quinta-feira, abril 11 2024

Acabou a festa. A Netflix começou hoje, 23 de maio de 2023, a notificar assinantes da plataforma que compartilham senhas com amigos e familiares que não moram na mesma residência e vai começar a cobrar esta conta. Antes tolerada – e até mesmo encorajada por eles – a prática de compartilhar senhas agora será acompanhada de perto pela empresa, que viu seu número de assinantes estagnar (e, em alguns países até cair).

Pra isso, a streamer criou uma landing page específica para dar a notícia aos brasileiros e explicando, de forma bastante corporativa, que a medida é pra preservar os negócios:

Sabemos que nossos assinantes têm muitas opções de entretenimento. Por isso continuamos investindo na variedade de filmes e séries, garantindo que independentemente do seu gosto, humor, idioma, ou com quem você assiste, sempre tenha algo para você na Netflix. 

Na prática, a Netflix vai monitorar as contas que estão compartilhando senhas que não são frequentemente logadas em um mesmo IP – o que indica a residência primária do usuário. Com isso, é possível traçar um perfil de localidade e identificar aqueles que não estão fora de casa de forma eventual (seja no celular ou viajando, o que seguirá sendo permitido).

Assinantes que agora se tornarem irregulares às vistas da empresa serão convidados a transferir um perfil para uma nova conta, arcada pela pessoa que não mora com o pagador principal, ou este poderá “comprar” um novo acesso autorizado pelo preço de R$ 12,90 cada, sendo limitado a um usuário adicional no plano Padrão e dois no Premium. O dispositivo “infrator” será bloqueado se a criação de uma nova assinatura ou pagamento adicional não for feito.

O número de usuários autorizados na mesma casa varia conforme o plano contratado, podendo ser de 1 (no plano mais barato) a 4 (no plano mais caro).

Abaixo o e-mail que será enviado, na íntegra:

Assinantes já começaram a se manifestar: