quinta-feira, março 28 2024

Por Bruno Carvalho

[com spoilers do episódio 3×14] Por 22 minutos e alguns segundos em uma noite de quinta-feira, a TV americana sai do seu estado de mediocridade, onde séries mantém-se fieis às suas estruturas que fazem sucesso justamente por permanecerem imutáveis e inertes ao longo dos anos. É aí que Community entra, mais uma vez subvertendo sua forma e estilo como um exercício natural e, pra eles, até inevitável em prol da arte de fazer comédia. Certamente esta série não terá a vida longa dos CSIs, Houses e Big Bang Theorys da vida, mas em sua curta existência de prováveis poucas e modestas temporadas, terá contribuído de forma muito mais significante à TV do que décadas da programação estática que já foram produzidas para o americano médio. Em Pillows and Blankets, Dan Harmon contou a prosaica história de uma guerrinha de travesseiros com uma abordagem épica em forma de documentário de guerra civil em homenagem ao estilo do famoso cineasta Ken Burns.

Justificando a presença das câmeras que captaram os preparativos para a guerra e os súbitos confrontos pela equipe do Guiness Book que ali estaria para registrar o recorde do maior forte de lençois do mundo, o episódio contou ainda com uma série de recursos gráficos, fotos, mensagens de texto e até postagens no Facebook (Leonard curtiu isso!) para ilustrar as estratégias, quedas, triunfos e a resolução da então famosa Batalha de Greendale. Repleta de meta referências, como a música Daybreak na rádio da faculdade que Troy, Abed e Annie vivem cantarolando por temporadas e citações de clássicos de guerra (inclusive um pertinente questionamento sobre as confusões dos títulos da série Rambo), a narrativa foi a principal contribuinte para que Pillows and Blankets entrasse no rol dos memlhores episódios de Community até hoje. E para aqueles que acharam o último episódio mais fraco que o normal (afinal, embora estranha, a história da lanchonete Subway pode ter papel fundamental na renovação da série), ele claramemte estava construindo a fundação para este incrível capítulo. A única parte ruim do episódio foi justamente o seu final, pois no momento em que o logo da Universal Television tomou a tela, fomos imediatamente lançados fora deste turbilhão de ousadia e genialidade para retornar ao nível inferior e costumeiro da broadcast television americana. Por mais momentos como este, salvem Community, NBC! E vocês aí, eat fresh!

17 comments

  1. Pronto. Community depois do episodio passado de nível mediano/baixo atou todos as pontas deixadas e juntou tudo no seu melhor estilo: ousando e abusando das referências e humilhando na inovação. Episódio foda!

  2. Leonard também curtiu a review! Hahaha

    Muito bom, assino embaixo!

  3. Não tem nem muito o que comentar. Episódio Espetacular! Entra no meu TOP 5 da série facilmente =P

  4. Prepararam bem o terreno no primeiro episódio e não decepcionaram no segundo! Que continuem assim! =]

  5. Agora é esperar pro episódio “Law & Order” que depois de “Pillows and Blankets” foi o episódio que a equipe da série mais destacou,ou seja,provavelmente mais um épico….mas épico no sentido literal da palavra,acho que esse “Pillows and Blankets” alcança os de PaintBall e Dangerous and Dragons e provavelmente os supera..ams essa discussão é outra…

    Nem é tão legal comentar um episódio tão bom e sem defeito nenhum,melhor esperar o próximo e vir comentar o

  6. Quase chorei lendo essa resenha, o episódio foi realmente sensacional! Essa série não pode acabar ainda!

  7. Só eu que reparei que foi uma paródia magnifica de Band of Brothers? XD

  8. Community é bem divertida, mas vocês, que tem conhecimento especializado de crítica, parecem se deixar encantar pelas “ousadias narrativas” e a super-estimam.

    Assim vira mais exercício crítico que entretenimento.

  9. Foi um excelente episódio, quem dera todos os outros da temporada fossem do mesmo nível. O anterior a esse mesmo, foi horrível.

    Community é a nova Arrested Development, tem um grande potencial mas é subestimada pelo público maior. Mas sinceramente, prefiro que continue assim, mesmo que dure pouco. Prefiro ver a série virar cult daqui uns anos, do que virar hype e decair na qualidade, LEI-SE THE BIG BANG THEORY

  10. parei de ler em “SUPER-ESTIMAM”…

    O cara reclama que um BLOG DE CRÍTICA TELEVISIVA está fazendo EXERCÍCIO CRÍTICO! É o fim da Iternet mesmo.

    Quem tem que entreter é a série, aqui é pra discutir mesmo fiote.

  11. Robson Sobral

    ‘parei de ler em “SUPER-ESTIMAM”…’

    Por ter bancado o Grammar Police e ter parado talvez se explique porque deu a opinião abaixo, onde mostra claramente que não entendeu direito o que falei.

    “O cara reclama que um BLOG DE CRÍTICA TELEVISIVA está fazendo EXERCÍCIO CRÍTICO! É o fim da Iternet mesmo.”

    Não foi isso, você podia ler com calma novamente para tentar entender, mas te explico.

    Digo que estão priorizando as peculiaridades da estrutura do roteiro frente a todo resto.

    Eu gosto da série, tenta entender que se alguém não acha o máximo super-duper como você, não quer dizer que esse alguém é seu inimigo.

    (Esqueceu o “n” de internet, mas não vou te desrespeitar por isso. Viu, todo mundo erra.)

    “Quem tem que entreter é a série, aqui é pra discutir mesmo fiote.”

    Entre as discussões está o fato de achar que enchem demais a bola da série. Simples.

    Divergência de opiniões, maezinha, faz parte.

  12. Ainda que Community seja uma das minhas séries preferidas, eu concordo com o que você disse. Eu gostei do último episódio, mas não o considero um dos melhores da série. Realmente a estrutura é interessante, mas o desenvolvimento do episódio deixou a desejar em um ponto fundamental: a parte cômica. Community se destaca justamente quando consegue aliar a forma ao conteúdo, como em “Modern Warfare” e “Paradigms of Human Memory”.

  13. Mesmo sendo fã da série eu entendo a crítica do Ismael. O episódio foi bom, mas não digno de um TOP 5. E Nota-se CLARAMENTE a empolgação de quem escreveu o texto. Há argumentos fundamentados, mas o amor por Community fica tão latente a ponto de já pensar, duvido que vem crítica ruim por aí. Como fizeram no post do episódio anterior de Communirt, que foi péssimo

  14. RÁ,sempre aparecem chatos que tem que se achar perfeccionistas e reclamarem de algo que não tem o que reclamar.

    Reclamem e achem o episódio chato,a vida continua e Community também.

    ps:quem escreve não pode se empolgar?

    ps 2:sério que vocês estão colocando defeito nesse episódio por ele não ser TÃO bom quanto o que VOCÊS mais gostam?

  15. até que enfim um episódio genial de community, tava sentindo falta de um episódio assim na série. acho bastante digno “pillows and blankets” ser indicado ao oscar. não é só um documentário sobre guerra, violência, sangue e almofadas, mas tb sobre amizade e piadas exageradamente modernas.
    conseguiu captar toda a essência da série: as referências, o humor irônico, o peso emocional, os diálogos criativos e claro as piadinhas modernas…….tudo que faz um fan da série ser fan.
    community é uma série cheio de altos e baixos, mas os altos são tão altos que chegam a ir além das nuvens, saindo da estratosfera hauhauhauuahau

Deixe um comentário