sexta-feira, março 29 2024

Por Bruno Carvalho

Antes completamente presa à fórmula “irmão pródigo/irmão loser/filho tonto”, Two and a Half Men vem respirando novos ares nesta 1ª temporada sem Charlie Sheen. Ainda contando com um humor simplório e repleto de piadinhas sexuais de duplo (ou único) sentido – a distinta marca de Chuck Lorre -, a comédia começa a apresentar sinais de uma positiva mudança à medida que Walden Schmidt, personagem de Ashton Kutcher, ganha destaque e maior aceitação popular. O ponto alto da temporada (considerando, claro, uma média lá embaixo desde o seu longínquo piloto) ocorreu no episódio desta semana nos EUA, em que a sitcom conseguiu distanciar-se de sua dinâmica clássica introduzindo a disputa de Walden com sua mãe e sua ex-mulher pelo controle acionário da empresa do bilionário.

Acuado, Walden acabou dando um emprego à Alan na diretoria para aplicar o “Voto de Minerva”, o que rendeu divertidos momentos enquanto o aproveitador era assediado pelas outras partes da contenda, sempre disposto a se rebaixar cada vez mais por uma vantagem. É bom também ver que o roteiro passou a valorizar melhor o talento de Jon Cryer, antes estagnado em um papel sem rumo, e que agora estabelece com Walden uma relação bem distinta daquela mantida com o irmão. Noto, contudo, que Jake foi alçado quase à condição de figurante nesta temporada, mas considerando as limitações artísticas de Angus T. Jones, isso é até algo bom. Two and a Half Men tinha tudo para não dar certo, mas não posso dizer que estou sentindo falta de Charlie Sheen. Ainda que tentando explorar sua franquia até a última gota, Chuck Lorre transcendeu a perda com eficiência, introduzindo uma identidade própria ao programa. Tomara que continuem explorando as novas situações, permitindo o desenvolvimento desta série que há anos não saía do lugar.

27 comments

  1. Mas Bruno, nem das primeiras temporadas você gosta? Eu acho as 4 primeiras sensacionais, depois que a qualidade começou a cair.

  2. Haters chegando e falando:
    “Tá um lixo essa série, Sheen tem que voltar”
    Pensa, antes do Charlie sair, tava bom? Um episódio ou outro era legal.
    Desde a 4 temporada a série perdeu o jeito.
    Mas, ainda acho essa temporada o Kutcher fraca, poderia ser melhor.

  3. O fato é que Chuck Lorre tomou caminhos bem distintos com suas sitcoms nessa temporada. Enquanto Two And A Half Men foi, por obrigação, reformada e recebeu novos ares, The Big Bang Theory chegou ao que, pra mim, é a ruína da série, com o abandono total das situações engraçadas envolvendo 4 nerds e 1 mulher, a mudança patética na personalidade de Sheldon Cooper e a introdução duas personagens que não vieram a acrescentar nada na série.

  4. Não sinto falta nenhuma do Charlie. No começo era até legal, mas o que eu sempre ficava doido pra ver eram a mãe, o irmão, a empregada dele e a Rose.
    E esse último episódio foi realmente um divisor de águas para mim. Nos anteriores, em que Alan pensava ser Charlie, eu pensava que a série ainda fosse viver na sombra dele. Mas com esses últimos (em especial o 09×13), eu ainda vejo esperanças de continuar a ver. Eu só continuei até o final da 8ª porque achava que seria cancelada, e não deixaria de ver só mais uns 5 episódios de birra. Espero que continuem a explorar mais o Walden e que a série viva cada vez menos nas sombras do Charlie.

  5. Realmente.
    Chuck Lorre fazia uns trbalhos tao bons. The big bang theory era muito bom, mas agora é so 4 nerds com suas namoradinha e perdendo a “nerdice”

  6. Adorei esse episódio, depois do bizarro episódio 9 a serie deu uma pequena diferenciada já com a casa mudada, dando uma “adeus” ao Charlie. E esse episódio foi mais um ponto pra série também, dei boas risadas com o Alan dançando no tapete a música de Grease e depois cantando na banheira e depilando a perna. Tomara que continue assim, que tire o Charlie de vez, pra dar mais espaço e historia para Walden, que ele tem muito ainda o que aprontar, como mostra esse episódio.

  7. estou gostando das duas novas personagens, é interessante a série evoluir; mas a série perdeu o foco,a premissa (como aconteceu com ‘till Death, que abandonei na 3ª temporada), agora é só uma série de humor pastelão demais, com piadas batidas e repetidas. Eles “imbelicizaram” o Sheldon. Ficou mais claro isso no episódio do “trenzinho” (antes já estava ficando, mas, para mim, o ápice da babaquice foi nesse episódio).

  8. Simplismente um lixo… Com Walden two and a half men vira um novo seriado. Considerando q uma enorme porcentagem de humor vem de Alan sheen tbm é a marca registrada de two and a half men. Voltar o charlie seria difícil mas seria uma surpresa q valeria a pena ver….

  9. As séries do Chuck Lorre (aliás a maioria das séries da CBS atualmente) estão muito apelativas. Humor baixo e repleto de conotação sexual. The Big Bang Theory é legal mas ficou muito overrated depois dos Emmys do Jim Parsons e essa renovação direta até 2014. Tomara que o Bruno esteja certo, que a série continue a melhorar, porque eu já desisti dela, sinceramente.

  10. Tendo a Rose e o Alan se fodendo, a série é boa, Charlie Sheen não faz falta. Eu até acho que ele está bem próximo da morte (vejam as fotos dele).
    Eu não via desde a 4 ou 5 temporada, aliás, esse tipo de série não é pra ser levado a sério, é só pra distrair mesmo e reprisar até o fim dos tempos no SBT.

  11. Bruno, adorei a sua crítica! 2 1/2 men é uma das minhas séries preferidas e para mim é um alívio vê-la engrenando e dando certo. Concordo plenamente com você: agora a série está adquirindo uma nova identidade e digo mais: estou gostando desta nova identidade.

  12. Vale a pena ressaltar que há anos não saía do lugar MESMO, por mais que tivesse audiência e Charlie Sheen, nada acontecia de interessante na história.
    Sempre achei um desperdício o que fazem com o Jon Cryer na série, principalmente nessa temporada, por isso dei um tempo… Agora estou reconsiderando! :D

  13. Era fã da série e fiquei ainda mais! Conseguiram mudar sem perder a qualidade!

  14. Cadê a galerinha do “mimimi não vai vingar sem o Charlie”? Pronto, chupem essa, haters! Eu sabia que eles iriam conseguir remodelar a série com qualidade. Fui meio cético nos primeiros episódios, tinha uma expectativa mais além, que acabaram me decepcionando um pouco. Mas foram só os três ou quatro primeiros, já que agora, por mérito, a série tomou forma sem Sheen. Não é de se espantar, Jon Cryer no elenco com um script e direção bem executados, voilá.

  15. A série está absolutamente irritante. Se Tornou um humor pastelão. A cada episódio que eu vejo me sinto um débil mental. A série perdeu o sarcasmo. TAHM está bizarro!!!

  16. guga,a série decaiu e muito,mesmo com o charlie já não estava lá essas coisas, você não entende nada de comédias ou só começou a assistir TAHM agora, bobão.

  17. você é tão inocente,criança.para os que trabalham nos bastidores é uma coisa muito séria.

  18. fernandinha, outra inocente. a série não teve inicio agora com ashton miolo mole e sim em 2003,já são quase 10 anos.

  19. filhinho,nessa vida é preciso abandonar certas coisas para continuar com outras.vendo o desempenho de TAHM após a saída de charlie sheen, era melhor ter encerrado a série de vez.quem diz que não sente falta do personagem ou do ator charlie é um grande mentiroso.

  20. isso mesmo claudia.o chuck lorre não sabe largar o osso de jeito nenhum.

  21. Bruno, você é chato assim mesmo ou só tá querendo chamar a atenção?

  22. cesar, não se engane. a série perdeu sua qualidade há tempos mesmo com charlie sheen ainda no elenco.

Deixe um comentário