quinta-feira, março 28 2024

Por Bruno Carvalho

[contém spoilers para quem acompanha pelo Sony] A semana foi trágica em The X Factor. Com o difícil tema “Michael Jackson”, inclusive com a presença da família do astro, os 7 finalistas precisaram se superar, pois sabiam que na noite seguinte 2 seriam eliminados. As apresentações, no geral, ficaram aquém do que poderíamos esperar. Com um imenso catálogo de sucessos, os atos apresentaram músicas menos conhecidas de Michael e apenas 2 finalistas ficaram em destaque: Melanie Amaro e Chris Rene. Mas desta vez focarei os comentários nas eliminações, a mais tensa desta edição até agora. Pois bem, com um formato diferenciado do American Idol e outros realities de competição do gênero, o grande trunfo de The X Factor – pelo menos até agora – era o de não deixar a escolha dos vencedores completamente nas mãos do público. Assim, os jurados teriam maior controle criativo e técnico da atração. Mas eis que o próprio criador do formato se viu traído por sua criação.

Há algumas semanas os jurados, especialmente L.A. Reid, vinham pegando no pé de Simon e Drew para que ela saísse da zona de conforto e cantasse músicas mais agitadas, enquanto o mentor rebatia as críticas com sua arrogância costumeira. E mesmo ciente disso, justo na semana Michael Jackson, Simon colocou Drew para cantar sentada em uma cadeira no escuro, sem nenhuma produção, bailarinos, efeitos, nada, apenas para provar um ponto: “ela não precisa de nada disso para vencer”. Simon errou. E errou feio, custando a permanência de uma das mais promissoras participantes do reality. O inglês chegou a jogar na cara de Paula que todos os atos dela (os grupos) haviam deixado a competição pelo excesso de dança e ainda trocou farpas com Nicole e L.A. pelo mesmo motivo.

Além disso, Simon colocou Drew para cantar uma versão diferente de Billie Jean, mas mentiu dizendo que “depurou a música” pra ela. Todos sabem que a versão é de Chris Cornell, do Audioslave, popularizada pelo vencedor do American Idol 9 David Cook. Nada original, Simon. Os votos chegaram e Drew ficou no Bottom 2 com Marcus Canty (Astro saiu de cara, merecidamente). Canty, aliás, figurou nesta mesma posição pela segunda semana consecutiva. Nesse momento, Simon tuítou que “está amedrontado“. E deveria. Seu senso crítico, sempre aguçado com os outros, havia falhado consigo mesmo. Drew e Marcus cantaram a “Save Me Song”. L.A. votou para Marcus ficar e, Simon, claro, para Marcus sair, não antes de fazer uma mea culpa com Drew e apelar para que as demais escolhessem ela para continuar. E mesmo sabendo que Drew é infinitamente mais talentosa que Canty – o que ficou evidente na “Save Me Song” – Nicole e Paula votaram em Marcus em uma retaliação clara e dirigida à Simon.

E assim, ao tirar do público o controle máximo da atração e colocá-lo em jurados que estão brigando entre si para emplacar seus pupilos, Simon criou um reality cujas decisões podem ser pautadas pela politicagem e, esta semana, L.A. soube ser político. O inglês subiu no palco para acompanhar sua eliminada Drew e não conseguiu esconder que estava totalmente enfurecido. Ele murmurou “inacreditável”, se recusou a falar e fuzilou a banca de jurados com o olhar enquanto a talentosa menina chorava. Até mesmo o apresentador-robô Steve Jones ficou atordoado, pois todo mundo ali sabia que Drew não merecia sair agora. Eu odiei o que Paula e Nicole fizeram, mas não tiro a razão delas. Simon foi estúpido e intransigente quando não poderia se dar ao luxo de ser. Cadê um Silvio Santos pra mudar as regras e trazer a menina de volta? Ou realmente acham que Marcus Canty tem potencial pra ganhar um contrato de US$ 5 milhões? The X Factor não terá a mesma graça sem Drew.

32 comments

  1. Cara, não concordo nem um pouco com a eliminação que você diz “merecida” do Astro, que na minha opinião é muito promissor e original, e tenho a mesma opinião do L.A Reid sobre a Drew, ela canta muito bem, porém é muito repetitivo, diferente por exemplo da Melanie Amaro, que parece que virou a favorita pra vencer o programa.

  2. Reparei nisso desde que começaram os shows ao vivo. O que tem acontecido é uma briga de egos entre os jurados que, muitas vezes, criticam o cantor (a) apenas com o intuito de ofender seu respectivo mentor. A competição está deixando de ser qual cantor vai ganhar pra qual dos jurados vai ganhar, eles estão disputando entre si e esquecendo do objetivo do programa…
    Em relação a Drew, acho a voz dela linda, singular, especial, mas mesmo que esse seja o jeito dela cantar, essa coisa de só na voz, acho sim que ela poderia ter se soltado mais.

  3. “tenho a mesma opinião do L.A Reid sobre a Drew, ela canta muito bem, porém é muito repetitivo.” [2]

    que foi uma pena ela ter saído devido ao seu talento foi sim, mas eu já tava enjoando das apresentações dela. Todos os outros participantes, com talentos merecedores de ganhar ou não, faziam jus às apresentações performáticas que o programa “pede”, penso que o Simon queria provar algo desnecessário para o momento colocando a Drew pra mostrar só seu talento vocal. Na boa, já tava enjoada das apresentações dela.

  4. Concordo com absolutamente cada palavra dita Bruno.

  5. Eu realmente acho que a Drew é super talentosa, mas as apresentações dela já estavam enjoando mesmo!

    Eram sempre iguais – FATO! Ela tem talento pra cantar outras músicas, outros estilos (tipo a Melanie e o Josh, que já cantaram mais de um estilo) – erro do Simon.

    Às vezes era tão lento e tão baixo que a música ficava por cima da voz dela (vide o início da apresentação em que ela cantou Demi Lovato).

    O meu problema com a Drew era o mesmo que tinha com o Astro – eles entravam no palco e tu já sabia o que esperar – eram sempre iguais.

    Por isso prefiro a Melanie, o Josh e o próprio Marcus: as apresentações são novas, variadas. Traz um vigor pro candidato, inclusive angariando mais fãs a cada semana (quem não gosta de música lenta não tinha como gostar da Drew, mas se ela tivesse cantado outra coisa, o Simon teria dado essa chance a ela).

  6. Vejo q todos concordam q Drew é talentosa, mas absolutamente boring.
    N me sinto enganada pelo programa. A primeira sinopse q assisti dizia q era uma competição entre os mentores tbm. E Paula e Nicole fizeram o que tinham q fazer.
    Por outro lado, acho q pegaria mal n eliminar a Drew, sendo a candidata mais criticada sempre (mesmo q seja direcionado ao Simon).
    Quanto ao Astro, n concordo com o texto. Era a pessoa mais criativa. Mas o fato de ele n cantar (tipo Eminem) prejudica bastante.

  7. Foi completamente revoltante, onde que Marcus é melhor que Drew? Essa “briguinha” entre os jurados não deveria ter afetado a guria, ela tem um talento imenso e isso foi uma tremenda injustiça! ¬¬

  8. No X Factor UK não era tão assim. Saudades da 3ª e 5ª temporada da versão Britânica.

    FATO, os jurados odeiam Simon e não gostaram de ver ele indo bem.

    Pra mim, Drew e Astro são iguais. Tem seus estilos. Drew é tão ruim quanto Astro, NMHO. Isso vai de gosto.

    Agora, Marcus Canty??? Esteve pela 3ª ou 4ª vez até hoje no bottom e a Nicole só quer saber de ferrar o Simon??

    Mais sem noção. Iniciei a temporado gostando da Nicole, agora tá cada vez mais difícil suportar ela

  9. Não estou mais gostando desse programa, pois essa briga de egos entre os jurados está interferindo nas críticas “técnicas” dos candidatos. Vê-se que estão votando em candidatos tecnicamente melhores para sair, apenas para retaliar uns aos outros. Idiotice um programa assim, não terá validade nenhuma o vencedor, pois este não será o melhor. Tá parecendo um BIG BROTHER, onde ocorre apenas intrigas e um joguinho “quem vota em quem”. BORING é o programa, e não a Drew !!!

  10. A noite “Michael Jackson” foi essa TAL noite bombástica, híper injusta do The X-Factor USA??? AH! PÁRA!!! Saída bombástica foi a de Pia, Casey e James no American Idol passado. Drew é uma ótima cantora, mas a sua saída era eminente. Mais cedo ou mais tarde iria dar adeus. Saída bombástica em The X-Factor USA seria de Melaine e Josh. O resto? Pra mim não faz falta nenhuma. Sempre gostei de Drew, mas ela já tava ficando chata. Culpa do Simon? Claro! Mas a cantora tem que colocar o seu lado nas apresentações e não servir apenas de fantoche. Marcus (que já deveria ter saído a muito tempo também) foi muito melhor que ela na noite “Jackson”, mesmo assim, estava torcendo para que saísse, pois, Drew, é muito mais talentosa, porém, sua saída para mim é indiferente. Os jurados estão na maior picuínha. Nicole se vingou de Simon. Leroy é que merecia estar no lugar de Marcus. Simon provou do seu próprio veneno. Resumindo, The X-Factor está um lixo. Essas briguinhas teatrais dos jurados está um saco! Imparcialidade? Não existe. Esse é um dos piores reality shows no ar, disparado.

  11. Uma pena, pois realmente a Drew não poderia sair neste mimento, pois é superior ao Marcus, mas com certeza não é a candidata ao prêmio. Pela ordem, 3 estão disputando efetivamente: Melaine, Rachel e Josh.
    O programa chegou no momento em que os jurados, com excessão do Simon, embora metido e arrogante, estão perdendo o profissionalismo e levando as coisas para o lado pessoal. Acho que até o final, sómente 1 deveria ser desclassificado, sendo 4 votos: Público e os 4 jurados, sendo que o do público deveria valer 2 votos. O voto do mentor é claro não contaria, ele apenas poderia expressar a sua opinião.

  12. Simplismente fiquei muito Pu** com a saída dela. Não acredito no que a Paula e a Nicole fizeram. Ela é muito mais talentosa que Marcus! Tava na cara que ele era o mais votado e que a maioria queria que a Drew ficasse. Devastado.

  13. Concordo em partes com o teu texto Bruno. A rixa entre os jurados está beirando o limite do patético, uma briguinha de egos ridícula, sem sentido e ao que me aprece, em muitos momentos parece que todos os quatro jurados querem todos os holofotes sobre eles, quando deveria estar totalmente voltado para os cantores (nesse aspecto, ainda prefiro American Idol). Porém, discordo de todo este talento que você relata da Drew, acho ela muito fraca, tanto quanto o Marcus, que em minha opinião (assisto pela Sony), deve sair logo logo, uma menina sem opinião, completamente privada musicalmente e que não merece o contrato tanto quanto todos os outros que saíram.

  14. Ptz meu, não sei i o pq o Bruno “vidrou” nessa Drew, na boa ainda bem que essa menina saiu, me batia um tédio mortal escutando ela, ok a 1ª vez lá nas audições foi bacana, depois já ficou insuportável, sempre a mesma coisinha forçada, argh. Estilo Janet do Uk, tudo farinha do mesmo saco =p

  15. Uma pena que os talentos seja prejudicados pelo egocentrismo de Nicole e Paula. Elas por mais que estivessem com raiva de Simon jamais deveriam deixar o profissionalismo de lado e o pq de estarem ali. Ate mesmo LA que sabe que Marcus é pior em todos os aspectos q Drew se omitiu diante do exposto. Uma vergonha que isso tenha acontecido. Drew com certeza não merecia pagar o pato nesta historia. Marcus vai ser o cantor mais odiado de todos os tempo.. não por causa dele..mas por juizes incompetentes que não sabem separar o mentor do juiz.
    Pra mim ela não cantava nada repetido.. a voz dela sobressaia a de todos os candidatos.. ela poderia cantar de Adele a Alanis, de The Cramberris a Emy ela para quem acompanhou as eliminatorias brincava com os varios timbres de voz.
    Obrigada Nicole e Paula por tornar o Show mais pobre, tanto em talentos como em mesquinhez.

  16. Eu gosto do Marcus, por mim ele, a Rachel, ou o Rene ou o Josh ganhariam, todos os outros são previsíveis e menos comerciais que estes.
    Drew é talentosíssima, mas sempre mais do mesmo e a antipatia do SImon não a ajudou em nada.

  17. Super concordo com a eliminação do Astro.
    a Drew cantava sempre no mesmo estilo, mas é o estilo dela. alguem pediria para o Keny West ou o Jay-Z cantar Justin bieber?

    simplesmente nao rola, e essa competição mediocre entre os jurados é ridicula, eles sacrificam o futuro de possiveis artistas apenas para satisfazer seus egos. eles deveriam ver isso aí. Outra que eu fiquei puto com a saida foi a Rachel, muito foda.
    Agora é só a Melanie !

  18. Se você olhar bem pro Marcus ele já ta ficando sem imagem própria… ta uma mistura de vários artistas, a unica coisa que ta faltando nele é.. ele. Já a Drew não. as apresentações poderiam ta o quanto fosse enjoativo mais ela foi melhor sempre.. sempre que o Marcus Orgulhoso Sem personalidade e imagem própria Canty… (:

  19. Concordo com o ponto de vista do Bruno , fiquei bastante insatisfeita com a saída da Drew, pois ela canto muito bem e melhor que o Marcus, pois ele desafinou em vários momentos. A voz dela é muito original para uma menina de 14 anos, ela poderia ter ficado mais no The X Factor , ela tinha uma posibilidade de ganhar se o Simon começasse a explorar o talento dela , ela iria se tornar uma das favoritas como a Melanie e a Rachel , que sim são consideradas no meu ponto de vista as melhores do programa !

  20. Concordo com você. A saída de Astro foi totalmente merecida. Acredito, que se você fica entre os menos votados, você precisa fazer de tudo para ganhar, e mesmo que não ganhe, não desista. Ele desistiu, e saiu, MERECIDAMENTE.
    Odiei e até chorei pela Drew ter saído, e entendo a raiva que o Simon teve. Enfim, agora estou torcendo pela Melanie, Rachel e Josh.

  21. Também fiquei meio desapontada, mas concordo com o LA de que a Drew não evoluia nunca apesar de ser muito boa!

    [SPOILER SPOILER SPOILER]

    A eliminação mais tensa, até agora, vem depois dessa! Nicole fez uma bela de uma cagada ao praticamente eliminar a Rachel e fazendo com que mais uma vez o Marcus ficasse!
    Simon e todo mundo, mal podia acreditar! Foi bem tenso!

    Minha torcida agora, depois dessas eliminações absurdas, fica para a Melanie!

  22. Nossa, eu não aguentava mais a Drew… no começo adorei a voz dela, mas depois comecei a achar super boring. Não me imagino comprando um CD dela de jeito nenhum e adoro o Canty. Na atual conjuntura, ele é top 3.
    Chris Rene é outro que já passou a hora de sair.
    A Rachel Crow é ótima, mas o Simon não sabe escolher música para ela, então estou torcendo para ela sair logo tbm.
    Por mim, tem que ganhar o Krajkic e o Leroy Bell ainda estaria na competição e seria finalista junto com a Melanie Amaro.
    Simon errou, mas não aguentava mais a Drew separando sílabas enquanto cantava. Ainda bem que saiu!

  23. Sinceramente? Achei a saída dos dois justa: ambos são repetitivos, o Astro era arrogante e a Drew muito, mas muito CHATA! Gosto demais dos que ficaram meus preferidos são o Marcus e a Rachel. E, dentre os dois, o que mais tem postura de artista é o Marcus: ele tem presença de palco, é carismático, é simpático. Não adianta, ser artista não é só cantar bem, tem um pacote inteiro e, na minha opinião, dentre os que estão ali, quem tem o pacote inteiro é o Marcus. O Josh é talentosíssimo mas muito introvertido, o Chris Rene já encheu com o seu drama, a Rachel é um tanto imatura, mas tem uma voz absurda (mal aproveitada pelo seu mentor).

  24. o candidato mais odioso do programa foi embora o ASTRO, esse menino era arrogante e antipático, imagina se ganhasse o programa. Adorei a saída dêle. BRAVOS!!!!!!!!!!!!

  25. To com vc Ramon e nao abro…
    The Voice eh mto melhor que American Idol e The X Factor…
    tem a disputa entre mentores, mas sem brigas, discussoes e politicagem.
    Infinitamente melhor…que venha a 2a temporada

  26. Concordo com Fernanda ,não é só ter voz ,isto acompanha um pacote.Não ouviria um cd inteiro da Drew.,,do Marcue sim.mas respeito opiniões dos outros,

  27. Maria Lúcia, por favor,
    Primeiro aprenda à escrever direito (dEle). Depois, pense um pouco, a atitude dele foi ótima, o único jeito de chamar a atenção da mídia e dos jurados, na minha opinião de um modo positivo. Além disso, não se trata apenas de voz e, sim, de atitude, presença de palco e todas essas outras coisas que, realmente, fazem um artista se consagrar.

Deixe um comentário