sexta-feira, abril 19 2024

Documentário em sete capítulos explora a vida selvagem

seujorgeCom os canais da TV paga básica brasileira tomados por pseudo-documentários travestidos de reality-shows sobre problemas médicos extremos, caipiras que vendem apitos e negociam quinquilharias, bem como padeiros em competição pelo melhor bolo, é muito bem vindo quando um canal dedica tantos recursos numa produção como América do Norte. O primoroso documentário, que é a primeira série de história natural com produção independente do Discovery Channel, foi gravado durante mais de três anos e apresentado esta semana em São Paulo pelo cantor, ator e compositor Seu Jorge, responsável pela narração dos sete episódios.

Repleto de imagens magníficas captadas em HD in loco, imagens aéreas e até mesmo espaciais, América do Norte traz como foco o narrativas fluidas que percorrem a parte norte do continente americano contando histórias sobre animais em luta pela sobrevivência nos mais variados climas e territórios. A equipe de produção do canal viajou por toda a América do Norte, incluindo o gelado território de Yukon, as exuberantes florestas de Belize, as Montanhas Rochosas cobertas de neve e os áridos desertos do sudoeste americano. A narração de Seu Jorge é envolvente e complementa as belíssimas e surpreendentes imagens. Na apresentação, ele exclamou que pra ele esse é “um uso diferente e interessante da voz“, tendo ficado realmente satisfeito com o resultado.

americadonorte

E com razão. América do Norte é uma produção que vale a pena ser conferida, pois foge do lugar comum de “documentáios-sonífero” sobre natureza, que temos aos montes. Além disso, é impressionante constatar a diversidade natural do continente norte-americano, comumente retratado a partir de suas cidades, questões sócio-políticas e culturais. Do Alaska ao Panamá, passando pelos EUA e Canadá, América do Norte estreia neste domingo, 8 de setembro, às 21h40, quando serão exibidos dois episódios em sequência. Assista à prévia:

Deixe um comentário