quinta-feira, abril 18 2024

[contém spoilers do season finale] Eis que surge um novo ditador no coração da democracia: Rick Grimes, o xerife do apocalipse, o homem que matou o melhor amigo supostamente para proteger um seleto grupo de caça-zumbis. Mas nós sabemos que este foi apenas mais um crime passional, motivado pelo velho ciúme nascido no triângulo amoroso do fim do mundo.  É, amigos, Rick Grimes já não é mais um homem de honra! Antes de continuar, quero destacar a excelente pontaria dos nossos herois. À noite, em movimento, nenhum dos personagens errou sequer um tiro nos alvos cambaleantes das cabeças errantes. Pense numa artilharia de elite! Estão todos de parabéns. Mas Glenn parece ter sido o mais certeiro de todos, pois não tinha tanta prática quanto os demais e ainda enfrentou os solavancos do carro, ao passar pelo campo íngreme.

Destaque também para o apego suicida do fazendeiro veterinário, incapaz de abandonar o barco voluntariamente, em pleno naufrágio. O mundo se acabando e ele preocupado em proteger a propriedade? Pelas barbas do profeta! E ainda para Lori, a mãe que pela enésima vez deixou escapar o filho fujão. Aliás, amiga, por que tanta raiva do xerife se ele só fez o que você mesma pediu? Lembra-se do que você sussurrou-lhe dias atrás?

E a cara de alívio de Maggie, ao ouvir a declaração de amor tardia de Glenn? Antes tarde do que nunca, né? Ao menos, antes que o mundo se acabasse! O que seria pior do que um amor não correspondido, não é mesmo? Nem mesmo o fim do mundo! Pois é, meus amigos. Como eu dizia, Rick Grimes já não é mais aquele bom moço ingênuo dos tempos de outrora. E foi justamente sua ação e o tiro assassino disparado por seu filho  que serviu de farol para os zumbis que arrombaram a porteira como gados famélicos da manada apocalíptica. Os chefões da fase!

O ataque surpresa dos zumbis e a fuga épica foram bonitos de se ver. Só faltou tocar Thriller do Michael Jackson, na trilha sonora! E os sobreviventes ainda tiveram todos a mesma ideia de voltar para aquele mesmo local, indicando boa sintonia entre eles. É, amigos, nossos heróis conseguiram passar de fase. Agora, resta-nos esperar pelas novas aventuras do apocalipse zumbi mais famoso do mundo. E ainda haverá novos personagens. Que venham a esgrimista encapuzada, a penitenciária, o Governador. Há muita coisa para acontecer até o Game Over. Quem viver verá! Até a próxima fase!

Thiago de Góes é jornalista, escritor e blogueiro. Desde Arquivo X, é viciado em séries de ficção científica. Escreve sobre The Walking Dead, Fringe e outras séries no blog Lostalgia. Também é autor do livro Contos Bregas, que transforma versos de canções populares em histórias fantásticas. Além disso, ele é o mais novo colunista convidado do Ligado em Série!

38 comments

  1. O tom cômico traduz bem a galhofagem do seriado. é agora que caiu nos gostos populares com certeza seremos inundados de ainda mais galhofagem… corram para longe.

  2. Eh vdd, mas ainda assim ficou muito divertido

    mas os piores na minha opiniao foi a Lori ficando mto brabinha com Rick
    e o Carl, uma criança dando um tiro com uma arma daquelas e ainda acertando um alvo reduzido, atras de obstaculo, tudo isso em movimento

    mas, tudo pela licença poética e a pipoca

  3. Que preguiça desse papo sobre a pontaria dos personagens…

  4. Concordo, a season finale teve alguns erros sim, como a pontaria incrível dos personagens, a reação da Lori, o headshot do Carl, etc., mas isso não reduz a qualidade da série.

    Não sou crítico estudado, nem nada, mas acho TWD uma das melhores séries da atualidade. Todas séries erram, perfeição não existe.

  5. Desculpa dizer, mas que texto pobre hein… prefiro os textos bem argumentados do Davi Garcia.

  6. é sempre bom ver opiniões adversas… mas essa ficou meio hater…pra criar flame é ótima. Aumenta os comentários porque é polêmico.

    Bem lembrado sobre a pontária….. realmente surreal.

    Ei… mas espere? Do que estamos falando? Um apocalipse zumbi…… é algo…… surreal. Monstro de fumaça são surreais.

    Então, literal demais, não funciona bem pra séries

  7. Gostei de mais da review. Confesso que fiquei curioso pra ler seu livro.
    A Lory é um saco, como vc mesmo disse: Será que ela se esqueceu que pediu para o Rick matar o Shane? afff

  8. Opiniões contrárias são boas pra termos uma visão diferente dos fatos. mas se gostamos de algo temos de dizer porque gostamos.E se não gostamos também. quando há falta de argumentos fica apenas um texto engraçadinho e…só isso.

  9. se os zombies seguem barulho, não era melhor alguém pegar um carro e sair buzinando e atraí-los pra outro lugar? hahahahahahaha eu faria isso.

  10. Os tiros da pra relevar o que me incomodou bastante nessa temporada e ficou mais explicito nesse episódio foram os zumbis que uma hora são lerdos pra caramba e em outras são praticamente um Usain Bolt, de tão velozes. Quando o Hershel fica atirando em frente a casa, ele fica um tempão lá e os zumbis estão bem lentos. Já quando as mulheres saem da casa, os zumbis estão praticamente correndo atrás delas, assim como na fuga da Andrea na mata.

    Fora também a idéia idiota deles de tentar proteger a fazenda. Eles acharam msm que dava para matar todos os zumbis? Dava muito bem para salvarem o Rick e Carl e se mandarem dali sem ter gasto nenhuma bala! Mas ai nem teria graça né. Melhor eles continuarem sendo idiotas msm, matar um monte de zumbi e correrem risco de morrer! kkkkkkkkkk

    Mas falando sério apesar de alguns problemas o episódio foi fantástico! A invasão, o discurso final do Rick, a fuga da Andréa… Coitada da Andréa que aflição tava morrendo de medo deles matarem ela e deixarem a Carol e o t-dog vivos.

  11. Aos “comentaristas”: se tem uma coisa que não falta nesse texto são argumentos. É só uma abordagem diferente do que vocês costumam ler no Ligado em Série, mas em nenhum momento o Thiago deixa de citar fatos dessa temporada de Walking Dead.

  12. Isso aí!
    Argumentos faltam para uma temporada irregular e mal construída. Querem fazer diferente da HQ? Ótimo! Mas façam bem feito!

  13. Eu acho que as duas opiniões tem fundamento. Eu gosto da série e aprendi a tentar interpretar, romantizar, filosofar como o Davi faz. Mas por outro lado, a visão do Thiago está bem mais perto da minha visão da série. Mal feita e sem muita perspectiva. Eu realmente tenho medo do que virá pela frente.

  14. Na verdade, acho que ela teve aquela reação para começar algo maior. O que ela sente é que seu marido está se tornando cada vez mais um animal, menos humano. Isso deve ficar mais evidenciado na próxima temporada.

  15. Não é a questão de ser surreal ou literal. A questão é ser crível.

    Você está num trailer, no meio de muitos zumbis, tentando salvar dois amigos. Eles sobem no teto do trailer. O que vc faz? Oras, vc acelera e sai dali! Mas não, Jimmy vai olhar pela porta e, obviamente, é atacado! Putz…

    Ou como Andrea com a Carol. Vc está atirando em zumbis pra salvar sua amiga, mas vc já sabe que está cercado por eles. Vc atira no zumbi e salva sua amiga. Daí vc sai correndo, não é? Não, vc fica parado esperando que eles cheguem por trás! Putz…

  16. Só o que me faltava agora um colunista do nivel do Series Maniacos –‘ , com reviews cheio de ironia e sarcasmo =/ , POR FAVOR LIGADO EM SERIE NÃO VIRE UM SERIE MANIACOS POR FAVOR!

    Que preguiça desse papo sobre a pontaria dos personagens… [2]
    Textos sem argumento me dão uma preguiça.. [2]

  17. Ontem logo que saiu o texto critiquei, e pelo visto não fui o único. Este tipo de texto não cabe aqui no ligado em serie. Milton Neves pra criar polêmica não, e nem nada engraçadinho, o ligado em serie é um dos melhores sites de criticas de seriado da atualidade e não merece este tipo de texto.

  18. Este tipo de texto não cabe no ligado em série?? Quer dizer que não pode falar da série queridinha do site?? Que censura é essa? O texto tem argumentos. Citados linhas a linhas. Uma série de fatos incrongruentes da série. Agora se a maioria dos leitores não sabe ler direito, a culpa não é do cara que escreveu. Prestem atenção, no texto e na série que vocês assistem! Que papo é esse de preguiça do papo da pontaria dos persongagens? A série É mal feita, e vocês não aguentam ouvir, preferem se enganar?

  19. Não se trata do fato de que ele criticou a serie, em nenhum momento reclamei disso, aqui no Ligado em Serie criticam várias séries que eu gosto de ver, e eu respeito, porque é feito com propriedade, não com um texto infantil tentando ser um Tiago Leifert das criticas. Só defendo a continuidade da seriedade do trabalho do Ligado em Série, não mais que isso.

  20. não com um texto infantil tentando ser um Tiago Leifert das criticas[2]

    Só defendo a continuidade da seriedade do trabalho do Ligado em Série, não mais que isso. [2]

  21. Tem gente que gosta de ler críticas para aprofundar o que foi visto na série. E tem gente que gosta de ler crítica pra criticar a própria crítica.

    Prefiro emitir minha opinião sobre o seriado, não sobre o escritor.

    Assim, vou falar: relevo todos os erros, porque mesmo com tantos equívocos, foi um dos episódios mais empolgantes e menos errados da temporada. Cansei de lenga-lenga, da fazenda, dos afazeres domésticos…

    Assito a série de zumbi pra ver zumbi, matança, luta pela sobrevivência, não pra ver a Lori descascando nabo na cozinha.

  22. Puts! daqui a pouco vai ter gente dando Headshot em outro ai hemmmmm!!!!

  23. realmente o texto é ruím, comparado com os textos do resto do pessoal aqui do site, mas o lance dos tiros sem errar nenhum zumbi foi osso mesmo.

  24. Concordo em parte com a “review”, mas também concordo plenamente com você. Esse tipo de texto não é típico do Ligado em Série. Poxa, de todos os blogs sobre séries que eu acompanhava, só restou esse. Enfim…

  25. Gostei de ler esta visão menos carregada do episodio, primando pelo cômico e ressaltando as decisões acertadas e as nem tanto do season finale. Não senti nenhuma pontinha de hater, e nem mesmo de potencial flamer. Realente quem se apegar naqueles detalhes que ele satirizou e achar que por isso o autor julgou um episodio ruim realmente tem um potencial flamer interior bem maior que o do texto.

    A questão da pontaria, e’ algo que se nota mas, pelo menos pra mim,não incomodou. Me lembro de Gleen pedindo para a Maggie balançar menos o carro e na sequência parecendo perder alguns tiros. Mas, como eu disse, não me incomodou e não me foquei nisso. Acho que ate contribuiu, juntamente com Hershel lutando pela sua fazenda, o pessoal se reunindo na estrada, a encapuzada com seus dois zumbis, tudo isso se somando neste episodio cuja ação predominou, que e’ algo que vinha mais dosado na serie.

    Os pontos que realmente me fizeram questionar um pouco, foi a tensão que criaram entre Carl, Rick e Hershel sobre sair ou esperar ali, e 2 minutos depois chega a carreata. E a reação da Lori para com o Rick. Eu quis entender que ela ficou bravinha porque o Rick deixou o Carl envolvido na situação, porque se ela ficou brava com o Rick por conta dele ter matado Shane, ai realmente ela e’ incoerente. E no fim, eu vendo a cara do Rick de: “Putz, como assim ela ta brava?” Eu cheguei a pensar que o Rick poderia entender que ela ainda gostava do Shane, e ficou bravinha por isso.

    Agora, esperar outubro pra ver essa galerinha aprontando mil e uma confusões na penitenciaria.

  26. Excelente artigo, Thiago. Concordo em tudo, até porque conversamos sobre isso, hehehe. Mas o mais importante é que apesar das constantes “licensas poéticas”, TWD é realmente muito bom. Estou ancioso pelos próximos capítulos. Um abraço.

  27. Discordo do começo do texto onde diz q Rick não é mais um homem honrado. Continuo achando ele o mais honrado de todos, mesmo com todo o acontecido, e aquele discurso dele pros demais foi fenomenal, só falto dizer q a esposa era uma vagabunda, mas ainda há tempo.

    E já mencionando isso, tbm discordo q ele matou o amigo por ciúmes…Shane sim foi motivado por ciúmes (e por aquele papinho da vagabunda pouco antes), já Rick estava se defendendo, pensando na família como sempre, mesmo q no final das contas ele tenha matado 2 coelhos c/ uma cajadada.

  28. Sou fanático pelos quadrinhos… Kirkman criou uma alma, uma atmosfera, um clima único. Quase um Apocalipse Zumbi que Will Eisner adoraria… Mas, ao migrar para a TV, até o terceiro episódio a série ainda respirava um pouco da alma da HQ, após, é o maior vexame em termos de adaptação que já testemunhei, e digo o maior porque o Kirkman está envolvido… sabemos que o Carl mataria o Shane lá no começo, sabemos que o Dale sofreria amputações indescritíveis (agora tá fora de cena) sabemos muitas coisas peculiares que faziam dos quadrinhos algo cativante, na TV é uma mistura de filme do Romero, com dramas Mexicanos e faroeste barato… isso tudo com uns zumbis que, sinceramente, acho que nem eles sabem porque estão lá… Uma merda. (ainda tem os quadrinhos, felizmente, porque lá, ainda há honra pela narrativa)

    Minha dica é – PASSEM muito LONGE DESSA BOSTA DE SÉRIE e comprem e leiam os quadrinhos… (Em caso de pobreza para comprar, baixem, que pobre se resolve assim…)

  29. Concordo sobre a lerdeza de alguns zumbis e agilidade de outros… e realmente não teria graça se eles só saíssem correndo de lá sem dar um tiro sequer. A 2ª Temporada foi tão parada com relação a tiroteios que os roteiristas tiveram de deixar a matança pro final.

    *** Quanto a pontaria, também reparei isso. Eles já podem ser considerados uma Tropa de Elite 3. kkkk

  30. Comprarei os quadrinhos e continuarei assistindo a esta ÓTIMA série, amigo.

    *** Obrigado pela dica.

  31. Apenas mais um crime passional? Pelo o que eu vi se ele não matasse o Shane a essa hora quem estaria morto era ele.

  32. Na verdade o que atraiu os zumbis não foram os tiros do Rick e Carl e sim o helicoptero misterioso.

  33. Mais uma temporada e The Walkind Dead ficou devendo um pouco. A segunda temporada foi menos sonolenta que a primeira, é verdade, mas ainda tem os momentos ‘sono’ durante os episódios.

Deixe um comentário