quinta-feira, março 14 2024

O Prime Video estreou no último dia 26 a série 5X Comédia, produção brasileira Original Amazon, que parte de diferentes pontos de vista como sexo, trabalho, relacionamentos, família, solidão, medo e desejo de viver em estado de isolamento. Provocativa, a atração questiona como as diferenças de classes e privilégios da nossa sociedade ampliam o debate sobre o que estamos vivenciando na pandemia. No elenco estão Gabriel Godoy (O Negócio), Gregório Duvivier (Greg News), Katiuscia Canoro (A Vila), Martha Nowill (Hard), Rafael Portugal (Big Brother Brasil), Roberta Rodrigues (Sob Pressão), Samantha Schmütz (Vai que Cola), Thati Lopes (Porta dos Fundos) e Yuri Marçal (Homens?). Assista ao trailer:

Com diálogos ágeis e humor ácido, os episódios também trazem momentos de descontração. Monique Gardenberg, diretora da série, falou em coletiva:

[5X Comédia tem] O riso em contato com a dor. Vamos rir e vamos nos emocionar. Rir e se assustar com a realidade. A comédia é um espelho da realidade e ela tem que ser usada como uma crítica impiedosa, seja ao refletir o cotidiano, seja criando situações críveis para provocar questionamentos.

Gravada e dirigida remotamente, a produção da série também foi um desafio logístico, como disse a própria diretora, que afirmou que não usaram somente “webcams” e equipamentos domésticos, como outras produções que surgiram neste período:

Foi desafiador dirigir uma série remota, mas o fizemos com elementos de uma produção presencial. Despachamos equipamentos, luz, câmeras e até os mesmos elementos de cenário comuns para diferentes residências, para dar a sensação de que estavam todos [os atores] no mesmo ambiente.

Já Gregório Duvivier, que estrela o primeiro episódio – Hipocondríaco – em que ele interpreta um paranoico da pandemia, revelou:

[5X Comédia] é um turbilhão de emoções, cada dia era diferente. São novas histórias. Não é a história que todo mundo conta. Tem uma quantidade de relações humanas que atravessam esse confinamento e que aqui são abordadas. Pra mim a comédia é fundamental mantermos a nossa sanidade. Por meses fiquei passando álcool em gel em sacola, e hoje descobrimos que o vírus não fica tanto tempo nas coisas. É muito perigoso se deixar tomar pela paranoia.

Gabriel Godoy, que junto a Rafael Portugal interpreta um episódio interessante sobre a disparidade de classes e como isso ficou bem evidente na pandemia, destaca:

A ideia [de 5X Comédia] é promover o debate. Existem muitos Edgares [referência a seu personagem na série] por aí. Tratar assuntos sérios e dar uma porrada de uma forma leve é o mote da série. (…) A gente poderia ter muito mais empatia no mundo.

Dirigida por Monique Gardenberg, Charly Braun, Pedro Coutinho e Rafael Primot, 5X Comédia é produzida pela ViacomCBS e Dueto Produções, já disponível no Prime Video.