quinta-feira, abril 18 2024

Após notificada pela PETA, organização internacional que luta em prol dos direitos dos animais, a HBO se manifestou sobre o uso de dois elefantes no episódio 2×02: Virtù e Fortuna de Westworld.

A ONG condena o uso de animais selvagens em produções de cinema e TV atuais, que poderiam facilmente ser substituídos por versões computadorizadas, como acontece na própria série (o tigre visto no episódio foi gerado com efeitos visuais). Além disso, a PETA identificou que um dos elefantes usados pela HBO já foi vítima de maus tratos por parte da empresa que o “aluga” e anexou um vídeo do animal recebendo choques elétricos.

Numa declaração oficial obtida pelo site Deadline, o canal comenta:

“Todos os animais que aparecem nas séries da HBO são tratados com o máximo de cuidado e respeito por sua saúde, segurança e bem-estar. Um representante certificado da American Humane estava presente o tempo todo durante a performance do animal no set de Westworld. A American Humane Association confirmou que os animais foram bem tratados e a produção recebeu o selo “Nenhum Animal foi Ferido”. Estamos revisando as circunstâncias relacionadas ao vídeo de treinamento que inclui um dos elefantes vistos na série. Obviamente este vídeo não foi filmado durante a produção e de forma alguma reflete a prática dos sets”.

O canal, no entanto, não informa se deixará de utilizar animais selvagens em suas séries. Recentemente ursos foram utilizados em Silicon Valley, um leão em The Leftovers e um tigre em Vice Principals.

Além disso, a declaração de que todos os animais vistos nas séries da HBO são tratados com o máximo de cuidado não pode ser recebida como 100% verdadeira. Em 2012 quatro cavalos morreram e/ou precisaram ser sacrificados devido a ferimentos ocasionados durante as gravações da série Luck, de David Milch, produção que foi cancelada após denúncias tanto da PETA como da American Humane Association.

Deixe um comentário