quinta-feira, março 28 2024

[com spoilers para quem assiste pelo Sony] Com dois temas bem distintos (Músicas de artistas que surgiram na Califórnia ou que falassem sobre a Califórnia e Músicas que os competidores gostariam de ter escrito), a antepenúltima semana do Idol nos lembrou que dois dos quatro candidatos são refugos da temporada passada; trouxe duas performances marcantes de dois deles e formou o top 3 confirmando a eliminação de outro que vinha frequentando as últimas posições na votação popular com relativa frequência. De forma resumida, seguem minhas breves impressões sobre o que cada um dos 4 fez em grupo e individualmente.

Phillip Phillips: começou com “Have You Ever Seen the Rain” do Creedence e abrir mão do violão e das caretas, fez uma boa versão da famosa música que lhe deu espaço para impor seu estilo. Em sua segunda apresentação, foi de “Volcano” do Damien Rice  e surgiu bem mais à vontade com seu violão de volta e com uma leitura bem intimista e segura da música que lhe deu todo espaço para reforçar as qualidades que o colocaram no top 4 e justificam sua ida para o top 3.

Hollie Cavanagh: escolheu “Faithfully” do Journey para começar e embora tenha feito uma apresentação relativamente correta, acabou engolida pela grandiosidade da música que, para mim, exige mais energia de quem a canta. Na segunda performance, Hollie escolheu “I Can’t Make You Love Me”, outra música que pareceu grande demais para ela, algo que se refletiu na opinião dos jurados destacando a falta de conexão da moça com a música e antecipou seu destino: eliminada sem ter conseguido fazer o público amá-la.

Joshua Ledet: em sua primeira apresentação foi com “You Raise Me Up” e, bem mais contido, fez bom trabalho com a música conferindo emoção à interpretação sem recorrer à gritaria das vezes em que tentou se colocar (mesmo que incoscientemente) como a versão masculina da Fantasia. Como segunda escolha, Joshua optou por “It’s a Man’s Man’s Man’s World”, grande clássico de James Brown, e essa sim uma música que de fato permite os exageros vocais que Ledet tanto gosta de abraçar e que dessa vez mereceram justos elogios.

Jessica Sanchez: À essa altura, acredito que ninguém duvide que ela tem a melhor voz dentre os que ficaram, por isso ouví-la fugindo um pouco do lado diva que a deixa mais confortável com um blues de Etta James foi uma grata surpresa. Na segunda música (“And I Am Telling You I’m Not Going” do filme Dreamgirls), Jessica ressurgiu como um campeão dos pesos pesados que entra no ringue para acabar com a luta no 1º assalto sem dar a menor chance para o oponente. Performance simplesmente sensacional.

As apresentações em conjunto:

No 1º dueto, Phillip e Joshua cantaram “This Love” do Maroon5 e o resultado foi só ok sem que nenhum dos dois tenha conseguido colocar folk ou soul respectivamente na releitura de uma música que já é tão popular.

O 2º dueto com Jessica e Hollie, por sua vez, trouxe as duas cantando “Eternal Flame” (quem não lembra dessa na trilha de Que Rei Sou Eu?). A performance em si, mostrou as duas se perdendo em algumas partes, mas dando chance para que, individualmente, elas pudessem explorar seus talentos vocais com os agudos bem pontuados que a música pedia.

A apresentação em quarteto, por sua vez, colocou os 4 cantando “Waiting For a Girl Like You” podia ter rendido algo melhor, mas os arranjos foram tão insossos que só restou a cada um deles tentar se sobressair na voz o que acabou provocando atropelos em alguns momentos.

*****

E aí, curtiram o Top 3? Quem deve chegar à final?

Em tempo, o Sony anunciou esta semana que exibirá a final do programa ao vivo no dia 23 de maio. Resta saber se a versão HD do canal manterá o formato ou apelará para a versão standard e de baixa qualidade na transmissão.

11 comments

  1. Tosco.. O Phillip tem talento mas ganha só por ser gatinho, a Jessica tenta MUITO ser a Beyoncé, até cansa… E o Joshua tem uma mega cara de falso! Tava torcendo pela Skylar desde o início. Queria que a Hollie ficasse, mas.. Eles definitivamente não sabem votar! 

  2. Torço pelo Joshua e acho mt justo ele estar entre os 3 primeiros!! Espero muuuuuuuito que ele vença

  3. Sinceramente meu caro Fabio Ghisi os Norte Americanos não sabem votar. Eliminar a Skylar foi demais. Passei a acompanhar o programa por causa dela. Só me veio a memória a eliminação da Rachel Crow no X-Factor.

    Totalmente sem noção.

  4. Primeiramente: Obrigada, jurados, por ter salvo Jessica Sanchez
    na competição!!!

     

    Como ficar sem essa voz até a final gente???

     

    Que perfeito… Hollie pode se espernear no palco que não
    consegue passar a emoção que a Jess passa paradinha no lugarzinho dela!!

     

    Parabéns menina… Arrasou (mais uma vez) e eu não quero nem
    saber se a música é do Dreamgirls ou não, se é batida ou não, e sei lá mais o
    quê. O importante na competição é a competência vocal!!

    Boa Sorte Jezz… Dedinhos cruzados na final pra vc ser a nova Idol a Nova DIVA!!! ^^

  5. Análise extremamente tendenciosa , claramente a favor De Jessica e altomaticamente contra Joshua, acho que ficou mais que claro que Joshua Tem a melhor voz e unica que os demais , enquanto jessica é uma mistura barata de tina turner com beyoncé

  6. ADORO AMERICAN IDOL E COM TODO O RESPEITO MEU AMIGO  A SKYLAR NAO CANTAVA NADA PERTO DOS 3 FINALISTAS… TORCIA PELA ELISE QUE FOI ELIMINADA INJUSTAMENTE….MAS AGORA TO COM A JESSICA…E A ELIMINAÇÃO DA RACHEL CROW REALMENTE LAMENTAVEL………..

  7. ADORO A JESSICA….ACHO QUE ELA FICA E GANHA O JOSHUA CANTA MUITO MAS REALMENTE MEIO GRITADO E TAMBEM CONCORDO COM VC SOBRE O PHILLIP…..RS=-))

  8. FALA SERIO NÃO ACREDITO QUE PERDI ESSA GRANDE ELIMINAÇÃO………ADORO A TODOS MAS AGORA QUE ELISE SAIU….VAMO QUE VAMO JESSICA ….PEQUENA GAROTA,GRANDE VOZ….COMBINAÇÃO PERFEITA….

  9. Joshua, no mínimo merecia estar na final. Essa Hollie ficar entre os 04 demonstra a total falta de gosto do povo americando. Qualquer um que saiu antes dela foi injusto. Entre Phillip e Jessica. Esta é muito boa, aquele é muito bom e bem diferente. Acho que prefiro Philiip por quem me apaixonei (sua música) desde o início. Como Joshua não estará na final, fico com ele. Mas acho que Jessica ganha.

  10. Concordo com vc….mas essa menina de apenas 16 anos (Jessica) canta muito, mas muito mais que aquela tal de Myley Cyrus (nem sei se escreve assim)…garanto que se ela estivesse enfrentando um American Idol já teria ido para casa há muito tempo. Mas a Jessica é merecidamente a American Idol 2012…me desculpe mas o Phillip desafina em alguns momentos e não alcança algumas notas musicais…ele dá uns berros para suportar a altura. Abraços!!

Deixe um comentário