quinta-feira, março 28 2024

Ficar em casa pode parecer entediante em alguns momentos. Mas, se você tem uma boa lista de filmes à disposição e algum tempo livre, o período da quarentena pode ser um bom momento para conferir grandes filmes produzidos no mundo. Ao vivo na TV, em DVD, Blu-ray ou em streaming, estes filmes estão à espera do público. Por isso, separamos dez clássicos da sétima arte que vão te deixar antenado com o que de melhor já foi produzido.

O PODEROSO CHEFÃO (1972)

O Poderoso Chefão é considerado por muitos como o filme perfeito, assim como a sua sequência. Uma família mafiosa luta para estabelecer sua supremacia nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial. Uma tentativa de assassinato deixa o chefão Vito Corleone incapacitado e força os filhos Michael e Sonny a assumir os negócios. Este pequeno texto, caro leitor, não é suficiente para mostrar a magnitude dessa obra. Faça um favor a si mesmo e assista ao maior clássico do cinema moderno!

CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU (1977)

Dirigido por Steven Spielberg, o filme conta a história de contatos da humanidade com seres extraterrestres e mostra como esses contatos poderiam se dar de forma pacífica. Além disso, o pano de fundo é a história do que acontece quando um pai se torna tão obcecado com algo que acaba esquecendo que tem uma família e os abandona em busca de algo inalcançável.

SCARFACE (1983)

Neste longa, o diretor Brian De Palma conta a história do gangster Scarface (não é Al Capone), em uma releitura do clássico dos anos 30. Nessa versão, Tony Montana (Al Pacino) é um imigrante que chega aos Estados Unidos para fazer fortuna com o tráfico na Flórida. Interpretação visceral de Al Pacino com muito sangue, tiros e cocaína.

JURASSIC PARK (1994)

Filme que revolucionou o cinema pois misturou técnicas de efeitos especiais como animatrônicos e efeitos digitais para contar a história de um magnata que, com a ajuda da ciência, monta um parque de diversões em uma ilha, com dinossauros de verdade, e convida um grupo de especialistas para passarem um final de semana e dar o aval para o funcionamento. Mas eles não contavam com uma tempestade tropical que soltasse todos os dinossauros no meio da ilha. 

SEM DESTINO (1969)

Easy Rider sempre foi o símbolo da contracultura e da revolução hippie no cinema. Feito de forma independente e dirigido de forma imprudente por Dennis Hopper, o filme conta a história de dois motociclistas hippies cruzando os Estados Unidos, sem pensar no dia de amanhã, só vivendo o agora. Com atuação irretocável de Peter Fonda, o filme traz ainda Jack Nicholson e é uma crítica à sociedade americana dos anos 60/70.

DIRTY DANCING – RITMO QUENTE (1987)

Ao passar férias em um resort de luxo, jovem de 17 anos se apaixona por um instrutor de dança e desafia os pais e a sociedade hipócrita dos anos 60. Vendo essa sinopse parece um filme bobo. Mas o roteiro desse filme tem muito mais surpresas e camadas do que se pode imaginar. Com uma trilha sonora irretocável, é fácil se identificar com os personagens e no final você certamente vai vibrar, cantar e dançar. 

O REGRESSO (2015)

O filme se passa em 1822 e narra a história de Hugh Glass, um explorador que parte para o oeste americano para ganhar dinheiro como caçador. Atacado por um urso, ele fica seriamente ferido e é abandonado para morrer pelos membros de sua equipe. Resistindo à dor e à traição, Glass permanece vivo e inicia uma árdua jornada para se vingar. Longa deu o primeiro Oscar a Leonardo Di Caprio.

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? (2009)

Jamal Malik é um rapaz de 18 anos que cresceu nas favelas de Mumbai, na Índia. Ele é chamado para participar da versão indiana do programa de TV “Quem Quer Ser Um Milionário?”, concorrendo a 20 milhões de rúpias. Sua experiência de vida o ajuda a responder as perguntas do show e ele se torna um milionário. Mas, o apresentador do programa e a polícia desconfiam da honestidade do garoto. Para provar sua inocência, Jamal conta aos policiais a história de sua vida.

GLADIADOR (2000)

No final do reinado de Marco Aurélio, ele diz que irá deixar o trono para o general romano Maximus. Isso desperta a ira de Commodus, filho do imperador, que mata o próprio pai e ordena a morte do general. Após conseguir fugir, Maximus se esconde sob a identidade de um escravo e gladiador. Dia após dia, ele triunfa nas lutas da arena e ganha a confiança do povo, sabendo que o apoio popular será fundamental quando ele tiver a chance de se vingar de Commodus.

PULP FICTION (1994)

O filme conta três histórias paralelas que acabam se encontrando: a dos assassinos profissionais Vincent Vega e Jules Winnfield, que fazem cobranças para o mercenário Marsellus Wallace; a do boxeador Butch Coolidge, que ganhou uma luta que foi pago para perder e agora está sendo perseguido; e a de um casal que, pela primeira vez, tenta realizar um assalto a uma lanchonete, mas não tem o menor talento para o crime.