sexta-feira, abril 19 2024

Por Davi Garcia

[sem spoilers] Considerando as discussões que poderiam surgir da ideia que sustenta Person of Interest (uma sociedade vigiada constantemente por um sofisticado sistema de monitoramento), dá para imaginar que a produção assinada por Jonathan Nolan em parceria com J.J. Abrams poderia ter um resultado bem mais ousado se fosse exibida num canal fechado como a HBO ou o Showtime, por exemplo. Isso, contudo, não anula o fato de que a série tenha amadurecido ao longo dos 16 episódios exibidos até aqui na tv aberta americana, encontrando não apenas equilíbrio, mas também ritmo e uma identidade atraente que permitiu a ela dosar o tradicional ‘caso da semana’ com o desenvolvimento de uma história maior de fundo (com nêmesis surgindo tanto para Finch quanto para Reese) e que a cada novo episódio vai revelando novas camadas para a trama central. Nesse panorama, é notória a melhora tanto nas atuações e nos diálogos, quanto no nível de suspense das tramas que se constroem em torno dos coadjuvantes (tanto Carter quanto Fusco parecem mais integrados aos acontecimentos) e, principalmente, dos personagens de Jim Caviezel (seu John Reese vem progressivamente deixando de parecer um andróide frio e infalível para se tornar uma figura cheia de segredos e mais complexa) e Michael Emerson que, ao abandonar a posição de elemento expositório que funcionava quase como um observador de luxo dos eventos, viu seu Harold Finch ficar mais à vontade se transformando num personagem com mais profundidade (dadas as revelações que vão surgindo sobre seu passado) e mais carismático à medida em que passa a participar da ação em cada episódio. Como já mencionei em outras ocasiões, Person of Interest não é a melhor série nova da atual temporada, mas é sem dúvida um procedural que conseguiu fugir do lugar comum estabelecendo-se, na minha opinião, como uma das melhores e mais divertidas opções para quem curte o gênero.  E vocês, o que tem achado da série?

9 comments

  1. Acho que a série tem sido boa até então, e vem construindo, episódio a episódio, uma boa temporada.

    As histórias estão sendo bem linkadas e nos permite esperar uma boa season finale.

    E arrisco dizer que Carter, ou Fusco terão as consequências de agir a sombra da lei. Acho que Fusco é quem leva a pior, como uma forma de compensação ao período em que era corrupto.

  2. Olá Davi, concordo plenamente com seu texto, Person of Interest não é a melhor série nova da atual temporada mesmo, mas com certeza teve uma evolução significativa.
    No começo achei um pouco parada e que talvez fosse cansar de assisti-la, mas sabia que tinha potencial pra ficar interessante, como eu gosto de um procedural, deu uma chance e não me arrependi, é evidente a cada episódio a preocupação do roteiro em nos mostras mais do passado de John e Harold.
    Estou curtindo a série, se eles continuarem seguindo nesse caminho a série só tem a melhorar.

  3. Também sou um dos que concorda com o que foi exposto na review. Person of Interest tem ganhado mais profundidade com o desenrolar dos episódios, o que tem sido louvável para uma série que estreou com um hype tão forte.

  4. David, essa série é muito boa, sempre gostei desse gênero, olha que até a primeira vez que assisti fiquei muito impressionado… e a sequência dela é a que a torna ainda mais divertida…deixando na curiosidade por assim dizer… Força ai, estou aguardando as próximas temporadas….

  5. Ninguém vai comentar do reencontro entre Benjamin Linus e Charles Widmore? Oooops… é outra série, né? hehe

  6. Eu acho a serie simplesmente sensacional, pois foge da rotina e chega a surpreender sim ..

  7. Adoro a série. É inteligente, profunda e muito interessante. fico triste quando o episódio está terminando, pois sempre quero ver mais. Muito boa!

Deixe um comentário