quarta-feira, março 27 2024

community 6x12

[com spoilers do episódio 6×12] Uma das virtudes de Community é que, estrelada por um grupo de personagens que não são exatamente o que a Disney espera que as pessoas sejam, a série não cansa de apontar o dedo para elas e mostrar suas falhas como se os episódios fossem pais desapontados. Wedding Videography entra nessa conta, desmistificando a coolzice que os protagonistas acham que possuem e expondo o ego descontrolado do grupo, além de anabolizar a metalinguagem na sequência final.

Até lá, parece quase um exercício de estilo. Envolve um momento importante de uma personagem recorrente, mas dolorosamente coadjuvante (não é como o equivalente scrubsense envolvendo o Janitor, por exemplo), e serve quase como um McGuffin para que Abed pegue a câmera e aponte para sua turminha. O resultado é ótimo, entretanto: a câmera na mão traz um visual diferente graças aos depoimentos (embora já tenha sido utilizada outras vezes) e a quantidade de gente em quadro reúne também uma quantidade boa de timing cômico e tiradas (“codependência“, “brigada da festa!“, “você por acaso é o Hitler, Hitler?“, “aí está um homem que sabe como casar com sua prima!“).

Mais do que isso, é interessante acompanhar o desenrolar cuidadoso da trama, desde o sensacional pedido de casamento até a hilária revelação do insuspeitado parentesco entre os noivos. As digressões são bem aproveitadas – os monólogos de Jeff são sempre divertidos, a interação entre Annie e Frankie conta com diálogos pontuais inesperadamente cômicos (“ou dissolvê-lo no seu estômago“) e o hobby que Elroy tem de incentivar pessoas brancas é uma daquelas genialidades que Community simplesmente saca da cartola -, mantendo sempre algo interessante acontecendo em cena. Quase não há gorduras para tirar aqui (talvez uma ou outra com a Britta, mas não atrapalha muito).

Interessante é ver que, ao final, qualquer sutileza ou analogia é deixada de lado e Wedding Videography faz com que a série fale de si mesmo na terceira pessoa, inclusive mostrando o que seria a mesa dos roteiristas. Destoa um pouco, e na verdade soa até estranho. Entretanto, como o próximo – e último – episódio da temporada se chama “Emotional Consequences of Broadcast Television”, como Community saiu de uma emissora para ir até um serviço de streaming e como ninguém sabe se a série vai continuar ou não, pode ser que isso tenha sido um movimento para preparar uma grande bomba de nêutrons a ser disparada no season (talvez series) finale.

4star

3 comments

  1. Episódio sensacional! O “hobby” de Elroy é uma sacada simplesmente brilhante…além do destaque que cada personagem sempre exibe, quem diria que o “discurso-final-redentor”, ao invés de Jeff, seria feito por Chang! Community sempre quebra as expectativas e isso faz dela uma série incrível…..e essa sexta temporada vem em um crescendo espetacular que deve fechar com um season finale (e acho que series também) diferente de tudo o que a série já apresentou….chegamos na sexta temporada, acho que pode encerrar e assim ficaria faltando apenas o filme!

Deixe um comentário