quinta-feira, março 28 2024

dawn of the planet of the apes 1

Após um vírus criado em laboratório mandar boa parte da população mundial desta para uma melhor, os sobreviventes de São Francisco tentam encontrar uma solução para driblar a falta de energia. Entretanto, isso os leva diretamente ao território onde César e outros macacos geneticamente incrementados brincam de evolução, levando as duas espécies a uma convivência instável que inclui desconfiança, traumas, famílas e que eventualmente descamba para o quebra-pau descontrolado.

Em 2011, Rise of the Planet of the Apes (Planeta dos Macacos: A Origem) surgiu como uma ótima surpresa e, ao invés de simplesmente se aproveitar do nome da franquia, desenvolveu uma história cativante e envolvente, se tornando um dos grandes blockbusters do ano. E agora Dawn of the Planet of the Apes (Planeta dos Macacos: o Confronto) mantém a qualidade, atingindo níveis apoteóticos de vitória ao equilibrar ação, drama e explosões para construir algo grandioso.

Já no início a produção estabelece de forma clara e eficiente os elementos relevantes à trama (a organização dos macacos, a habilidade de Koba, a necessidade dos humanos, a diferença entre as espécies: humanos matam humanos, macacos não matam macacos), seguindo em frente para desenvolver os temas ou resgatar eles quando for pertinente – aquela proposta de “macacos hippies paz e amor entre os símios”, que vai servir como catalisador para determinadas situações, é lembrada mais de uma vez e sempre entra de forma orgânica na narrativa. Aliás, a evolução da sociedade símia é feita na medida, sem exageros, contando com um belo trabalho de direção de arte (as estruturas feitas com madeira e mais preocupadas com utilidade do que com estética), o que contribui para aceitarmos a macacada superdotada como parte crível daquele universo.

Porque em Dawn of the Planet of the Apes a guerra é fruto de uma desconfiança que vai tomando Toddynho até ficar grande o suficiente para nocautear a frágil trégua. Mesmo quando os humanos ganham acesso à hidrelétrica, com a conivência dos macacos, a situação destila tensão, e o próprio César parece estar sempre no limite entre a tolerância e o MMA sem regras – algo que o filme ilustra bem graças à ótima trilha e aos planos mais compridos, que repousam em olhares intensos para transmitir o desconforto do momento. Mas a falta de confiança não é só entre humanos e macacos, já que tanto César quanto Malcolm lidam com uma divergência de opiniões em suas comunidades, o que torna a produção mais complexa por não se limitar ao típico “são os azuis contra os vermelhos hashtag partiu” e investir em um cenário com motivações coerentes (Koba apontando para as cicatrizes e dizendo “humano trabalhando” já justifica a birra dele com os humanos).  Além disso, permite o brilhante diálogo onde César diz “pensava que os macacos eram superiores aos humanos” e, graças à construção feita pelo filme, entendemos e concordamos com ele. Há uma preocupação em desenvolver a história para justificar o confronto.

XXX DAWN-PLANET-APES-MOV-JY-3806-.JPG A ENT

Assim, quando soa o gongo e humanos e macacos partem para ver quem é o primata mais durão, já conhecemos as pessoas e torcemos por elas, algo essencial para o envolvimento na trama e para que o quebra-pau não seja só um monte de CGIs se esparramando na tela. Sabemos também das circunstâncias atípicas envolvendo a guerra, e é interessante ver como Dawn of the Planet of the Apes mantém a lógica das suas personagens mesmo quando a situação é adversa, não tendo puder nenhum de colocar a galera em conflito com aquilo que julgavam ser seu mundo (as decisões tomadas por Malcolm e Cesar no clímax, por exemplo). Infelizmente nem tudo é petit gateau de sobremesa, e Koba acaba meio que virando um vilão de novela em determinado momento, atacando e gritando e tirando doces de crianças e simplesmente sendo mau, o que avacalha as motivações e o bom desenvolvimento que o caolho havia tido até ali (o equivalente humano dele é aquele estereótipo que odeia tudo e não acredita em nada, cuja função foi única e exclusivamente iniciar o conflito. Podiam ter despejado um pouco mais de  bom senso nas cenas envolvendo o sujeito, mas ok).

Matt Reeves filma tudo com agilidade, mantendo a câmera em movimento e acompanhando a ginástica olímpica dos macacos de forma fluida, conseguindo também ilustrar a escala da bagunça com enquadramentos bem abertos – e o diretor deixa sempre bem claro o que está acontecendo em cena, investindo em planos compridos que aproximam o espectador da ação (e dois momentos merecem ser citados pela fanfarra estética que proporcionam: aquele em que a câmera se equilibra no topo de um tanque em movimento e um plano sequência que segue Malcolm quando ele vai buscar instrumentos cirúrgicos na casa). A trilha mantém a grandiosidade no volume máximo, enquanto os sensacionais efeitos especiais vão fazer você sair do cinema com as mãos na cabeça e questionando seus conceitos sobre o que é real e o que não é (análises em microscópio não conseguiriam identificar falhas até mesmo em elementos mais complicados, como a textura dos pêlos dos macacos ou um plano fechado nos olhos de César).

Contando ainda com um elenco carismático, que cativa o espectador mesmo que suas personagens não sejam lá a coisa mais tridimensional do mundo, Dawn of the Planet of the Apes é um blockbuster intenso, que consegue ao mesmo tempo emocionar, entreter e cutucar (no sentido figurado, claro). A trajetória de César ganha ainda mais força e complexidade durante o filme, e a produção consegue construir toda uma mitologia em torno da personagem (que envolve símbolos e até mesmo uma circunstância específica que remete à religião e justifica a posição de salvador que ele possui frente aos outros). Como se não fosse o suficiente, Matt Reeves é exibicionista e se dá ao luxo de terminar a projeção com uma linda rima visual – que consegue também mostrar como os macacos chegaram longe graças ao contraste entre os cenários onde César se encontra. Um ótimo trabalho de evolução de uma história.

4star

Deixe um comentário