sexta-feira, abril 26 2024

Por Davi Garcia

[com spoilers do episódio 2×09] Demorou, mas considerando este movimentado capítulo da 2ª temporada The Walking Dead, os roteiristas da série parecem finalmente ter encontrado a sintonia fina que transforma as situações de perigo (e a primeira metade deste episódio trouxe vários momentos assim) em elementos que traduzem perfeitamente toda a discussão moral sobre quão diferente é aquele mundo e sobre o impacto psicológico que essa mudança radical imprime naquelas pessoas e em como elas reagem frente às ameaças e os conflitos que vão surgindo.

Particularmente, nunca tive problemas com o ritmo lento de The Walking Dead ou mesmo com aqueles episódios em que a ação é absolutamente ignorada para dar espaço à interação que se estabelece entre os personagens e aos bons diálogos que surgem ocasionalmente. Dito isso, seria hipocrisia não reconhecer que a série melhora muito quando a ação ganha foco sob a forma de ameaças diversas (quer seja por ataques de zumbis ou mesmo de outros sobreviventes, como fica destacado em toda a sequência do bar e do tiroteio seguido de fuga), emulando a tensão e a sensação de que coisas ruins podem de fato acontecer com aquelas pessoas a qualquer instante independente da motivação de seus atos, um elemento que a série deveria abraçar com mais força.

Traçando uma linha clara sobre o que os personagens mais importantes da trama parecem dispostos a fazer daqui para frente,“Triggerfinger” mostrou Rick como o líder que a série tenta confirmar desde o início, colocando-o como o cara que toma as decisões mais urgentes e, por isso mesmo, questionáveis (salvar um dos homens que tentava matar Hershel, Glenn e ele próprio e ainda levá-lo para a Fazenda?). Shane, por sua vez, aparece reforçando sua contrariedade frente às ações de Rick e evidenciando para Lori (que até zumbi matou dessa vez!) o perigo que representa, fazendo com que ela tente manipular Rick convencendo-o que seu (ex) melhor amigo é sim uma ameaça para ele e para todos na Fazenda.

Ao dedicar tempo para desenvolver até o relacionamento de personagens coadjuvantes de forma interessante (vide as cenas entre Carol e Daryl e sobretudo aquela entre Maggie e Gleen mostrando este último fragilizado pelo sentimento que o distrai e que ele acredita poder colocar outras pessoas em risco), o nono episódio cria dinâmicas novas para a narrativa desta produção que de fato começa a ficar empolgante justificando seu apelo. Que continue assim!

11 comments

  1. Achei este um dos melhores episódios da temporada, melhor do que Nebraska. Eles conseguiram fazer aquele episódio no qual perdemos o fôlego e dizemos: uau! xD

  2. Episódio muito bom, mas a dúvida persiste: pq os personagens de Rick e Shane insistem em deixar a voz rouca?! Hehehe

  3. Acho que eles viram muito Batman do Cristian Bale hahaha

    Gostei do episódio também. Foi o melhor da temporada até aqui, mas continuarei com o pé atrás pq pra cada 1 bom, eles fazem 3 bem paradões.

  4. O episódio foi muito bom. A primeira parte foi tensa e, realmente, o ponto alto da série é suas cenas de ação.

    Quanto a Shane, eu gosto do personagem, ele faz coisas boas, mas infelizmente só se perde quando o assunto é Lori. Fica louco!!

    Próximo episódio vai ter briga Rick vs. Shane. Promete.

  5. rasteja igual ao “desacerebrados” … chato, lento… to a ponto de desistir

  6. Tudo que faltou no ep. amterior teve nesse!

    Muito bom mesmo, estava desanimado coma série mais agora já me animei novamente!

  7. Quando a série nos traz episódios como este, fica mais fácil se empolgar tanto com as situações de tensão pelas quais os personagens passam quanto pelo drama crescente que eles vivem e que começa a atingir o pico no embate entre Rick e Shane. Uma das melhores cenas do episódio foi ver Lori dando uma de Lady Macbeth para cima de Rick, incitando-o a colocar o problemático Shane em seu lugar. O próximo episódio promete!

  8. TWD tá surpreendendo, ma so que deixa irritado nessa volta é fato de alguns personagens estarem mais burros e chatos. Talvez isso aconteceria até na vida real, caso algo semelhante acontecesse, mas ver na tv um velho ciumento chato dá vontade que o Shane mate ele.

Deixe um comentário