Estamos quase no dia 22 de fevereiro, data do evento mais importante da indústria cinematográfica norte-americana: a divulgação de uma lista. E como o Oscar possui muitas categorias e às vezes é difícil se manter à par de tudo, fiz um guia sucinto explicando no que consiste cada uma delas:
Melhor Filme
A categoria que premia o filme que ninguém fora da Academia realmente acha o melhor – incitando inclusive a fúria dos blockbusterboys (espere muitos “Mas Interestelar é melhor!” este ano). Trabalha em cima de critérios bem definidos de seleção, como o investimento na campanha de marketing para ser premiado no Oscar, lobby, o timing de lançamento e o nível de relação que a obra tem com o Holocausto.
Melhor Diretor
O momento de reconhecer o trabalho, esforço e dedicação de quem fica sentado atrás da câmera gritando “ação” e “corta” e “vamos tentar mais uma vez pessoal, podemos descansar quando estivermos mortos” e “entendeu sua vaca? Não estou aqui para você gritar comigo, cacete!“. Como o diretor é o responsável pela obra, nada mais lógico do que o prêmio de melhor direção e melhor filme irem para a mesma película (claro que a academia não faz isso).
Melhor Ator
Leva quem tiver sofrido alguma transformação física para as filmagens (ex.: Tom Hanks em Philadelphia, Robert DeNiro em Raging Bull, Matthew McConaughey em Dallas Buyers Club, Daniel Day-Lewis em qualquer filme) ou que interpretou alguém da realeza (ex.: Forest Whitaker em The Last King of Scotland, Colin Firth em The King’s Speech etc).
Melhor Atriz
Leva a atriz mais maravilhosamente bonita que tenha conseguido ficar mais horrivelmente feia com maquiagem (ex.: Charlize Theron em Monster, Nicole Kidman em The Hours, Marion Cottilard em La Vie en Rose).
Isso ou a Charlize Theron envelheceu muito bem de Monster pra cá.
Melhor Ator Coadjuvante
Categoria que premia o ator que conseguiu encontrar a personagem com características físicas mais peculiares (ex.: o cabelo de Javier Bardem em No Country For Old Men, a maquiagem de Heath Ledger em The Dark Knight, a magreza de Christian Bale em The Fighter, o velhinho cheio de palavrões de Alan Arkin em Little Miss Sunshine, Jared Leto em Dallas Buyers Club).
Melhor Roteiro Original*
É o prêmio de “Miss Simpatia” para filmes que são realmente legais mas que a Academia não quer premiar porque o grande público não dá a mínima para eles (ex.: Pulp Fiction, Network, Eternal Sunshine of a Spotless Mind, Hannah and Her Sisters, Lost in Translation, Her).
*O “Original” no título da categoria se tornou apenas decorativo após não premiarem Being John Malkovich.
Melhor Roteiro Adaptado
A única categoria que tem dois prêmios e dois vencedores: o filme leva a estatueta dourada, o livro leva uma fita impressa sem muitos critérios estéticos ao seu redor dizendo “Vencedor do Oscar” e um acréscimo de 10% a 20% no preço.
Melhor Animação
www.pixar.com
Melhor Filme Estrangeiro
Categoria que define quais filmes não-hollywoodianos vão entrar em cartaz nas grandes redes de cinema brasileiras.
Amour só foi receber amor das distribuidoras depois de receber amor da Academia.
Melhor Documentário
Categoria onde desde 2003 a Academia tenta evitar que o Michael Moore suba de novo no palco.
Melhor Curta-Metragem
A categoria que premia filmes que são o exato oposto da trilogia The Hobbit de Peter Jackson.
Melhor Documentário Curta-metragem
É o momento onde a Academia dá a estatueta para obras que retratam assuntos densos, sérios, relevantes para a sociedade e muitas vezes ousados. Infelizmente, é também o momento onde boa parte da audiência levanta para pegar outra cerveja na geladeira.
Melhor Curta-Metragem de Animação
Aquele onde, ao ver os indicados, todo mundo pergunta “mas esse passou antes do filme da Pixar no cinema?“.
Melhor Trilha Sonora Original
A categoria em que, através de uma cuidadosa observação dos compassos, arranjos, notas, progressão, escalas, harmonia e sincronização entre a música desenvolvida e as cenas do filme, premia o John Williams.
Já reserva esse do meio para o John.
Melhor Canção Original
Ninguém até hoje sabe em que realmente consiste o prêmio de Melhor Canção Original. Membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas incluídos.
Melhor Edição de Som
É tipo almoço em família: quem tiver o volume mais alto vence (ex.: Pearl Harbor, King Kong, The Bourne Ultimatum etc).
Melhor Mixagem de Som
É tipo banda de rock dos anos 90: quem colocar o volume mais alto, vence (ex.: Speed, Saving Private Ryan, The Dark Knight etc).
Melhor Direção de Arte
É a categoria mais técnica do Oscar, já que o vencedor é decidido após os votantes contarem cuidadosamente o número de cores e de coisas que não existem na vida real utilizadas (ex.: Moulin Rouge, Avatar, Hugo, Alice in Wonderland etc).
Melhor Fotografia
É a versão do Oscar para as subcelebridades brasileiras: o que importa é a imagem.
Infelizmente depois do Dogma 95 ninguém mais usou a hashtag #nofilter
Melhor Maquiagem
É, junto com o Oscar de Efeitos Especiais, a categoria reservada para os blockbusters (ex: Lemony Snicket’s A Series of Unfortunate Events, Star Trek, The Chronicles of Narnia etc).
Melhor Figurino
A categoria nostálgica que só premia filmes com moda pré-revolução industrial (ex.: Gladiador, Marie Antoinette, Elizabeth: The Golden Age etc).
Melhor Montagem
Paradoxalmente é uma categoria que gosta de premiar filmes com explosões e coisas sendo desmontadas na marra (ex.: Black Hawk Dawn, Saving Private Ryan, Titanic, Born on 4th of July, The Departed, The Bourne Ultimatum, The Hurt Locker e por aí vai).
Melhores Efeitos Especiais
Desculpa para os blockbusters conseguirem colocar na capa dos cartazes/DVD/Blu-ray um “Vencedor do Oscar” (porque trezentos milhões em marketing não dá resultado, né?).
9 Comments
Pedro H. Couto
Legal
José
Top. Sdv
Tamara Cleveland
Uma das melhores postagens que leio há muito tempo!!! Só verdades! Parabéns pela sagacidade hahaha
Max Mendes
E Eu pensando que tinha algum conteúdo útil…
Fernando TIM
Não tentem fazer piadas…
Conteúdo inútil.Típico de sites como Judão.
Infantil e presunçoso…
Bobo, acima de tudo.
Luís Henrique R. de Morais
Poxa, que texto preguiçoso e desnecessário. Não serve pra informar, nem pra criticar ou fazer rir.
MatheusMnhz
Curti, com a falta de lógica e imerecimento às vezes só resta fazer piada
Nico
Gostei do texto também, a irona e tal… Só não concordo com o Pulp Fiction ser ignorado pelo grande público, pelo contrário, é um filme importante para a cultura pop e até pouco tempo (antes de Django Livre) era o filme mais visto de sua carreira. Mas novamente, de verdade, gostei do texto.
Gerson
Oscar? O que é isto?
Faz muito tempo que não assisto, mas deixo claro o quanto gosto dos bons filmes americanos. Bem como os filmes europeus, asiáticos, brazucas, latinos etc.Mas todos sabemos o quanto a academia +indústria favorecem certos atores e obras afim de interesses de marketing, fazendo com os desatentos acreditarem em certas coisas.
Quem não se lembra do 71th em 1999,quando a inexpressiva e apática Gwyneth Paltrow levou o prêmio de melhor atriz, suplantado monstros sagrados como Fer
nanda Montenegro ,Meryl Streep,Emily Watson e Cate Blanchett.
fora outras injustiças, mas foram águas passadas que respingam até hoje. E quando escuto as pessoas se lamentando ser uma pena quando o Brasil não traz nenhuma estatueta de melhor filme estrangeiro,logo penso que não precisamos disto, pois. Cinema nacional já provou sua competência a quem quiser ver.