quinta-feira, abril 18 2024

pennydreadful

No dia 19 de junho, enquanto o mundo só pensava na Batalha dos Bastardos em Game of Thrones (eu, inclusive), os fãs de Penny Dreadful receberam uma péssima notícia, sem nenhum aviso prévio: o “The End” que encerrou o belo episódio The Blessed Dark anunciava que a saga de Vanessa Ives e companhia havia acabado, deixando aquela sensação geral de “COMO ASSIM?”. É, a série terminou e eu não poderia deixar de prestar uma homenagem.

Produzida pelo canal Showtime (exibida no Brasil pela HBO) e com nomes de peso como Sam Mendes na produção executiva, Penny Dreadful foi uma série que tinha tudo para dar errado, mas deu muito certo. Misturar na televisão tantos personagens clássicos do horror e da literatura gótica, como Dorian Gray, Dr. Victor Frankenstein,  lobisomem, bruxas e vampiros, parecia fadado ao fracasso – ou, no mínimo, a um resultado caricatural e rocambolesco (não consigo evitar lembrar de True Blood, que se perdeu em meio a diversos seres fantásticos). Mas a série conseguiu dar coesão para o enredo, propósito para os personagens e encontrar o cenário perfeito: a Inglaterra vitoriana. O toque final foi uma direção de arte impecável, que deu a Penny Dreadful uma linda aura.

PennyDreadful_1

PennyDreadful_2

Mas de nada adiantaria tudo isso sem bons atores, que nos fizessem acreditar nas jornadas trágicas de seus personagens. E o elenco da série foi outro de seus grandes triunfos, com destaque para Eva Green como Vanessa Ives, Rory Kinnear como John Clare/The Creature, Harry Treadaway como Dr. Victor Frankenstein e Billie Piper como Lily. Nessa atmosfera sombria, com personagens carregados de culpa e lutas internas, a poesia que figurou em tantos diálogos também foi fundamental para construir a identidade de Penny Dreadful. Foram muitos momentos bonitos, memoráveis e sensíveis ao longo das três temporadas, mesmo em meio a monstros e ameaças sobrenaturais.

penny

O encerramento da série foi abrupto para os fãs, mas programado pelo criador John Logan. Apesar de um certo estranhamento em relação ao arco de John Clare, por exemplo, que parecia estar se encaminhando para uma resolução, não poderíamos imaginar que estávamos assistindo à última temporada de Penny Dreadful. Do ponto de vista artístico, conseguimos entender a decisão de não anunciar o seu fim, pois o impacto e a experiência não teriam sido os mesmos, já que conseguiríamos visualizar parte do que viria pela frente. Ainda assim, os fãs precisam vivenciar o “luto” pelo fim de uma série que amam, entender que ela está perto do fim, se despedir dos personagens. Ainda mais de personagens como esses.

penny_dreadful_clare

Penny Dreaful vai deixar muitas saudades. Saudades dos personagens, da beleza estética das cenas, dos figurinos, dos diálogos sensíveis, da atuação do elenco, de ficar animada a cada personagem clássico que chega (olá, Drácula e Dr. Jekyll) e até mesmo da abertura, com aquele tema maravilhoso.

[youtube video = https://youtu.be/RWhT42t212U]

Para encerrar, preciso dizer que vou sentir muita falta desses dois aqui também. <3

Penny-Dreadful-S2

4 comments

  1. Show fico mais feliz por EU ter descoberto
    sem recomendação sem NADA
    EU acertei em cheio
    mas antes pesquisei tipo atores,canal sinopse ….
    SAUDD MTTTTTTtttttttttttttttttttt………….

  2. Não sei mas,
    pra mim, no futuro, ainda saberemos que a série foi encerrada.
    Nada de termino planejado.

  3. Amo essa serie,a minha querida Vanessa Ives,era um sofrimento só,mas entendiamos sua dor e angústia de lidar com os seus poderes e decisões que eram necessárias.
    Nos fãs precisamos ser avisados sobre o fim da serie,pois a despedida fica menos dolorosa.
    O bom que esta sendo reprisada no canal Cinemax, posso matar saudades.
    Linda serie,bem produzida e com atuações impecáveis.
    Vou sentir saudades.

  4. ñ tinha pensado por esse ângulo… se soubesse q estivesse assistindo a última temporada poderia ser menos surpreendido msm… série do C*****, recomendo a todos!!

Deixe um comentário