quinta-feira, abril 25 2024

community 607

[com spoilers do episódio 6×07] Quando Community estava pendurada em um precipício com apenas uma mão e o Yahoo veio e puxou a série para cima de novo, a Honda entrou como patrocinadora – algo que já rendeu um comercial bem divertido estrelando Abed e o Dean Pelton. Pois Advanced Safety Features mostra com quantas metalinguagens se faz uma série pop ao descaradamente colocar a Honda – uma das maiores e melhores fabricantes de automóveis do mundo – como parte essencial da principal narrativa do episódio, resultando em uma trama que, embora um tanto esticada, surge como algo diferente e com novas camadas de diversão.

Porque foi uma ótima sacada colocar o marketing de guerrilha como uma vida dupla, que exige 100% de dedicação o tempo todo, traçando paralelos com policiais infiltrados e com pessoas que dizem torcer para o Paris Saint-Germain. Não apenas as especificações que tornam os veículos da Honda tão completos e diferenciados acabam se tornando parte integrante dos diálogos (“dê um pisão de leve para acionar os altamente responsivos freios deste veículo incrível!“) como a própria função de Rick se confunde com a vida; assim, a brincadeira pode evoluir naquela escala nonsense que Community faz tão bem (a associação Avatar – monstro – Honda foi particularmente sagaz, assim como o “eu agora os declaro um casal muito infulente“).

É legal ver também que uma trama estrelando Britta não descamba para o hiperativismo chiliquento, tornando a personagem mais tridimensional ao fazer ela abandonar um pouco as crenças em prol do (começa trilha emocionante) amor (termina trilha emocionante). Alguns momentos são bem bobinhos, é verdade – o chefe de Rick se escondendo -, mas no geral a história flui como um Honda desfilando pelas estradas da cidade (e o momento em que Frankie tenta consolar o Dean Pelton é simplesmente brilhante).

Já a outra história parece, tal qual sexo em noite sem energia elétrica, ter surgido apenas para passar o tempo. Consegue alguns momentos divertidos, é verdade (“estamos testando novos apertos de mão“), só que não é desenvolvida o suficiente para construir o envolvimento necessário, e mesmo o desfecho – quando Frankie surge retomando a piada inicial de Jeff em relação à importância do Troy – é um pouco anticlimático. Por outro lado, Chang está cada vez mais em chamas e a sua apresentação de PowerPoint deveria ser comprada pela Microsoft para vender o produto.

Assim, Advanced Safety Features oscila um pouco, se estende um pouco, investe um pouco em piadinhas que poderiam ter ficado na sala de edição, dá a impressão de que poderia ter sido algo mais lapidado. Apesar disso, apresenta algo diferenciado e consegue divertir de forma ousada e criativa. Não chega a ser um Honda, é verdade, mas sem dúvidas segue na direção certa.

4star

2 comments

  1. Mais um episódio sensacional de Community! Essa sexta temporada está ficando melhor a cada episódio…e um detalhe desse “Advanced Safety Features” é que eles parecem ter homenageado o Chaves, do Bolaños….no fundo nas cenas que se passam no bar em que a Britta trabalha, tem um Chavinho de pelúcia com barril e tudo em cima de outro barril (!?)….será o Dan Harmon fã do grande mexicano?

Deixe um comentário