FOTO: REPRODUçãO

Por: Bruno Carvalho

Quando volta aquela série? Quando estreia o novo episódio?

Aprenda a localizar o status e a data de retorno de sua série favorita

sherlock

Passo 1: Acesse o nosso Calendário de Séries.

Não achou o que procurava? Leia abaixo:

Se você recebeu um link para esta página em uma resposta no Twitter ou Facebook, provavelmente você está querendo saber quando uma série que você gosta estreia uma nova temporada, retorna das férias ou exibe um novo episódio, correto? Então este guia servirá para te ajudar a encontrar a resposta. Explicando: No exterior, nem todas as séries são exibidas ininterruptamente, ou non-stop como eles chamam. Aliás, são poucas as que passam desta forma. A maioria das séries possui diversas pausas em sua exibição, pois uma temporada na TV aberta americana tem cerca de 22 episódios para compor até 8 meses. Pra não ficar perdido ou esperando um inédito que nunca vem, você precisa de ter acesso ao calendário de exibição daquela atração. Não há um padrão e cada canal adota um estilo de exibição. Algumas séries são tiradas do ar no meio da temporada para que testem outra no lugar ou simplesmente é necessária a interrupção para a produção de novos episódios. Se o episódio de uma série não foi exibido no dia em que deveria, provavelmente ela está em pausa, e isso pode durar uma semana ou vários meses (o que chamam comumente de hiato). Como então saber quando volta aquela série?

Primeiro Passo

Primeiramente, certifique-se de que a série que procura não esteja já cancelada ou em hiato. Pode parecer bobagem, mas ficariam surpresos com gente que ainda procura por novos episódios de The Event, Heroes, The Cape, 4400… (sim, quase sempre é série ruim) Para isso, acesse a página da série no IMDB. Se a produção está com uma data fim, é porque já era.

Existem séries que também não foram renovadas oficialmente para novas temporadas. Então certifique que ela está renovada consultando pelo número de temporadas totais no IMDB.

Regularidade

Canais costumam ser regulares em seus calendários. Assim, se a primeira temporada de uma produção estreou em janeiro de determinado ano, é muito PROVÁVEL que o segundo ano estreará em janeiro do ano seguinte e assim por diante, até ela ser cancelada.

Assim, verá que Game of Thrones sempre estreia em abril de cada ano; House of Cards em fevereiro; Orange is the New Black no meio do ano e assim por diante. Pesquise quando cada temporada de uma série estreou (no país de origem). Há exceções? Sim, como Sherlock por exemplo que segue um calendário próprio e demorado, mas na maioria das vezes encontrará o período certo para ajustar as expectativas.

TVShow Time

Hoje vários aplicativos para celular podem ajudá-lo a manter o calendário atualizado. Eu uso o TVShow Time. Ele lista quando será o próximo episódio de cada atração. O aplicativo também tem uma versão para o computador. Lembre-se que a data americana começa com o mês na frente do dia!

Usando um media tracker

Existem alguns media trackers que também funcionam como redes sociais e que também prestam o serviço de orientar o fã de séries sobre as datas de exibição de episódios, estreia de temporadas etc. Um deles é o já famoso Orangotag (mas que é cheio de bugs e instabilidades), o outro é o Banco de Séries e tem esse todo em inglês Trakt.tv (valeu, Mari). Serviços úteis.

Usando o site das séries

Se você AINDA não conseguiu a informação usando todos os métodos acima, calma! Você pode ir no website da atração e descobrir. Pra isso, coloque o nome da série no Google (usando o nome no idioma original, claro) e acesse a página oficial. Ela provavelmente será uma das primeiros exibidas pela busca e estará hospedado no site do canal que a exibe. Então, para achar o website oficial de Dexter, por exemplo, digite no Google “Dexter” e “Showtime” na busca. Você deve achar a informação logo na capa ou então uma previsão de volta “Next Fall, Summer, Winter ou Spring” (inverta as estações do ano e voilá).

25 respostas para “Quando volta aquela série? Quando estreia o novo episódio?”

  1. Diego disse:

    Para Android tem o TV Show Favs, tem várias funções e possui versão free.

  2. Lucas disse:

    Pena que os dois aplicativos para celular sejam de Iphone… Achei bem interessante o funcionamento desse Episodes. Para pessoas como eu, que assistem muitos seriados é bem legal.

  3. Bruno Carvalho disse:

    Valeu, adicionado à lista.

  4. Bruno Carvalho disse:

    Tem listado app pra Android tb.

  5. Mariana Garcia disse:

    Otimo post, super util!

    Eu ainda indicaria o trakt.tv é possivel marcar episódios de séries e filmes, há um calendario com todas as séries exibidas e um especifico com as séries que vc assiste, ainda é possível comentar sobre os episódios sem dar spoilers para quem usa a ferramenta.

    O unico “problema” é que o site é todo em inglês.

    Mari – @oblogdamari

  6. Bruno Carvalho disse:

    Adicionado, Mari, obrigado!

  7. Lorran disse:

    Além do TVRage cito o excelente TV Episode Calendar -> http://www.pogdesign.co.uk/cat/ que é um calendário de exibição de séries que esta sempre atualizado.

  8. @bagagini disse:

    Um media tracker realmente decente é o trakt.tv, além de series e filmes, existe a possibilidade de instalar plugins em alguns players. Tudo que você assiste é atualizado automaticamente, com status na timeline do facebook e twitter.

  9. Bruno Carvalho disse:

    Está na lista amg.

  10. Lucas disse:

    Já estou usando o app indicado pelo Diego

  11. Meg disse:

    O Imdb também fornece a lista de episódios.

  12. Michele disse:

    pra marca episódios vistos, tem tbm o trakt, q tem interação com o SeriesGuide(app pra Android)

  13. Luís disse:

    Eu tem uso esse e super recomendo.É muito simples marcar a série vista,sem frescura.

  14. Thiago disse:

    Uma pena o app do Episodes ser pago, gostei tanto dele :/

  15. Luís disse:

    Bruno,no Tv Calendar tem configurações no canto em cima direito,e lá vc pode colocar o fuso horário do Brasil e as séries ficam com o horário certinho.

  16. @bagagini disse:

    Importo ele no meu Google Calendar, bem simples e prático.

  17. Vinícius disse:

    Eu uso o http://www.followmy.tv.

    É o melhor, não vivo mais sem. Avisa direitinho os episódios, voce marca o que já viu, o que nao viu. Enfim, muito bom.

  18. Claudia disse:

    Há um mês atrás o orangotag estava péssimo, muito ruim mesmo. Agora ja faz umas 3 semanas que tô usando e sem nenhum BUG.

    O único problema do site, é a demora deles em cadastrar novas séries =/

  19. Selma disse:

    Bacana essa informação, várias dúvidas resolvidas. Eu queria há muito saber quais os canais abertos e quais os pagos. Obrigada.

  20. Bárbara disse:

    já adicionei tudo aqui, no pc e no smartphone! valeu pelas dicas!

  21. Thiago disse:

    Verdade! Segundo eles, o site foi hospedado em um novo servidor.

  22. Anilton disse:

    site muito bom!!! e um calendario gigante…hehehe
    http://www.pogdesign.co.uk/cat/

  23. Micael Pinheiro disse:

    Para iphone também tem o TV Show Tracker, que é bem simples, mas bem funcional.É o que venho usando.

  24. Dubah disse:

    http://tvcountdown.com para episódios, datas e horários e http://orlydb.com para nomes de release.

Deixe uma resposta

ss