quinta-feira, março 28 2024

Será que agora vai?

lenofallonVem aí mais um capítulo do Late Night Debacle. O jornal The New York Times reportou hoje que o apresentador Jimmy Fallon, do Late Night with Jimmy Fallon, substituirá Jay Leno na cadeira do The Tonight Show em 2014. A NBC, inclusive, já estaria preparando um estúdio em Nova York para abrigar o programa, que se mudaria de vez de Burbank. A troca está prevista para ocorrer em maio e, embora ainda não confirmada pela NBC, já foi verificada independentemente pelo The Huffington Post, The Hollywood Reporter e E! Online.

jayleno

Histórico

Vale lembrar que o histórico de Jay Leno na NBC no comando da atração é motivo de polêmicas desde que este substituiu Johnny Carson em 1992. Na época, o comediante David Letterman era figura certa para suceder o lendário Carson, mas depois de muitas intrigas de bastidores – retratadas, inclusive, no filme The Late Shift – Letterman foi forçado a deixar a emissora e Leno ficou com a vaga. Em 2004 o apresentador anunciou que se aposentaria e deixaria o cargo para Conan O’Brien, mas este também foi forçado a deixar o canal quando confrontou Leno, que após uma temporada à frente do fracassado The Jay Leno Show, decidiu voltar para seu antigo horário. Hoje Letterman tem o Late Show na CBS e O’Brien o Conan na TBS.

latenight

Os talks-shows norte-americanos

Diferente do que acontece no Brasil, os talk-shows noturnos nos EUA são uma extensão do horário-nobre e um dos timeslots mais concorridos das emissoras. Os programas são palco de entrevistas com celebridades, convidados musicais e divulgação de produções televisivas, literárias e cinematográficas. Eu estive em três destes talk-shows em 2009 para o Ligado em Série, inclusive no finado The Jay Leno Show, quando conheci pessoalmente o apresentador. É mais business do que show e são levados muito à sério pelos canais. Todos que de certa forma cruzaram o caminho de Leno acabaram, ainda que temporariamente, sem emprego. A equipe jurídica de Jimmy Fallon, então, terá muito trabalho pela frente para tentar amarrar contratualmente uma possível (e provável) recaída na anunciada aposentadoria de Jay Leno. Hostilizado pela mídia – que o tem como um mau caráter -, mas adorado por boa parcela do público, Jay Leno não hesita em cutucar a própria emissora e causar mal estar. Será que os 21 anos de hegemonia noturna do queixudo estão próximos do fim?

lenofallon

Nesse momento apenas uma coisa é certa: Letterman, Conan e Kimmel devem estar rindo à toa com a notícia. Clique nos links desta matéria para uma visão ampliada dos acontecimentos no Late Night americano.

Deixe um comentário