quinta-feira, março 28 2024

Série segue fazendo temporada consistente

modernfamilycammitchell[com spoilers do episódio 5×05] Se Modern Family conquistou quatro Emmys seguidos como melhor comédia da TV americana, não foi à toa. E os prêmios não devem parar por aí. Mesmo em sua quinta temporada, a série segue em pleno desenvolvimento e capaz de criar novas situações, sempre aproveitando o desenvolvimento de todos os seus personagens e dificilmente fazendo episódios ruins. Em The Late Show, o quinto episódio, os adultos da família combinaram um jantar em um restaurante muito concorrido onde Jay esperou seis semanas por sua reserva. Só que todos acabam se atrasando, cada um por um motivo diferente.

Algo sempre interessante de se assistir em Modern Family é a variação da combinação de personagens que passam a maior parte do tempo juntos em cada episódio, como as cenas de Gloria e Phil gravando um comercial como figurantes há algumas semanas, por exemplo. No caso deste último, a dupla Lily e Alex funcionou muito bem. Já não é mais tanta novidade, mas a garota roubou a cena mais uma vez ao praticar “bullying” contra a prima nerd. (“Não sei, não entendo muito de roupa masculina.” “Sério?”). Além disso, a menina já parece não estar mais simplesmente repetindo sua fala, mas verdadeiramente atuando. Na casa dos Dunphy, Claire estava desesperada por deixar Luke sozinho em casa. O que não é lá muito compreensível, já que ele está bem crescido (especialmente após este retorno da série) e que Claire geralmente não se mostra tão superprotetora assim. Mas a situação rendeu no mínimo a boa cena do garoto “baleando” a mãe com tinta. Ainda melhor do que isso foi Phil sofrendo durante todo o episódio com seu terno apertado que obviamente viria a rasgar.

O conflito de Cam e Mitchell por vestirem roupas iguais foi muito bom de se acompanhar, com um tentando passar o outro para trás, e com Mitchell “levando a melhor”, apesar de Cam ter percebido suas artimanhas. Jay também brilhou no episódio, desde a tirada em Manny (“Do mesmo jeito que uma doença cardíaca muda sua vida?” “Porque você é um pilar da saúde.”) até sua última fala, quando brinca mais uma vez com os atrasos de Gloria. Gloria que, por sinal, foi responsável pelos melhores momentos da noite, com suas “chegadas” ao restaurante para que a elogiassem – e a seu vestido. As cenas em que os casais Cam e Mitch e Phil e Claire se entenderam após suas pequenas discussões mostraram que Modern Family sabe dosar bem o drama, que aparece bem pouco, mas sem deixar de lado a comédia. É assim também na cena final, em que todos comem tacos na rua depois de serem expulsos do restaurante. É uma cena nova, mas que ao mesmo tempo já vimos tantas vezes em finais de episódios da série: enquanto vemos a família unida e feliz, um dos personagens narra uma “lição de vida” ao fundo (e quase sempre faz uma piada para a câmera em seguida). É uma “repetição”, mas isso não é necessariamente ruim. Nesse caso, é uma fórmula que funciona desde o começo.

Semana após semana, Modern Family prova que ainda tem muito tempo pela frente. Até hoje, a série não deixou a qualidade cair, e segue sendo uma das poucas comédias da atualidade – se não a única – capaz de assegurar que veremos um bom episódio a cada semana.

4star

Deixe um comentário