sábado, abril 20 2024

Breaking Bad: 5x06[com spoilers do episódio 5×06]Não estou no negócio da metanfetamina ou do dinheiro. Estou no negócio do Império!” Se ainda havia alguma dúvida sobre a motivação que cerca as atitudes e escolhas de Walter White no derradeiro arco de Breaking Bad, os eventos sintetizados neste tenso “Buyout” escancaram de vez a noção de que o químico não parece disposto a retroceder na sua jornada de autodestruição e de que não há mesmo mais nenhum traço de humanidade presente no personagem. Afinal, mesmo sendo pai, ele não demonstra qualquer tipo de remorso ou culpa pelo morte de um inocente garoto, e nem mesmo cogita considerar a grande oportunidade de abandonar os negócios (com lucro, vale ressaltar) pela chance de tentar reestabelecer os laços familiares agora tão abalados de forma quase irreversível. Dessa forma, ao dispender todos os seus esforços para continuar num ramo que o consome moralmente mais e mais, Walter se agarra ao vício de buscar o poder pelo simples desejo de seguir  dizendo “Eu ganhei”, mesmo quando o resultado prático de suas ações implique justamente o contrário.

Breaking Bad Buyout

Nisso, é curioso ver como Jesse Pinkman passa a representar, ainda que de maneira torta , o compasso moral que começa a colocar em cheque a lógica de continuar alimentando uma parceira que já não tem qualquer harmonia e perdeu o sentido ou a desculpa para existir. Não é à toa, por exemplo, que não o vemos participando diretamente da sequência de abertura do episódio em que Walter, Mike e o novato Todd agem de forma hedionda para se livrar do corpo do garoto morto, enquanto ele surge devastado pela trágica consequência do roubo. E se Jesse, ao contrário do que imaginei, não parece propenso a mergulhar numa nova espiral depressiva, tampouco fica indiferente à percepção de que há uma grande diferença entre o discurso e a ação de Walter. Assim, chega a ser comovente a tentativa de Jesse de convencer Walter a abandonar tudo na sequência que nos revela a frase de abertura desse texto e cujo desfecho (a cena do jantar) lhe traz apenas constrangimento e um novo conflito: não saber mais o que move seu parceiro, temê-lo por isso, mas seguir confiando nele mesmo sem saber se poderá bancar o preço desse cada vez mais perigoso e devastador jogo no qual o vencedor é quem mais perde.

Loja Ligado em Série + Saraiva | Breaking Bad em DVD.

6 comments

  1. Mais um episódio espetacular para essa impecável 5ª temporada.

    O Walt realmente está dominado pela soberba e pelo poder. Mesmo sabendo que pode vir a se foder mais a frente, seu orgulho não deixa que ele abra os olhos. Isso fica evidente quando fica escancarado para ele que já era, é mais um fracasso em sua vida. Mas ele esquece que dessa vez é diferente. Ele quer ser o rei. Ter o SEU próprio negocio (império). Porem, Mr. White, Meth Business não é tão simples como você pensa.

    Duas observações sobre a perfeição da direção de arte de Breaking Bad:

    – Quando Mike está ouvindo no laptop a escuta colocada no escritório de Hank e ouve os agentes dizendo que está dificil pegá-lo. E logo em seguida há o corte para a Marie dizendo “Teenagers (adolescentes)”. Perfeito.

    – Jesse assistindo Tv e passando uma propaganda de Caviar e depois a do menino sumido. Caviar = produto caro, distribuido para as elites e não é qualquer um que pode ter = metanfetamina. O menino sumido = esfriamento dos negocios. O corte de um para o outro foi genial. (não sei se estou viajando)

  2. Uma das melhores e mais carregadas cenas desse episódio foi justamente a que não teve fala: Jesse observando Mr. White assobiar livremente segundos depois de ter dito que não conseguiu dormir pensando na morte do menino.
    Que ator que é Aaron Paul e que personagem é Jesse!
    Destaque também pro convite de Walter pra que Jesse jante com o casal, torturando Skyler (que eu imagino que seja a personagem mais indicada pra ser a responsável pela morte de Walt, se isso acontecer no final da série).
    Excelente episódio. 5a temporada até agora impecável de BB.

  3. Walter, que nunca consumiu droga, virou um viciado em meth… So que em faze-la…

  4. Como BB é surpreendente!!!! Quem imaginava no episódio passado que a série tomaria esse rumo em Buyout? Chegar ao ponto de Mike e Jesse pedir pra sair? Eu confesso, nao esperava que isso fosse acontecer por agora de maneira alguma.

Deixe um comentário