quarta-feira, abril 24 2024

★★★★★

Uma verdade precisa ser dita: depois da primeira temporada de True Detective, a série de Nic Pizzolatto nunca mais foi a mesma e é justamente por isso que seu criador passou as últimas semanas vocalizando de forma nada hostil contra este “derivado não-derivado”intitulado Terra Noturna, conduzido por outra caneta.

A diretora e roteirista mexicana assumiu as rédeas da esquecida franquia e conseguiu um feito digno de nota ao homenagear a trajetória da série original ao mesmo tempo em que cria um universo próprio e distinto, que funciona por si de forma independente e coesa.

Ao longo de 6 intensos episódios – um melhor que o outro, diga-se – acompanhamos um mistério repleto de camadas guiados pela anormal (e quase sobrenatural) morte de pesquisadores de uma estação ártica no interior do Alasca.

Nos timões da complexa investigação policial, a tradicional dupla de detetives agora é personificada por Liz Denvers (Jodie Foster, fenomenal) e Evangeline Navarro (Kali Reis, marcante), policiais com um complicado histórico interpessoal, personalidades fortes e ásperas por seus próprios motivos.

Isso se soma a um conjunto de personagens igualmente interessantes que populam uma trama rica em conflitos e bagagem dramática, como Pete Prior (Finn Bennett) e a difícil relação com o pai, ou todo o contexto cultural, espiritual e ambiental sobre os nativos das terras geladas do ártico norte-americano.

Mais do que isso, Terra Noturna não tem um segundo desperdiçado de tela, fazendo com que cada cena e cada narrativa, por menor ou maior que seja, se torne de alguma forma relevante ou minimamente importante para a resolução satisfatória (e até catártica) do mistério da temporada, desde os remotos flashbacks de personagens secundários até as chocantes reviravoltas (como aquela fatídica e potente cena do penúltimo episódio).

Terra Noturna retoma True Detective de forma irrepreensível coloca Issa Lopéz no radar de grandes showrunners da atualidade e espero muito que vejamos mais temporadas desta antologia comandadas por ela.

True Detective: Terra Noturna está disponível na Max.