sábado, abril 20 2024

[com spoilers dos episódios 2×01 e 2×02] Mantendo a estratégia de transmitir Falling Skies com apenas 5 dias de diferença em relação à exibição americana, o grupo Turner, através dos canais TNT e Space, estreou nessa sexta-feira, 22, em versão dublada e sem opção de legendas (o que é lamentável), a 2ª temporada do drama sci fi sobre um grupo de pessoas que tenta resistir à uma grande invasão alienígena que devastou o planeta. Depois de um 1º ano problemático que passou longe de ser empolgante, mas que conseguiu deixar uma perspectiva minimamente razoável em seu desfecho, a série voltou com um episódio duplo que se não mudou radicalmente minha opinião sobre ela, pelo menos manteve o tom de ser um entretenimento escapista com algumas boas intenções.

Em linhas gerais, o calcanhar de aquiles da série se mantém intacto: cenas de ação na maioria das vezes sem graça, bem como conflitos que seguem tão artificiais e rasos quanto boa parte dos personagens. Apesar disso, é justo reconhecer o esforço que Falling Skies faz no início deste seu 2º ano para fomentar um interesse maior do público com a trama, ao ampliar, por exemplo, a natureza ambígua do jovem Ben Mason (ele é um trunfo ou uma ameaça ao grupo?) e ao criar uma dúvida legítima em Tom Mason (Noah Wyle) que passa a questionar o motivo de ter sido liberado e poupado pelos alienígenas depois de ter sido mantido cativo por três meses.

Considerando esse quadro, ainda que Falling Skies precise ralar muito para se transformar numa produção efetivamente relevante para o gênero sci fi, é no mínimo animadora a possibilidade de vermos a série explorando boas discussões como aquela que Tom divide com um dos invasores que tentando parecer razoável ao oferecer uma alternativa de coexistência, traz à tona uma breve reflexão curiosa sobre a natureza opressiva que marca a própria história da humanidade. Ainda é pouco? É, mas como não custa dar uma segunda chance, torcerei para que a série consiga superar sua premissa e sair do lugar comum. Vai que dá certo.

4 comments

  1. Enquanto Breaking Bad não começa só estou assistindo True Blood. Talvez de uma chance pra essa série que estrategicamente passa durante o intervalo de tantas outras. Abraço.

  2. Tambem acho q merecia uma segunda chance assim como Alcatraz e The EVent tambem poderiam ter tido outra chance .

  3. Olha o começo foi muito promissor, abriu várias possibilidades. E o vídeo que passou depois mostrando o que vem por ai me deixou em grande expectativa. A série promete.

  4. Ao término do terceiro episódio desta série, fiquei pensando o motivo de estar assistindo a tudo aquilo, uma vez que as mesmas situações da temporada anterior se repetem e, embora ocorra esta pequena mudança de status nos personagens de Tom Mason e seu filho, Ben, ainda não dá para dizer que Falling Skies se qualifica como um entretenimento ou um bom exemplo de ficção científica. É notório que muitas das situações já foram vistas em outras séries e talvez seja por isto que a série não decola: por ter este jeito de comida requentada.

Deixe um comentário