quinta-feira, abril 25 2024

stephenking

Stephen King é um dos autores com maior número de obras adaptadas para o cinema ou TV. Prolífico, costuma emplacar pelo menos dois livros por ano nos últimos tempos. Com mais de 350 milhões de livros vendidos no mundo todo e um dos autores mais traduzidos, King parece escrever uma obra já com um estúdio espreitando para transformar o livro em filme. Portanto, nós do Ligado em Série elencamos aqui alguns dos vários títulos que foram inspirados em obras do mestre do terror.

Carrie (Carrie, a Estranha)

carrie

Foi o primeiro livro escrito por King, aos 26 anos, e também o primeiro a ser adaptado para o cinema, em 1976, dois anos após sua publicação. Dirigido por Brian de Palma, a história da personagem-título com poderes psíquicos que executa metade dos presentes à sua formatura depois de ter sido humilhada por todos figura entre os melhores trabalhos do premiado diretor (vamos fingir que a refilmagem com Julianne Moore não aconteceu). Além disso, Sissy Spacek e Piper Laurie ganharam indicações ao Oscar (algo raro em filmes de terror).

The Shinning (O Iluminado)

the shinning

Clássico filme de terror de 1980, baseado no livro homônimo lançado em 1976. Conta a história de Jack Torrance, professor de inglês que perde o emprego após problemas associados ao seu alcoolismo, mas que consegue lugar como zelador do hotel Overlook, no Colorado, onde deverá morar com sua família (mulher e filho) durante os três meses de inverno, época em que o hotel estará fechado e isolado devido às nevascas constantes na região. É então que começa uma das histórias de terror mais claustrofóbicas de King. Ao mesmo tempo em que os três se veem isolados e presos no hotel, o mesmo começa um processo de enlouquecimento na cabeça de Jack, que passa a encarar sua família como inimiga e tentar mata-los. Apesar de diferirem em seu ato final, tanto o livro quanto o filme são ótimos, mas a película ainda hoje é motivo de ressentimentos por parte de King, que criticou (e critica até hoje) o trabalho do diretor Stanley Kubrik. Stephen chegou a dizer que essa foi a pior adaptação de uma obra sua.

Cujo (Cão Raivoso)

cujo

Se você adora cães São Bernardo e achava fofo o filme Beethoven, acho bom ficar longe desse filme de 1983, baseado na obra de 1981 de Stephen King. Quando Donna e seu filho Tad estacionam no quintal da isolada casa do mecânico Joe para consertar o carro que acabou de dar seu último suspiro, descobrem que não há ninguém. Ou quase ninguém, já que o cachorro Cujo, um enorme São Bernardo que, após ter sido mordido por um morcego com hidrofobia (ou raiva), passa a atacar qualquer um que apareça em seu caminho. Lutando contra a fome, a sede e o calor insuportável, mãe e filho passam a ser reféns do animal que os espera do lado de fora para mata-los. O filme foi um sucesso de bilheteria e venceu diversos prêmios, como o Saturn Awards de Melhor Filme de Terror. Também foi o filme que Joey indicou para Rachel assistir em Friends, quem lembra?

Christine (Christine – O Carro Assassino)

christine

Se você foi um adolescente nos anos 80/90, com certeza curtiu muito esse filme nas tardes do SBT. Baseado no livro de King lançado em 1983, esse filme fez um sucesso absurdo na época, e o Plymouth Fury 1958 vermelho e branco nunca mais foi visto da mesma maneira. Assim como a maioria dos filmes de terror dos anos 80, Christine não hesitava em massacrar adolescentes (a diferença é que aqui o assassino não usava máscara de hóquei, nem mesmo era humano).

Children of The Corn (Colheita Maldita)

children of the corn

Baseado no conto “As Crianças do Milharal”, localizado no livro “Sombras da Noite”, de King, este filme é um claro exemplo do que acontece quando não se conhece a famosa hora de parar (devido ao enorme sucesso da produção, filmaram nada menos que 6 continuações e uma refilmagem). Nele também estavam representados um dos maiores traumas do universo: crianças demoníacas. Pra quem não conhece o filme (sério?), o mesmo mostrava um casal que, ao fazer uma viagem de carro, acaba passando por uma cidade aparentemente deserta. No entanto, logo são cercados por várias crianças, que são as únicas moradoras do local. Lideradas por Isaac, o representante da entidade conhecida por eles como “aquele que anda por entre as fileiras”, elas sacrificam todos aqueles que chegam à idade adulta para garantir uma colheita mais farta. Assim como muitas produções baseadas em obras de Stephen King, o filme tem um final diferente do conto.

Stand By Me (Conta Comigo)

stand by me

Também baseado num conto de King (“O Corpo”, localizado no livro “Quatro Estações”, de 1982), este filme é outro que foi exibido à exaustão nas tardes da nossa adolescência (e consta aqui nesta Lista Ligada). Nesta obra, King fugiu do gênero que o consagrou e trouxe uma história tocante sobre amizade e união, ao nos apresentar quatro amigos que saem numa busca pelo corpo de um adolescente que desapareceu na floresta há quase três dias (outro ponto forte do filme é a trilha sonora com a música homônima de Ben E. King.

Pet Sematary (Cemitério Maldito)

pet sematary

Um dos mais macabros, fortes e densos romances de Stephen King, lançado em 1983 foi adaptado para as telonas em 1989 (vamos por favor apagar da memórias as duas continuações desnecessárias). Depois que se muda par Ludlow, no Maine, junto a família, o médico Louis Creed descobre uma trilha no quintal de sua casa, que vai acabar em um cemitério de animais. Quando o gato Churchill de sua filha morre atropelado por um caminhão, ele é guiado por seu vizinho Jud Crandall até um cemitério indígena, localizado após o cemitério de animais, onde Louis enterra o animal. No dia seguinte, quando o gato aparece vivo na porta de sua casa, Louis tem certeza que o animal ressuscitou, mas o mesmo parece possuído por algo sobrenatural; antes dócil, Churchill se mostra agressivo, mostrando que apenas o corpo voltou, mas a alma não é a mesma, além de emanar sempre um odor de podridão. Louis vê então que cometeu um erro, mas toda a sua lucidez vai por água abaixo quando o seu filho de três anos morre atropelado pelo mesmo caminhão, dando início a eventos mais perturbadores. Tenso do início ao fim, tanto o livro quanto o filme foram sucesso na época de seu lançamento e permanecem como clássicos até hoje.

Misery (Louca Obsessão)

misery

Adaptação do romance de 1987, esta produção de 1990 rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Kathy Bates, que transformou o elogio “sou sua fã número 1” em uma frase que fazia gelar até os ossos. Após sofrer um acidente de carro, o escritor Paul Sheldon acorda imobilizado numa cama sob os cuidados da enfermeira Annie Wilkes, uma grande fã de sus livros. No entanto, ao ler o manuscrito do novo livro que Sheldon escreveu, Annie fica enfurecida ao descobrir que sua personagem favorita morreu e o obriga a escrever uma continuação na qual a mesma ressuscita. Vivendo sob um regime de clausura, e sendo maltratado de acordo com o humor de sua carcereira, Paul começa a planejar um modo de poder escapar de uma casa no meio do nada, com as duas pernas quebradas e extremamente frágil. P.S.: Aqui temos uma das cenas mais chocantes dos filmes desta lista, quando Annie utiliza um martelo para quebrar as pernas de Paul (no livro a cena é diferente, com a mesma usando um machado para decepar o pé e um maçarico para cauterizar o ferimento).

Dolores Claiborne (Eclipse Total)

dolores claiborne

Edição raríssima aqui no Brasil (somente foi lançado por aqui em 1993 e nunca mais, ou seja, edição de colecionador), esse livro foi escrito por King tendo em mente Kathy Bates no papel da personagem-título. E foi justamente Bates quem interpretou Dolores Claiborne na adaptação para o cinema da história da mulher que é acusada de matar a patroa. Como se não bastasse, todos têm certeza de sua culpa, uma vez que Dolores teria matado o seu marido em um crime que a polícia nunca conseguiu obter provas contra ela. Interrogada pelo detetive, Dolores confessa a morte de seu marido (crime já prescrito), explica como o fez e os motivos que a levaram a tomar tal atitude. Também narra sua convivência com a patroa e o momento de sua morte, da qual não teve participação. Outra brilhante performance de Bates num filme que infelizmente não é muito lembrado.

The Green Mile (À Espera de um Milagre)

the green mile

Talvez o filme baseado em obra de Stephen King que seja mais conhecido por todos. A inesquecível história de Paul Edgecombe (Tom Hanks), um guarda penitenciário do corredor da morte no presídio de Cold Mountain, e sua relação com o prisioneiro John Coffey foi lançada em 1999, sendo indicada ao Oscar de Melhor Filme, dentre outras categorias.

1408

1408

Baseado em um conto de Stephen King, o filme de 2007 traz John Cusak no papel de um jornalista cético que tem fama por investigar e desmentir lugares paranormais. Ao se hospedar no quarto 1408 do hotel Dolphin, em Nova York, que dizem ser mal-assombrado, ele passa por várias experiências assustadoras.

It (A Coisa)

it

Meu livro preferido de Stephen King. São quase 900 páginas de uma história arrebatadora, misturando o presente e o passado de 7 crianças que enfrentaram o demônio mais terrível e precisam voltar à sua cidade natal, 27 anos depois, para terminar aquilo que deixaram incompleto no passado. Infelizmente, sua adaptação em forma de minissérie, em 1990, foi uma verdadeira ofensa aos fãs do livro, com efeitos visuais estilo Chapolin, atuações medíocres e roteiro vergonhoso. Talvez o único acerto da produção foi o palhaço Pennywise, impressionantemente assustador.

Produções que serão lançadas em breve:

Cell (Celular)

John Cusak e Samuel L. Jackson estão nessa produção que deve estrear em fevereiro de 2016 nos cinemas. O livro conta a história de um pai que tenta encontrar seu filho em meio a um apocalipse zumbi, no qual as pessoas são infectadas através de um impulso eletromagnético ocasionado pelo uso do aparelho celular.

The Dark Tower (A Torre Negra)

Para muitos, essa série de livros é a grande obra-prima de Stephen King. A saga do pistoleiro Roland Deschain levou 33 anos para ser completada em sete volumes e é reverenciada por todos os fãs do autor (inclusive este que vos escreve). Atualmente, a Sony prevê que em 2017 o primeiro filme seja lançado.

11/22/63 (Novembro de 63)

Um dos melhores livros de King, a obra foi lançado em novembro de 2011, 48 anos após o assassinato de John Kennedy, tema central da obra. A história gira em torno de Jake Epp, um professor que descobre uma maneira de voltar no tempo e decide evitar a tragédia citada. Mas ele descobre que há consequências assustadoras para quem tenta mudar o passado. Uma minissérie está sendo produzida para estrear em 2016, e conta com JJ Abrams à frente de tudo e James Franco dará vida ao protagonista. Assista ao trailer:

[youtube video=https://youtu.be/2QIShmtBdto]

E então, qual seu livro/filme preferido do mestre do horror?

5 comments

  1. Uma lista de filmes, baseados na obra do King sem The Shawshank Redemption ? Esse filme foi a obra maxima de adaptaçoes do King no cinema.

  2. Havia lido uma vez que seria feito uma série de A Torre Negra, porém por orçamentos e/ou produção foi engavetado.

  3. Meu deus o cara só não colocou o melhor filme da história.

Deixe um comentário