quinta-feira, março 14 2024

Nesta terça (09/11) desembarca no Brasil o discovery+ (grafado assim, em minúsculo), plataforma do grupo Discovery suprindo, finalmente, uma demanda de conteúdo integralmente dedicado a documentários, programas de lifestyle, casa e construção, realidade e, claro, as atrações do inigualável Discovery Kids – canal infantil que é líder de audiência na TV paga.

Inclui-se, neste lançamento, a versão nacional do megassucesso Largados e Pelados – produzida exclusivamente para a plataforma, além de programas, séries e especiais do Discovery Channel, Discovery Turbo, Discovery Home &Health, Food Network, TLC, Animal Planet, BBC, Investigação Discovery, HGTV, Discovery World, Discovery Theater e Discovery Science.

Grande Investimento em Produção Nacional

O grupo promete ainda com este lançamento intensificar a já grande gama de investimentos em produção nacional. Entre os destaques da programação de lançamento do discovery+ estão:

LARGADOS E PELADOS BRASIL, primeira versão nacional, apenas com participantes brasileiros, da série que se transformou em fenômeno de audiência e ícone pop. A série conta com dez participantes, que terão o desafio de sobreviver por 21 dias em um ambiente inóspito sem água, comida, abrigo e roupas.

MESTRES DA SABOTAGEM – EDIÇÃO ESPECIAL – Nessa competição gastronômica, saber cozinhar é tão importante quanto sabotar os adversários. Na edição especial, Sérgio Marone comanda a batalha entre influenciadores como Lucas Rangel e celebridades como Nadja Haddad, Karina Bacchi e o cantor Mariano, que terão que driblar as sabotagens para conquistar o paladar do chef Giuseppe Gerundino.

TÔ CHEGANDO – NA CASA DOS FAMOSOS – O apresentador Dony De Nuccio é recebido por celebridades como Luciana Gimenez, Carlinhos Brown, Cafu e Rogério Flausino, entre outros, e revela a relação delas com o espaço em que escolheram viver. Que estilo, histórias e segredos elas escondem na intimidade do lar?

MUNDO CURIOZOO –  série de live-action original e inédita produzida inteiramente no Brasil, é o spin-off de O Zoo da Zu, sucesso do canal Discovery Kids.

BA DA BEAN – A nova série de animação nacional com a marca do Discovery Kids, com as aventuras de um broto de feijão no mundo das artes.

A equipe de produção da América Latina também está trabalhando, segundo a empresa, com produtoras locais e globais de primeira linha em cerca de 40 títulos para estrear nos próximos dois anos, e está desenvolvendo mais de 150 programas. Estes títulos complementam a já gigantesca oferta de conteúdos criados para o discovery+ nos Estados Unidos e no mercado internacional, que inclui mais de 200 novos títulos originais prontos para estrear nos próximos meses.

Ao todo o serviço estreia em 2021 com mais de 25 mil episódios, entre originais e catálogo, e eles prometem que mais conteúdo será adicionado mensalmente.

Programação Inédita e Exclusiva

Além disso, a plataforma aproveitou o lançamento para estrear novidades internacionais aguardadas e que ainda não foram exibidas nos canais lineares:

UM PLANETA PERFEITO – Superprodução distribuída pela BBC Studios com versão brasileira narrada por Antonio Fagundes. A plataforma traz ainda séries icônicas produzidas pela BBC nos últimos anos.

FRANCESCO – Documentário inédito no Brasil, com acesso exclusivo aos bastidores da vida e do trabalho do Papa Francisco.

OS HOMENS QUE VENDERAM A COPA DO MUNDO – Original inédito no Brasil. A história definitiva e inacreditável de como a maior competição mundial do futebol foi vendida aos maiores pagadores.

BOBBY E GIADA NA ITÁLIA – Bobby Flay e Giada De Laurentiis embarcam juntos na viagem de suas vidas. Passam um mês em Roma e na Toscana, inspirando-se nas histórias e tradições da cozinha italiana, e aproveitando la dolce vita!

DE CASA NOVA: CIDADE RENOVADA – Depois de uma procura nos EUA por uma cidade em busca de transformação, Wetumpka, no Alabama, foi a escolhida! Ben e Erin Napier se juntam a celebridades convidadas e lideram uma enorme transformação, que vai revitalizar a cidade inteira.

A investigação também é destaque na plataforma, com a melhor programação de true crime e paranormalidade, incluindo títulos inéditos como:

CECIL HOTEL – Um especial da série Ghost Adventures que revela mistérios deste hotel em Los Angeles, palco de crimes e fenômenos inexplicados.

ONISION – ABUSO NA INTERNET – Os mistérios cercando as acusações de abusos contra um dos mais famosos youtubers.

O acervo sem precedentes estará organizado na plataforma em seções verticais – sob os títulos Aventura e Sobrevivência; Estilo de Vida; Casa; Comida; Kids; Documentários; Paranormal; Crime e investigação; Relacionamentos; Motores; Ciência e Tecnologia e Natureza – e catalogado de maneira a facilitar as buscas de acordo com diferentes critérios: por título da série e/ou documentário, gênero de programação e palavras-chave relacionadas ao conteúdo.

Assim, a interface permite com que o assinante chegue rapidamente ao que procura, favorecendo a experiência com o conteúdo e apresentando opções que estejam alinhadas a seus interesses.

Assinatura, Preço e Dispositivos Compatíveis

O serviço estará disponível por R$ 21,90 ao mês (sem fidelidade), ou em 12 parcelas de R$ 18,90 para quem optar pelo plano anual. A assinatura deve ser feita pelo discoveryplus.com.br, com 7 dias grátis de degustação e cancelamento sem compromissos. Para a estreia, o discovery+ está oferecendo ainda um desconto de 25% no plano anual, até 8 de dezembro.

A assinatura também poderá ser adquirida por parceiros de conteúdo exclusivos do discovery+, para clientes da Claro e também pelo Globoplay.

O aplicativo estará disponível para iOS, iPadOS e tvOS, além de telefones e tablets Android, SmarTVs, bem como em aparelhos como Roku e Amazon Fire TV. Ele também pode ser acessado pelo navegador de qualquer computador.

Presença marcante na TV paga desde os seus primórdios na década de 90, o Discovery é parte da cultura nacional e finalmente será possível poder escolher o que assistir do enorme catálogo com apenas um clique. Embora tenha demorado para trazer a plataforma, espero que ela chegue sem as recentes falhas, como a do recente lançamento da HBO Max (alguns dos problemas ainda permanecem, inclusive).

O preço, ainda mais no plano anual, é justo – ainda mais com a quantidade e qualidade dos títulos – embora agora fique cada vez mais difícil para nós espectadores priorizar quais plataformas assinar. Ainda assim, o poder da escolha é bem melhor do que pagar valores exorbitantes para assinar planos de TV com canais que não nos interessam e com serviços de VOD lentos e limitados. Vida longa ao discovery+!