sexta-feira, abril 19 2024

Por Davi Garcia

[com spoilers para quem NÃO viu a 2ª temp.]

Se você acompanha o blog com regularidade e nos segue pelo twitter, já sabe que Sherlock é uma de nossas séries favoritas na atualidade. Inventiva, criativa e, sobretudo, muito bem escrita, a releitura de Steven Moffat e Mark Gatiss para a icônica obra de Sir Arthur Conan Doyle é fácilmente uma das produções mais imperdíveis da TV por um conjunto de fatores que já foram destacados neste post. Mas, o que fazer para manter o alto nível da série depois daquele impactante season finale que mostrou o suicídio de Moriarty (o ótimo Andrew Scott) e ainda deixou no ar o mistério por trás da revelação de que Sherlock (o igualmente excelente Benedict Cumberbatch) orquestrou um plano que induzira o público e os demais personagens (mais notadamente o Watson feito por Martin Freeman) a achar que o detetive havia saltado para a morte do alto de um prédio?

A partir de matéria originalmente publicada pelo site francês Le Village, os ingleses do RadioTimes repercutiram um papo em que Moffat evitou dar dicas sobre como explicará o grande mistério na 3ª temporada, mas revelou que Holmes enfrentará outros inimigos quando a série retornar. “Moriarty tem um arco nos livros. Não quero que Sherlock se transforme numa série sobre um vilão e um herói. Moriarty foi ótimo porque era uma surpresa. Se insistirmos em trazê-lo de volta sempre, perderíamos isso”, comentou o produtor e criador da série inglesa que ainda acrescentou: “Há outros ótimos vilões nos livros que em última instância são nossa fonte primária de inspiração, e são estes personagens que queremos visitar. Temos que manter o desenvolvimento da série, caso contrário não vamos surpreender vocês”, encerrou Moffat.

De certa forma, tendo a concordar com Moffat quando ele defende a ideia de que são as novidades que podem manter o frescor da série, mas que o Moriarty fará falta não tenho dúvida. Agora diz aí: para você, que outros vilões deveriam aparecer na aguardada 3ª temporada de Sherlock que ainda não tem data de estreia definida?

—–

1ª temporada de Sherlock com desconto em Blu-ray e DVD na Saraiva!

10 comments

  1. “O ótimo Andrew Scott”. YOU HAVE GOT TO BE KIDDING ME.

    Aquilo ali foi um miscast absurdo. James Moriarty não tem aquela altura, não parece um ator desesperado, não fica alterando o tom da voz cinco vezes na mesma frase (que nem o “Ele” de As Meninas Superpoderosas) e, principalmente, não morre daquele jeito.

    Para quem curte a obra do Conan Doyle, é certo que James Moriarty nunca morre. Ele desaparece, ele parece ter morrido, mas ele nunca vai embora. Meu problema com isso é que, se a série trouxer o Moriarty de volta, ele deve ser o mesmo Andrew Scott. E continuaríamos com o problema do miscast.

    A não ser que ele volte diferente, ou que se comprove que aquele cara era realmente um ator interpretando o James Moriarty, mas não a serviço do Sherlock Holmes. Enfim… Desde o momento em que ele apareceu, ele foi um desapontamento de proporções bíblicas.

  2. [spoiler] Meu único problema é a explicação de como o Sherlock sobreviveu à queda, sendo que ao menos para o telespectador fica claro que ele salta do prédio e o Watson não só assiste a queda como pessoalmente confirma o corpo.

  3. Meu plapite: Sherlock pediu pra legista “amiga” dele um cadáver parecidocom ele (aprendeu as manhas com a Irene Adler?)… talvez o cara que sequestrou o casal de irmãos no S02E03, já que a menina gritou quando viu Sherlock…
    E tacou o presunto de cima do prédio.
    (à la “Um Corpo Que Cai”)

    Lembre-se que por um instante o Watson desviou o olhar…

  4. Não sei se você percebeu, mas a série é uma releitura de Sherlock Holmes e não uma série feita pra ser exatamente igual aos livros… Se não você deveria estar criticando o fato da série se passar nos tempos de hoje… é uma RELEITURA!

  5. Ainda faltam adaptar as outras duas “grandes” historias: o vale do terror e o signo dos quatro. Com certeza vem um desses dois nessa temporada, ja que veio o estudo em vermelho na primeira e o cao dos baskerville na segunda.

  6. (Nossa quanto spam aqui ‘-‘ )

    Sherlock é sem duvida a melhor serie que eu ja, vi tanto que ja garanti o meu box da primeira temp.

    ja quanto as mortes de moriarty e sherlock, digo que fico desapontada com a morte de Jim, ele era brilhantemente perigoso, e SIM Andrew Scott fez um trabalho magnifico, mas ja que é para explorar outros, que venham, que Holmes ia morrer, tinha minhas duvidas, e se confirmou no final do epi. a resposta, a unica coisa ruim é que só volta o ano que vem, acho que devia rolar um abaixo assinado pedindo que a serie volte pelo menos em meados de setembro/outubro.

  7. Mas Watson é convenientemente atropelado por uma bicicleta e fica atordoado na hora de ver o corpo. Com certeza isso foi planejado para induzi-lo ao erro.

    Pelo o que eu entendi, olhando onde estava Watson e portando também o telespectador, ele realmente pula mas de alguma forma, não chega ao chão. A gente vê o que Watson vê: ele pula e depois há um cadáver no chão. Nesse meio, há uma rua na frente…

    E obviamente,é o cadáver de outra pessoa que a legista deve te-lo ajudado a colocar ali.

  8. Lucas Carvalho,

    Muito boa a sua percepção, mas para mim Andrew Scott foi fantastico…

    quanto a minha percepção da morte do SH foi:

    Eu particularmente não tenho todo o quebra-cabeça montado, mas não tenho dúvida que Molly é uma das peças. Ela não foi citada como um dos três amigos em perigo de Sherlock, mas nós sabemos que ela faz parte do pequeno circulo de confiança. Por ser legista, Molly pode muito bem ter confirmado a identidade do corpo. Outro elemento que estou considerando é se existe um sósia de Sherlock, pois as crianças sequestradas o reconheceram como o captor e esse sósia pode ser o corpo. Quanto à queda, notem que tem um caminhão de lixo saindo bem na hora que as pessoas começam a aglomerar em volta do corpo. Acredito que Sherlock pulou caminhão de lixo, rolou o corpo do sósia para a calçada, Molly atestou e voilà. Ainda tenho dúvidas se o cliclista que atropelou Watson fazia parte do plano ou foi coincidência, mas de qualquer forma vale lembrar que Sherlock fez questão de Watson ficar parado exatamente naquele ângulo que ele estava.

  9. muito bom a sua parte aonde fala sobrE “pois as crianças sequestradas o reconheceram como o captor e esse sósia pode ser o corpo”

Deixe um comentário