quinta-feira, abril 18 2024
PHOTO by Freepik

Desde o clássico e até então inovador filme de ficção científica “Viagem à Lua” (1902), no qual despertou o imaginário de muitas pessoas com relação ao espaço sideral através da sétima arte, o tema espacial jamais saiu de moda na indústria do entretenimento, de Star Trek a Star Wars.

Nos últimos anos, além de filmes e séries de TV no streaming, a ficção científica invadiu de vez o mundo dos jogos eletrônicos, proporcionando aos jogadores uma experiência de interatividade jamais vista na cultura pop.

Como prova disso, vamos analisar três jogos imperdíveis de temática espacial, com propostas de jogabilidade e contextos extraterrestres distintos. Confira abaixo:

Star Trek Online

Criada pelo produtor Gene Roddenberry, poucas franquias de ficção no espaço conseguiram tanto relevância na cultura pop como Star Trek (Jornada nas Estrelas). Afinal, desde 1966, ano de exibição da primeira série televisiva da franquia, Star Trek é um sucesso absoluto no mundo do entretenimento.

Com dezenas de produções no audiovisual, entre produções de TV, longas-metragens e séries no streaming, a franquia também marca presença no universo dos games. Disponível para PC e consoles (Playstation 4 e Xbox One), o jogo Star Trek Online é uma das melhores experiências da série nos games.

Ao melhor estilo Jornadas nas Estrelas, nesse game os jogadores comandam a sua própria nave espacial em 2409, explorando novos mundos e liderando equipes em batalhas épicas no espaço. Além disso, vale ressaltar que um dos principais trunfos de Star Trek Online está em suas opções de personalização no menu, que vão desde a criação de personagens até a customização de naves espaciais.

Spaceman

Quem é fã de filmes e séries baseadas em propostas temáticas de espaço sideral e gosta de jogos em formato 2D, com fácil jogabilidade e intuitivo ao mesmo tempo, muito provavelmente irá gostar do caça-níquel online Spaceman, também conhecido como Jogo do Foguetinho no Brasil.

Título desenvolvido em mecânica crash, na qual não há a presença de figuras de pagamento ou cilindros como em slot de vídeos tradicionais, e sim um destemido astronauta que eleva os multiplicadores de apostas com base em seu nível de altitude alcançado no espaço, o grande objetivo dos jogadores em Spaceman é antecipar o momento de colisão do personagem.

Para isso, o Jogo do Foguetinho coloca à disposição dos usuários ferramentas de saque em tempo real, conhecidas como cashout. Dessa maneira, aplicando o cashout antes da colisão do astronauta com os planetas, você sai no lucro e assim não deixa escapar os multiplicadores de aposta na rodada — lembrando que, quanto maior a altitude do voo do personagem, melhores são os multiplicadores.

Star Wars: Jedi Fallen Order

Sinônimo de sucesso e dona de personagens memoráveis, a franquia Star Wars estreou nos cinemas há 45 anos e jamais perdeu a sua relevância ao longo do tempo. No audiovisual, a ficção espacial do produtor e criador George Lucas já rendeu nove filmes (divididos em três trilogias), cinco séries animadas e três séries em formato live-action no streaming.

Como não poderia ser diferente, a popularidade de Star Wars no audiovisual reflete no mundo dos jogos eletrônicos. O último lançamento da franquia, Star Wars Jedi: Fallen Order, foi um grande sucesso de vendas nos mercados de consoles e PC entre 2019 e 2020, ultrapassando a marca de 10 milhões de cópias vendidas em menos de seis meses.

Nesse jogo em terceira pessoa, repleto de muita ação no espaço sideral, os jogadores controlam o personagem Cal Kestis, um Padawan que está sendo perseguido pelas forças imperiais. No ano passado, Star Wars: Jedi Fallen Order ganhou uma versão com gráficos aprimorados para os consoles de última geração, Playstation 5 e Xbox Series X, deixando o jogo ainda mais interessante no aspecto visual.

PHOTO by PxHere

Novidade: novo jogo da franquia Star Wars Jedi será lançado em breve

Ótima notícia para os fãs gamers de Star Wars. A Electronic Arts, em parceria com a Respawn Entertainment, confirmou este ano que o game Star Wars Jedi: Survivor, próximo capítulo da trajetória de Cal Kestis, estará disponível em 2023 — provavelmente no primeiro semestre.

Por fim, vale destacar que o game sairá apenas em hardwares da geração atual, que inclui os consoles Xbox Series X / S, Playstation 5, além de PCs. Ou seja, ao que tudo indica, deveremos ter um jogo com belos recursos visuais para os exigentes padrões gráficos atuais e em resolução 4K nativa.