sexta-feira, março 29 2024

Reed Hastings, co-fundador e presidente executivo da Netflix, esteve hoje na Mobile World Conference em Barcelona e deu uma interessante palestra, onde ele dividiu com os presentes diversas ideias e atualizações sobre as operações da gigante do streaming no mundo. Vamos às principais delas:

Vídeos na Vertical

Segundo Hastings, a Netflix é uma empresa dinâmica e que não possui qualquer limitação sobre formatos de vídeo. Primeiramente, ele comentou que trazer a funcionalidade de download para dispositivos móveis e até cartões de memória é só o começo.

Hastings disse que a Netflix faz experimentações com todo o tipo de formato e que a empresa precisa estar antenada com tudo que está acontecendo, inclusive vídeos na vertical, formato que se tornou popular com aplicativos como Snapchat e depois copiados por Instagram, Facebook e WhatsApp nas funções StoriesStatus. “Precisamos estar adaptados a todos os tipos de tela”, afirmou o executivo.

O Domínio de Vídeos Online

Reed aproveitou a conferência para dar uma polêmica declaração: para ele, em 20 anos 90% de todo o conteúdo em vídeo no mundo estará disponível na Internet e não mais na TV tradicional. “A internet é uma ferramenta muito importante para a distribuição de conteúdo em vídeo”, disse.

Para o executivo, haverá uma constante e crescente transição do conteúdo em vídeo da TV para a Internet, seja através da própria Netflix – que cada vez produz mais conteúdo original – seja através de outros players de streaming. Ele aposta que muito em breve todos os canais terão suas próprias plataformas de vídeo, como acontece com a HBO e, recentemente, com a recém-lançada CBS All Access.

100 Milhões de Assinantes

A gigante do streaming está prestes a ficar maior ainda. Em muito em breve a empresa atingirá a importante marca de 100 milhões de assinantes no mundo todo. “Hoje registramos pouco mais de 90”. O aumento, curiosamente, está em países em desenvolvimento. Os maiores crescimentos estão registrados nos continentes Asiático, Africano e no Oriente Médio.

Conforme ressaltado no upfront este mês em Nova York, a produção de conteúdo localizado é um dos principais responsáveis pelo crescimento da plataforma.

Diminuindo o Gargalo

Por ser uma empresa Over the Top, ou seja, que trabalha em cima da tecnologia de outras empresas – como provedores de Internet e telefonia móvel – a Netflix tem o desafio de trazer cada vez mais inovações na área de compressão de formatos de vídeo (quem sabe o pessoal da Pied Piper poderia ajudar, né?).

Ele desviou de críticas e polêmicas no painel, afirmando que a empresa constantemente busca novas tecnologias e meios para diminuir o gargalo do streaming e sobrecarregar cada vez menos a infraestrutura de terceiros. De fato, só no Brasil a empresa vem há anos instalando servidores localizados para diminuir a quantidade de dados circulando por longas distâncias, o que é bom tanto para consumidores quanto para operadores.

Questionado se a Netflix está fazendo com que pessoas abandonem seus pacotes de TV, Hastings utiliza dados dos EUA para afirmar que o número de assinaturas tradicionais se manteve. Porém, sabemos que no Brasil a quantidade de assinantes de TV a cabo ou por satélite vem diminuindo consideravelmente.

Investimento em Originals

Em 2017 a Netflix planeja investir mais de 6 bilhões de dólares, apenas em produção e licenciamento de conteúdo original. A meta da empresa é ter 50% de conteúdo original muito em breve.

3 comments

  1. Fala sério… vídeo na vertical é uma m***! Espero que isso fique apenas em vídeos amadores de redes sociais fúteis com as citadas no texto ¬¬

  2. Eu acho que a opção de vídeos na vertical vai ser opcional, usa se quiser.

  3. Deveria ser PROIBIDO gravar vídeo na vertical, com a câmera traseira. Foto até que vai, mas vídeo não.

    Vídeo vertical só na câmera frontal. Ponto.

Deixe um comentário