou a mudar um pouco o rumo das coisas… como se viu na asneira da temporada final. E apesar de Westworld estar a criar muitas expectativas, não me parece que consiga ter a capacidade de atrair as massas como GOT… A HBO tem falhado muito ao tentar arranjar substitutos para GOT (true detective e leftovers). Mas isso n pode impedir de definir um final para a série correndo o risco desta se afundar no argumento que por vezes já anda demasiado às voltas do mesmo.

  4. Danilo, nao concordo… Game of Thrones pode ter sim doses de fantasia (boa parte delas removidas ou diminuidas pela equipe da HBO, em relacao aos livros — por exemplo, na serie de tv ninguem de importancia ressuscita, nem mesmo a mae Stark!), mas ela é basicamente um thriller politico, com todas aquelas fascinantes estrategias de poder adotadas pelos diferentes clãs.

    Eu mesmo NÃO gosto de fantasia (por sinal, se eu soubesse desde o inicio que GoT iria ter essa bobagem de zombie, provavelmente nem teria comecado a assistir), e mesmo assim gosto da serie, nao pela parte de fantasia e sim por todo o historico de luta pelo poder com um minimo de credibilidade, sem as bobagens e o simplicismo dos contos de fadas.

  5. Lost espichou porque era tv aberta, que espicha qualquer serie que dê lucro e audiencia. Simples assim. Game of Thrones nao é tv aberta.

  6. Mas como acabar? Alguém consegueria pensar em um final? GoT não é uma novela onde tudo acaba bem, nada mais justo que o fim da série ser o fim normal de uma temporada, pois é assim que a vida é, sempre aberta a novos acontecimentos!

Deixe um comentário