quinta-feira, março 28 2024

telefones capa

Faça isso. Ao menos se você estiver em um cinema. Sei que o brilho da tela do celular pode não parecer grande coisa quando se está tirando selfies na imensidão clara do deserto do Atacama, mas cada vez que alguém liga o smartphone em uma sala de cinema é como se um pequeno sol nascesse ali dentro.

Fazer isso sozinho em casa já é ruim, porque tira você do filme, mas ok, o livre arbítrio permite que tomemos decisões erradas na vida. No cinema, entretanto, diversas outras pessoas pagaram realmente muito caro e você está estragando a experiência delas. E a troco de que? Nada. Sim, nada. Não há motivo para ligar o telefone em uma sala de cinema, e eu posso provar.

EU PRECISO ME MANTER ATUALIZADO

steva carell

Não precisa. Um filme dura em média duas horas, então, quando você voltar, todos os memes e piadinhas e mensagens edificantes ainda estarão lá para você ver – e, caso a internet já tenha evoluído para outros memes e piadinhas e mensagens edificantes, não se preocupe: eles serão tão efêmeros e esquecíveis quanto os que você perdeu.

Informações relevantes, por outro lado, continuarão lá. Resultado da votação do impeachment. Notícias sobre massacres de armas nos EUA. Protestos. Prisões. Acusações. Vacinas. Técnico da seleção. Nada realmente importante vai surgir e ir embora para sempre em duas horas, e se for algo que tenha uma relação direta com o cinema onde você está, exigindo alguma resposta imediata (uma ameaça física, por exemplo), provavelmente você saberá antes e não por fontes digitais.

EU PRECISO VER AS HORAS

de volta para o futuro

Não precisa. O início e o fim de cada sessão, bem como a duração do filme, estão disponíveis em basicamente qualquer lugar. Não há nenhuma chance de você ligar o celular, ver que são seis da tarde e se lembrar que precisa sair correndo para buscar os filhos no colégio ou que está atrasado para a reunião de briefing da Aliança Rebelde (até porque a estratégia é sempre a mesma, né), pois tais questões teriam surgido na hora de comprar o ingresso.

Também é improvável que ver a hora seja o catalisador que vai fazer você desistir do filme, afinal, a duração da película provavelmente fez parte de algum planejamento mínimo e nenhum fator externo impele essa reação de desistência. Alem disso, você também é uma daquelas pessoas que pagou caro para entrar no cinema, então não vai abandonar a sala por qualquer motivo.

EU PRECISO POSTAR QUE ESTOU ASSISTINDO A UM FILME

a rede social

Não precisa. Talvez você até ganhe alguns likes na postagem, mas eles são uma falsa ilusão de afeto. Com o tempo, a quantidade de likes vai diminuir, deixando você preso a uma necessidade de likes que nunca virão enquanto, aos poucos, a vida vai se tornar um grande vazio que jamais poderá ser preenchido.

EU PRECISO TIRAR UMA FOTO

Rear-Window

Não precisa. Realmente não precisa. E é proibido.

ALGO IMPORTANTE PODE ACONTECER

Fight_Club_0799

Ok, isso é verdade. Um cliente importante pode ligar com uma demanda urgente, algum acidente com pessoas queridas pode se desenrolar, a empresa daquela oportunidade de trabalho incrível pode tentar entrar em contato, Parreira pode assumir a seleção, alguém que você conhece pode passar mal. Tudo isso pode acontecer em um espaço de duas horas e não há como recuperar depois.

Só que pode acontecer enquanto você estiver dormindo também. Ou no avião, sem sinal (porque ninguém realmente desliga os telefones no avião). E, mesmo assim, você não fica acordando a cada 10 minutos para checar as atualizações. Porque o controle, tal qual a ideia de que Zack Snyder é “visionário”, é uma ilusão: na vida, não temos controle sobre nada; tudo que podemos fazer é tomar uma decisão e torcer pelo melhor. Essa tentativa de querer ter a mão sempre no volante da existência é fantasiosa, decepcionante, infrutífera e, no geral, enlouquecedora.

Assim, entenda que o ato de desligar o telefone ao entrar no cinema é, também, uma forma de desapego à essa ilusão de controle. Cada vez que você não liga o telefone para verificar as mensagens no WhatsApp, está compreendendo melhor o mundo. Amadurecendo. Quando o filme acabar e os créditos começarem a subir, você sairá do cinema fortificado, entendendo que não é um floco de neve especial e que, justamente por isso, todos os momentos devem ser saboreados. E as outras pessoas vão sair felizes porque ninguém jogou uma luz na cara delas quando o mocinho e a mocinha estavam prestes a se beijar.

4 comments

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito subjetivo. Tem gente que simplesmente não dá a mínima se o cara da frente ligou o celular. Agora dizer que ao ignorar o WhatsApp eu estou amadurecendo vc forçou a barra hein kkkk

  2. interessante, essa dependência não só de celular, como de todas as redes sociais parece comer um tempo demasiado do dia, enfim…

Deixe um comentário