quinta-feira, abril 18 2024

Hoje, na véspera do aniversário de dois anos do fim de LOST, o produtor Damon Lindelof (um dos showrunners e principal roteirista da série) publicou em seu próprio perfil no Twitter o link para uma entrevista que concedeu ao site On The Verge. Apesar de trazer um apresentador ligeiramente despreparado e falastrão, Lindelof comentou vários aspectos sobre o final de LOST e as decisões criativas do show ao longo das 6 temporadas. Infelizmente o vídeo está em inglês (alguém anima legendá-lo?), mas dentre vários assuntos discutidos, Lindelof comentou mais uma vez o final e colocou alguns pingos nos “is”para aqueles que, como o próprio entrevistador, insistem em achar que nada na série foi real. O roteirista explicou que tudo, exceto os flash sideways (da 6ª  temporada), realmente “aconteceu” na série.

A ilha foi real, o acidente, a Inciativa Dharma etc. Ele contou que o conceito do ambíguo término da série é o que mais fazia sentido para ele, que procurava se distanciar de um final onde “o arquiteto da Matrix chega e explica tudo“. Na concepção de Lindelof, LOST foi uma série sobre pessoas que estavam perdidas e eram incapazes de se perdoar, e que somente após compartilharem todas aquelas experiências é que finalmente foram capazes de “seguir em frente”. Ele explicou também como funcionava a mecânica das temporadas (que eram planejadas), confessou que enquanto a ABC não estabeleceu o fim da série (o que ocorreu na 3ª temporada) eles não tinham o final pronto e que eles sempre ouviam o feedback do público e incorporavam na história (mas às vezes era tarde demais). Segue abaixo o vídeo completo da entrevista:

37 comments

  1. Triste é ela TER que explicar que só os flashsideways 
    não eram reais, dois anos depois, pra esse povo entender 

  2. Sempre que vem alguém dizer que não gostou do final de Lost, pergunto o motivo e é sempre algo nesse sentido: “Estavam todos mortos”. O pai do Jack foi o mais didático possível, explicando esse ponto. Complicado! Aos demais, digo que desconsiderem os flashsideways já que não conseguiram captar a mensagem tão bonita passada pelos roteiristas.

  3. Ninguém achava que tudo não era real. É que o final foi uma merda mesmo e sempre precisam de uma desculpa. Abração, Lindelof!

  4. Só eu tenho a impressão que HATER de LOST tem a necessidade de comentar em todos os lugares possiveis “dos anos que ele perdeu vendo”. z.z Tipo, ja deu. Ninguem se importa se voce gostou ou não.

  5. Gente, coitado dele! Enloqueceu depois do fim de Lost! Ele não desencana, só fala disso, só vive tentando se explicar, querendo convencer todo mundo o tempo todo, mesmo dois anos depois do fim do seriado…

    Meu amigo, o trauma foi grande.

  6. Sério que esse cara ainda acha que que não idolatra Lost é porque não entendeu aquele train wreck?? Será que eu não tenho o direito de ter visto, entendido e ainda assim achar um lixo… Porque eu achei, e ó, fiquem tranquilos, eu sei que todo mundo viveu sua vida inteirinha e só se encontraram na sexta temporada, nos flashsideinfernos depois que todos morreram, independente de quanto tempo demoraram pra viver… Eu entendi tudo e ainda assim achei uma resolução boba, fraca e absurdamente incoerente. Deal with it!

  7.  Ué, quem gosta não pode vir aqui e falar que gosta? Quem não gostou também pode, né?

  8. Foi um final medroso mesmo. E sem essa de dizer que quem não gostou é porque é burro. Gostei da série até a quinta temporada (pra mim a melhor), mas o final foi fraco demais. Não tento posar de intelectual de araque, não gostei e pronto.

  9.  Ta mas serie que voce não gosta ou que não gostou do final tem aos montes. Agora o negocio acabou faz dois anos, voce não gostou, move on, vai pra proxima. Tem tantas series que eu não gosto, não é por isso que em toda noticia, todo lugar eu tenho que ir e critica- la. Eu ja fiz isso quando  terminei de ver. E não ficar remoendo isso depois de tanto tempo.

  10. O pior é ainda ouvir os “que não entenderam que tudo era real” chamarem a série de ruim, ‘bost’, e afins. Primeiro entendimento, depois críticas. Por favor!

  11. Sim, vários ainda acham, inclusive o próprio apresentador do programa.

  12. Os que comentam pra dizer “Bost” realment merecem ter achado o final ruim. É demais pra uma mente como essa.

  13. Alguém que entendeu o fim da série, por favor, pode me explicar? Por que eu não tenho a menor vergonha de dizer que, apesar de ter amado a série e muito dos seus personagens pelos quais tenho muito carinho, e não ter me arrependido nem um pouco de acompanhá-la, exatamente por isso; não entendi completamente o final. Então se alguém me fizer esse favor..

  14. Depois de terem saído da ilha e vivido suas vidas, depois de morrer os personagens foram parar naquela “vida” da sexta temporada, onde todos tinha que relembrar o que tinham vivido e se encontrar para que pudessem seguir juntos para a luz… ¬¬

  15. Eu amei Lost até a 5° temporada (minha preferida junto com a 1°), e tinha entendido o final, só odiei.
    Preferia que tudo fosse explicado não apenas terminado.

  16. Sério de gênio feita para não-genios, só pode gerar comentarios como “Bost”, “todos morreram no final”, “o final foi uma merda”, e etc

    Uma serie, filme, quadrinhos, não se julga pelo seu ato final, e sim pela sua narrativa.

    Melhor serie de todos os tempos, esta alcunha só cabe a LOST!!!

  17.  Deixa ver se entendi então… Depois q a bomba explodiu, todo mundo morreu mesmo? Até o Jack? Ou ele foi o único q ficou vivo pra cuidar da ilha, proteger a luz, sei lá? Acho q vou bem ali rever a série do começo ou pelo menos toda a sexta temporada ¬¬

  18.  Não! Quando a bomba explodiu conseguiram consertar tudo e voltar para a época correta… Depois disso, as pessoas foram resgatadas e saíram da ilha… Ao sair da ilha, viveram suas vidas fora da ilha normalmente… Ao morrerem, independente de quando, todos se encontraram naquela espécie de purgatório que foi a realidade alternativa da última temporada. Lá no purgatório, todos deveriam relembrar suas vidas e se reencontrarem para irem juntos para a luz…

  19. Só uma pequena correção: O nome do site é ”The Verge”, ”On The Verge” é apenas o nome do segmento.

  20. Ele foi burro de ir a público se explicar. Ele tinha que sair como a série, sem explicações.

  21.  de novo esse negócio de “perdi 6 anos”? Vira o disco

  22. Lost foi ridiculo. Fizeram três temporadas como se fosse uma série de ficção científica, e quando viram que não conseguiriam explicar as coisas, começaram com esse papo idiota de que é uma “história sobre pessoas”. Ridiculo.

  23. Lost sempre foi e sempre será a minha série favorita. Gostei do final mas eu entendo quem não gostou. O que eu não entendo são as pessoas que dizem que não gostaram, que perderam 6 anos de vida, simplesmente porque virou moda desde o fim de Lost falar mal da série. E os 5 anos anteriores em que tudo era bom pra essas pessoas, em que Lost era a “melhor série do mundo”, “Locke era o melhor personagem” …E aí? É totalmente apagado? Sinceramente, eu não entendo essas pessoas. 

  24. A série foi ótima, mas vamos confessar e aceitar que o final foi muito ruim, níguém gostou, nos comentários querem justificar, foi tão tosco que se é semelhante a dizer que foi um sonho de um personagem, que no final teria acordado e tudo bem, depois de toda a tecnologia, toda a mística, realmente decepcionate. Um abraço.
    Gilson Batinga

  25. Sem sombra de dúvidas Lost ficará na história da televisão como uma das mais criativas e sensívies narrativas já feitas. Apesar de o final da mesma ter confundido a muitos (me enquadro entre estes) diversas dúvidas careceram de respostas mais objetivas, tais como: O que foi o projeto Dharma? qual o significado da resistência de desmond ao eletromagnetismo? Em que momento eles morreram? Porque a ilha aparece submersa no oceano no primeiro episódio da sexta temporada? Mas, não obstante as questões em aberto, as maravilhosas histórias dos personagens magistralmente retratadas pela produção valeram cada segundo e certamente cumpiram seu papel em mostar os seres humanos em todas as suas nuances, complexas como a própria vida o é. Não critico os opositores, mas, pessoalmente cresci muito como ser humano ao acompanhar a vida de tão complexos e maravilhosos personagens. Obrigado Lost!

  26. LOST série realmente Incrível, e sim a idéia inicial era que a ilha fosse um purgatório, porém como todo mundo descobriu eles mudaram de idéia. hehehe

  27. Lost foi e sempre será a melhor série de todos os tempos. Ela sempre foi uma história SOBRE PESSOAS, vide os dramas que os personagens passaram desde o começo do seriado, os flashbacks dos acontecimentos mais importantes das vidas daqueles personagens, e o fato da vida dos mesmos estarem interligados por algum incomum e ao mesmo tempo inacreditável: o acaso. Para mim, essa foi a série mais genial criada. E vai demorar anos para que tomem este posto dela.

  28. Nunca entendi porque a dúvida se tudo foi real ou não – incluindo a piada recorrente do “estão todos mortos”. O próprio episódio final da série deixa comicamente claro que tudo que aconteceu na ilha foi real

  29. o problema do final de lost obviamente não é essa questão inexistente quanto a tudo ter acontecido ou não (porque fica bem claro que tudo aconteceu). o problema é que, por exemplo, se o jacob comandava tudo o tempo todo, e ele era esse cara do bem, como ele pôde deixar que o ben fizesse as coisas horríveis (e desnecessárias) que fez com os sobreviventes? na segunda e na terceira temporada, pintavam os outros como monstros, e depois eles viraram soldados do bem que trabalhavam para o jacob! muitas inconsistências!

  30. A série foi muito boa como um todo. O problema, foi o final que realmente não foi o que estavamos esperando, isso por que estavamos esperando respostas. O problema também, é a forma como as respostas nos foram dadas. Foi um final emocionante e eu gostei bastante, mas admito que poderia ter sido melhor.

    Pra mim, melhor série de todos os tempos.

  31. podem detestar o fim ou a narrativa,mas foram provocados de alguma forma a pensar e chegar em algum lugar,mesmo que sejam fã de outra série,não sou bitolado por lost,mas assisto sempre que posso,mas isso não muda o fato de que a série é foda só porque em muitos ou poucos pontos frustraram certas expectativas,ou seja,tem muita gente mais lost em suas vidas depois de assistirem lost,FATO : )

Deixe um comentário