quinta-feira, março 28 2024

Este é o episódio de Black Mirror que será erroneamente associado ao ótimo San Junipero da temporada passada. Apesar de ter um dos temas em comum – relacionamentos – e ser um capítulo mais “positivo” do que os demais, Hang the DJ tem uma proposta totalmente diferente.

Aqui a série exibe o “poder” da Inteligência Artificial através de um sistema que tem uma proposta arrojada: ele “pareia” duas pessoas com base em seu algoritmo que promete identificar o match perfeito depois de alguns testes. Pra isso, o “interessado” precisa necessariamente ser submetido a vários relacionamentos com dia e hora pra acabar, o que gera situações inusitadas para os membros desta plataforma.

Mas há algo um pouco off com relação a este sistema, pois traz pessoas que nunca são vistas trabalhando e apenas o que fazem da vida é se relacionar uns com os outros, o que imediatamente leva o espectador a ficar o tempo inteiro questionando a realidade daquele universo.

É claro que em se tratando de Black Mirror nada é o que parece e nossas tentativas de descobrir o que realmente estamos vendo provavelmente serão falhas. Repetitivo e até mesmo um pouco cansativo, Hang the DJ é longo demais para a sua “reviravolta”, que se mostra muito menos ambiciosa do que antecipa, e certamente menos inventivo do que a série já foi capaz de apresentar (o que é mais culpa do roteiro do que da ótima direção  de Timothy Van Patten, de Game of Thrones, diga-se).

É o capítulo mais fraco da temporada, embora ainda seja capaz de divertir ao retratar as diversas fases de um relacionamento – do elétrico começo e o fascínio das primeiras descobertas até o inevitável desgaste. Ainda assim, sabemos que Black Mirror é e já foi capaz de mais.

A 4ª temporada de Black Mirror estreia sexta, 29/12 às 06h00, na Netflix. Leia as críticas dos demais episódios: ArkAngel, USS Callister, Crocodile, Hang the DJ, Metalhead e Black Museum.

14 comments

  1. Já eu, achei um dos melhores episódios de Black Mirror. Tudo depende da vivência de cada espectador e com que olhos se assiste cada episódio.

  2. Nossa, eu fiquei encantada com esse episódio. Acho que ele só fica abaixo do Black Museum nessa temporada.

  3. deu uma esperança, ao contrário dos outros episódios kkkkk

  4. By far, o melhor epi da temporada. Acredito que a comparação com San Junipero é pelo fato que ambos terminam com um happy ending. Mas é bem estruturado, bem moldado nas escolhas de hoje. Pra mim, um sólido 9/10, entra no TOP 5 de Black Mirror junto com 15 milhões de Méritos, White Bear, Playtest e Shut up and Dance.

  5. sério que the entire history of you não tá no top 5? Esse episódio é tão bom que o “universo” foi reutilizado no White Christmas

  6. Com toda certeza o melhor da temporada. O protagonista me lembrava a todo o momento o Rupert Grint da saga Harry Potter.

  7. Para mim foi um dos melhores episódios, assistiu errado assiste de novo, kkkkkkk chorei no final desse episódio. Foi incrível essa trama. Nas historias de Black Mirror é comum esquecermos os personagens, e é complicado se apegar a eles, mas eu me encantei com o entrosamento dos dois atores, passou realidade. Foi lindo assistir.

  8. Gosto bastante das suas críticas, Bruno. Mas vc deu 5 estrelas pro horroroso Metalhead e só 3 pra Hang the DJ que é beeeem melhor, nessa não consigo te defender haha.

  9. Até então o melhor episódio da temporada para mim, não só por ser um episódio com um final feliz.

    Acho que tiveram finalmente a vontade de mostrar como a tecnologia pode sim nos ajudar/beneficiar sem precisar exatamente nos assustar no final.

    A cada temporada a série tem perdido seu fator surpresas técnológicas mas ainda assim acredito que continua nos mostrando novas viés para cada tecnologia criada anteriormente.

    Mesmo que muitos falem que a série tem se perdido acho que ela tem se reciclado muito bem.

  10. SIM.Amei esse ator, não o conhecia ainda! Lembrei bastante do Rupert!

  11. Adorei esse episódio, mas não entendi o final. Quer dizer que as memórias deles foram apagadas de novo e eles começaram do zero?

Deixe um comentário