sexta-feira, março 29 2024

Foto: Renata Primavera/Ligado em Série

É hora de despedida em Doctor Who. Como os Whovians bem estão acostumados, de tempos em tempos o Doutor deve se regenerar, a desculpa perfeita para o ator da vez dar lugar a um novo protagonista. Em 2017, porém, o adeus será em dose dupla. O décimo segundo Doutor Peter Capaldi sai da série depois de quatro anos. Junto com ele, vai Steven Moffat, showrunner, roteirista e um dos responsáveis pelo renascimento da série no século XXI. Em alta com o sucesso de sua outra série, Sherlock, ele em breve fará uma nova versão para a TV de in.

A BBC resolveu celebrar este momento épico na longeva história de Doctor Who com um evento especial na cidade natal da série. The Finale Countdown teve a exibição do penúltimo episódio desta temporada com apresentação ao vivo da orquestra BBC National Orchestra of Wales, carinhosamente apelidada de “Orquestra do Doctor Who”. Após o episódio World Enough and Time, a companheira atual Pearl Mackie e Moffat responderam a perguntas do público, que acompanhou tudo no local e também pelo streaming ao vivo na página oficial da série.

O SyFy Brasil convidou o Ligado em Série para conferir este evento único e conhecer a cidade que vive e respira Doctor Who, capital do País de Gales e onde a série é gravada desde 2003.

Cardiff

A cidade de Doctor Who pode soar aleatória e longe de tudo. Mas a capital de País de Gales está a exatas duas horas de Londres por trem. É uma viagem tranquila e rápida, sem baldeação, e que te deixa exatamente no meio da cidade. Perfeito para chegar e já sair andando pelos principais pontos turísticos do local.

Em todo canto é possível reconhecer cenários da série, já que a equipe utiliza diferentes locações para as gravações de cenas externas. O Museu de Gales já foi o famoso Museu D’Orsay, de Paris, A capital londrina aparece com frequência na série, e cabe à Cardiff servir de dublê do lugar. Não faltam opções de tours com guias locais que te levam a estes e outros pontos capturados por Doctor Who.

Uma visita à cidade não está completa sem um passeio a seu principal ponto turístico. O Castelo de Cardiff está intacto, e é facinho de chegar, bem no centro da capital. Você pode caminhar por muralhas, ver uma réplica funcional de um trabuco (primo da catapulta), e entrar por salas extremamente preservadas da realeza. Tudo que você poderia esperar de um castelo britânico, e também lar de diversos eventos e cenas de Doctor Who.

 The Finale Countdown

Hora de curtir o episódio em si, no impressionante The Wales Millenium Centre, casa de espetáculos local. Uma sala para concerto inteiramente decorada nos aguardava para a exibição. No caminho, dezenas de oportunidades de fotos para os fãs: os personagens em tamanho real, figurinos originais da série e, claro, muitas Tardis e Daleks. De brinde, os convidados recebiam uma revista especial sobre a série.

O melhor, porém, estava por vir. A vivacidade de conferir um episódio num telão e com orquestra ao vivo é algo indescritível, impossível de ser recriada em casa. A partir do instante em que ouvimos os acordes da icônica trilha da abertura às cenas de tensão, tudo se multiplica e nos ajuda a imergir em cada momento do episódio.

E que episódio. Os anos estrelados por Capaldi podem ter sido criticados inicialmente, mas é uma pena que o ator decidiu se despedir do personagem agora que encontrou o tom certo para ele. Muito em parte por conta da companheira Bill. A atriz desconhecida Pearl Mackie traz uma modernidade bem-vinda à série, e será interessante ver como ela vai interagir com o próximo Doutor (ou Doutora, espero!).

Ela é o centro da história em World Enough and Time, que trouxe de volta um inimigo clássico de Doctor Who, os Cyborgues. A série é especialista em revitalizar elementos do passado, e a nova geração destes personagens foi mais um deles, num episódio que contou ainda com a participação do Mestre do Tempo.

Enquanto os whovians aguardam ansiosos pelo anúncio do novo Doutor, há ainda o tradicional episódio natalino para nos despedir de Peter Capaldi e Steven Moffat em dezembro. O SyFy Brasil também preparou uma maratona especial desta temporada no domingo, dia 9 de julho, com nove episódios em sequência a partir das 10h30.

Deixe um comentário