quinta-feira, abril 18 2024

tennantccxp

O segundo dia de Comic Con Experience foi bem corrido. Se ano passado na sexta a feira ainda estava habitável, esse ano, com o evento muito mais visado, as coisas ficaram muito cheias e muito rápido. Comic Cons no mundo todo são feitas de escolhas e não adianta chegar depois que os portões abrem e ainda achar que vai fazer tudo que tem lá. Não dá. Não é um parque de diversões com fast pass. Mas sim, estava cheio DEMAIS e era doloroso tentar fazer certas atividades.

Os paineis estavam impossíveis pra quem não chegou cedo e correu pra fila. Teve gente que esperou mais de seis horas e não entrou. Em certo momento, fui informado por alguém que os visitantes organizaram três filas “não-oficiais” para chegar na fila de verdade, que tinha pelo menos umas 5.000 pessoas pra um auditório já lotado de 2.500. Os organizadores imploravam para eles saírem dali pra curtir a feira. Matematicamente era impossível alguém entrar depois de certo horário, mas meso assim muitos insistiram. Pelo menos a produção teve o cuidado de deixar todo o espaço de filas indoor, com telões mostrando todos os paineis (exceto os vídeos exclusivos) e o tapete vermelho estrategicamente passando pela fila, para que aqueles que esperavam terem a oportunidade de ver os ídolos de perto (às vezes até mais perto que no painel).

Por volta de meio-dia a Netflix nos chamou para uma entrevista coletiva com alguns jornalistas e os elencos de Jessica Jones e Sense8. Na semana que vem vamos postar tudo o que aconteceu nesta conversa, que encerrou com uma declaração emocionada de um jornalista homossexual para Jamie Clayton, que respondeu igualmente tocada. Metade da sala foi aos prantos.

Wow!! Thank you Brazil for the warmest welcome EVER! #jessicajones

Um vídeo publicado por Krysten Ritter (@therealkrystenritter) em

Consegui ver paineis da FOX Animation, que trouxe vídeos de concepção, trailers inéditos e até mesmo um trecho de quase 10 minutos de Peanuts. O painel de Kung Fu Panda teve a presença do dublador brasileiro Lúcio Mauro Filho, com um recado especial de Jack Black. O painel da FOX foi o mais miado, pois eles trouxeram apenas trailers de suas produções como The Revenant e dois de Deadpool, sendo um deles um corte inédito com uma aparição relâmpago de Stan Lee numa boate de strip.

Mas entrando no painel principal da noite, o da Netflix, as coisas não foram tão suaves como poderíamos esperar, em especial para quem ficou horas na fila, no calor e na confusão para entrar ali. Começando com mais alguns problemas técnicos (Érico Borgo explicou que o auditório sofrera uma pene elétrica no dia anterior e que afetou os projetores), foram exibidos inicialmente alguns conteúdos especiais e realizados alguns anúncios.

Marco Polo, cuja segunda temporada está sendo gravada atualmente, terá um especial sobre o personagem Cem Olhos. Será uma espécie de telefilme, estreando em 26 de dezembro, e que mostrará a história de origem do mestre numa atração stand-alone. Logo depois veio o trailer de O Tigre e o Dragão 2, bem intenso por sinal, exibido duas vezes para o público e a estreia marcada para 26 de janeiro. Em seguida, uma das grandes prévias foi a exibição de uma cena inédita e completa da segunda temporada de Daredevil. Apresentada por Charlie Cox (Daredevil), Joe Bernthal (The Punisher) e Elodie Yung (Elektra), a cena mostra o primeiro confronto entre o Demolidor e o Justiceiro.

Logo em seguida, para o delírio dos fãs, Krysten Ritter e David Tennant subiram ao palco ovacionados pelo público. Eles falaram os “oi, obrigado Brasil” de praxe e seguiram para perguntas do apresentador e dos fãs. Porém, mesmo após dois avisos de Borgo para os presentes não se levantarem durante o painel, assim que ele abriu para perguntas de fãs uma horda de pessoas saiu correndo em direção ao palco para formar uma fila, não antes de serem justa e verbalmente repreendidos pelo dono da brincadeira toda. Ele pediu novamente para todos retornarem aos seus lugares, que os microfones seriam entregues a cada um dos escolhidos. Mas alguma coisa ocorreu em seguida.

David Tennant mal havia acabado de responder a primeira pergunta e o painel foi abruptamente encerrado e os talentos precisaram sair. Sem entender nada, foi possível ver Tennant – que demonstrava estar muito animado de estar ali – murmurar com a colega de elenco: “O quê? Mas já?”. Krysten pouco falou. Cortaram para um vídeo e aí vieram os sensates Alfonso Herrera, Aml Ameen e Jamie Clayton entraram no palco para uma dinâmica similar, mas com menos vídeos de Sense8, apenas um trailer. A parte deles durou um pouco mais, mas a sensação foi a de que o painel deles também aparentemente fora encurtado.

Depois de muito trocar ideias pelos corredores da feira, existe uma teoria dos motivos que provavelmente levaram a Netflix (e não a organização do evento, como muitos culpam) a encurtar o painel previsto de 2 horas para 1h15: o a ocorrência da confusão ou problemas de cronograma. Quando ocorrem esses eventos aqui, ainda mais com celebridades de nível global, o volume de estresse de todo mundo envolvido já fica alto. Quando eles ainda estão na moda – Jessica Jones acabou de ser lançada – o lance é ainda maior e mais tenso e a quantidade de agenda a cumprir é enorme. Além disso, eles não vieram exclusivamente pra CCXP. Neste final de semana também aconteceram coletivas e junkets em outros locais fora do evento e a Netflix também costuma fazer ações próprias aproveitando os talentos. Agora imagine você, que recebe o encargo de ser responsável por estas pessoas, não só ter que levá-las para um outro país, como também soltá-los num auditório desconhecido com 2.500 fãs absolutamente descontrolados? Talvez retirá-los de lá no meio tenha sido um excesso (afinal, era só pedir para reforçar a segurança), mas não é incompreensível se a decisão foi tomada na hora por conta disso e já no fim de um dia intenso de trabalho.

Por alguns momentos hoje a Comic Con virou fanfest. Kristen e Tennant tinham muito a falar sobre Jessica Jones e os temas que a série aborda, como empoderamento feminino, abuso, superação (tanto que eles contaram isso pra gente na entrevista, que foi riquíssima), assim como o elenco de Sense8, que falou sobre preconceito, representatividade e até bastidores da segunda temporada.

O excesso e o descontrole de poucos podem ter prejudicado muitos e essa situação foi lamentável. Quem perde somos nós, porque com esse comportamento fica realmente difícil para os realizadores convencerem os grandes players a trazerem mais gente legal nos anos seguintes. Poderia ter ocorrido de forma diferente.

34 comments

  1. Sobre o painel de Jessica Jones, a culpa não é do público e sim dos organizadores (omelete), eles que fizeram merda. Faltou organização. Eles deveriam saber que os fãs reagiriam assim.

  2. Normal esse tipo de reaçao principalmente em series do momento, já vi varias convençoes de series no Brasil e a histeria estava ate pouca,e é engraçado que quando tem dinheiro no meio eles sempre dao um jeito dar uma esticadinha.Muito precipitado as especulações em cima do que aconteceu a explicaçao tem vir da netflix e do omtelete ficar relacionando isso ou aquilo so incentiva a criaçao de notícias falsas.

  3. Não é especulação, nos apuramos com diversas fontes e testemunhas dos eventos.

    E outra, nem a Netflix e nem ninguém devem explicações, está nas condições do ingresso e é falado lá a todo tempo: os painéis estão sujeitos a alteração. A discricionariedade é da Netflix.

  4. Só tinha filas ontem no CCXP. Eu cheguei lá umas 14h já desencanada de ver painéis, mas tive a curiosidade de perguntar pra uma turma quanto tempo eles estavam na fila. A menina me disse que chegou ao lugar às 6h (!!) e ainda estava na fila tentando entrar no auditório principal.
    Ou seja, o tempo que ela passou dentro do evento foi em uma fila.

    Sobre o painel do Netflix, era óbvio que não seria fácil organizar. Talvez se os organizadores tivessem pensado antes na forma de abrir para perguntas, qualquer interação dos atores com o público, podia ter evitado esse caos.
    Esse tipo de evento não é comum no Brasil, pode ser que aumente a partir da agora e alivie um pouco de público e dê mais chances para outras pessoas assistirem.

    Agora, quem foi na feira só pra andar e ver as coisas menos visadas pela maioria deve ter tido um bom dia. Eu tive.

  5. Culpar o publico por não querer saber da agenda d emanipulação marxista é o cumulo do ridiculo.

  6. E outra, nem a Netflix e nem ninguém devem explicações,

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  7. Caramba q treta. Uma pena que teve que ser assim, pois como você disse, os atores tinham tanta coisa pra falar sobre as séries, assisti as duas e queria muito ver o que eles iriam comentar no painel. Nas fotos a Krysten e o Tennant pareciam felizes de estar na Comic Con. Uma pena mesmo, que tenha mais organização com os diretores de Guerra Civil hoje..

  8. Desculpa, mas foi culpa do publico sim.
    O Borgo ficou, no minimo, 15 minutos explicando para o publico que deveriam ficar sentados e que quando abrissem para perguntas deveriam se encaminhar para o microfone sem tumulto.
    O publico quem não quis respeitar o que foi pedido (e o argumento de que a organização deveria saber que se comportariam assim não cola porque eles já haviam avisado previamente o que NÃO DEVERIA SER FEITO) e, conforme avisado, o painel foi encerrado.
    Deve-se cobrar respeito do publico porque a organização, conforme o nome, fez o que foi organizada para fazer.

  9. É nessas horas que a gente têm que se humilhar mesmo e sentir inveja da Comic Con Americana. As pessoas de lá têm educação e sabem se comportar muito bem. É questão de bom senso!

    Brasileiros: cadê a educação? Vocês deixaram debaixo do colchão antes de irem para o evento? Lamentável! =(

  10. @ligadoemserie:disqus vocês acham que já dá para encaixar a CCXP num cenário mais importante das convenções, digo, a nível mundial? O evento cresceu a tal ponto que já precisa de um lugar maior para a realização?

  11. Pessoal, vamos parar de descer a lenha no Omelete, no evento em si, porque é o segundo ano do evento ainda, problemas como esses ocorrem até mesmo na San Diego Comic-Con! Talvez, com o povo melhorando a educação e seguindo as regras, tudo seja melhorado.

  12. Bem isso mesmo, e aí, o que fazem? Culpam os organizadores do evento, acham que os organizadores são obrigados a prever que pessoas, que deveriam ser civilizadas, vão se comportar como estão falando aí…

  13. Muito triste ver isso! As pessoas são muito sem noção. Apesar dos atores de #Sense8 terem adorando e amado esse nosso jeito acolhedor, com certeza, eles se assustaram um pouco com tudo isso. =(

  14. Não veio de uma fonte oficial. é especulação,como ja falei SE TIVESSE de haver explicações teriam de ser feitas pelas fontes oficiais não por meio de fofoca .Não questão de comprometimento oficial , questao de sensibilidade com as pessoas que ficaram horas na fila e são em sua maioria clientes da marca.

  15. Comic con americana amigo,vc nao sabe o que está falando,que dira o Jesse Eisemberg (o proximo lex lutor) que disse sua experiência na comic con de san diego foi aterorizante e comparou o evento a campo de concentração kkkkk,ja acompanho comic cons e eventos de fas a algum tempo e percebi nao tem como escapar da histeria e loucura ( pelo menos se vc quiser seu produto saia bem falado e comentado pelas mídias ) o David Tennant por conta de Dr Who ficou extremamente a vontade,quem realmente esta ligado no mundo das Cons não se surpreende e quem acha que facil organizar precissa se informar mais.

  16. O Borgo explicou extensivamente como o público deveria se comportar. Deveriam ficar todos sentados sem causa tumulto e na hora de se dirigir ao microfone, fazê-lo sem euforia.

    Quando desobedeceram, ele repreendeu e explicou mais uma vez.

    Preparar e organizar melhor que isso seria o quê? Colocar polícias armados com balas de borracha, spray de pimenta, cassetete e bombas de feito moral?

    O Omelete não é responsável pela burrice e estupidez de alguns fãs. Alguns fãs incrivelmente estúpidos que estragaram a “brincadeira” para todo mundo.

    Esse pessoal sem noção que quando veem artistas de perto perdem totalmente o senso do ridículo e as estribeiras.

  17. A netflix não devia ter trazido o david tennant, ja basta esse povo sem noção defendendo o vilão,ou shippando com a jéssica,só pq é fã do ator, e agora isso. Ninguem tava interessado em saber sobre jessica jones e sim conhecer o david tennant, era melhor terem trazido a rachael taylor (trish).

  18. Eu estava la dentro no painel, e a culpa foi do publico sim, que se comporta que nem animal e nao soube aproveitar a grande festa que foi a comic con. Ja estive na comic con de san diego tambem, e o publico se comporta de maneira bem diferente.

    Acho que essas pessoas deveriam se controlar e se tocarem, que esse tipo de comportamento, apenas queima o filme. O painel foi legal ? sim foi, mais podia ter sido mil vezes melhor, se nao fosse por varios individuos que estavam la, apenas para tietar as estrelas, e nao aproveitar o conteudo do evento. Uma pena.

    E sim deu pra perceber a cara de descontentamento de Tennant e Kristen. Uma pena

  19. Eu estive no painel Miss, e o que vi foi ridiculo e cheio de histerismo por parte de algumas pessoas, que estragaram o evento pra que estava la curtindo, pra saber sobre as series, e sobre o trabalho dos artistas, e nao pra ficar tietando eles.

    Esse tipo de comportamento, passa longe de ser normal como vc disse. Ja estive na CC em San Diego, e la tinha personalidades muito mais badaladas no que os convidados da CCXP e nem por isso as pessoas se comportavam dessa maneira.

    Reaçao de alegria, e empolgaçao, tem muita diferença de falta de educaçao.

    E falando como uma pessoa que estava no painel, e nao estou especulando, deu pra notar a cara de descontentamento do Tennant e da Kristen, que ficaram desapontados com o tempo que receberam no painel.

    lamentavel

  20. Iays guerrero, eu tirei foto com Evangeline e assisti ao painel da jessica, e ainda aproveitei bastante a feira, fazendo compras e tudo mais.

    O problema foi a palhaçada de algumas pessoas que estavam la dentro, que ao inves de celebrar a festa foi tietas os atores, que claramente ficaram desapontados com o tempo que receberam no painel, que foi bem encurtado. Foi ridiculo o comportamento de alguns.

    Entendo que as pessoas ficam muito emocionadas ao ver o seu astro favorito, eu mesmo fiquei muito empolgado com Evangeline, mas nem por isso estraguei a festa dos outros a minha volta.

    Ja estive na san diego comic con, e nem de longe vi as pessoas fazendo isso, e olha que tinham milhares de atores, muito mais badalados que essa galera que esteve aqui

    O que aconteceu ontem, se chama falta de educaçao, mais nada que isso. Espero que isso nao prejudique a vinda de outras celebridades, futuramente.

  21. Concordo plenamente Arthur, estive na comic con em San Diego, e nem de longe vi as pessoas se comportarem desse jeito, e olha que la passam varias celebridades por dia, e muito mais badaladas que as estrelas que vieram na ccxp. Foi lamentavel o que vi no painel ontem. A Educaçao passou reto por algumas pessoas ontem.

  22. A nivel mundial nao sei, porque esse tipo de comportamento estraga o prestigio do evento, e pelo que vi quando fui em san diego, ainda falta muito pra ter um certo reconhecimento, mas isso sou eu que acho. A ccxp esse ano aumentou em 20% o espaço do evento, o local do evento estava em reforma, entao capaz que o ano que vem seja bem maior.

  23. “Agenda de manipulação Marxista”. Hahahahahahshahshshshahsyistvusrbsutjrveifnurhridjtgsibriivsurbxirbsirbeyhahaahshahahaha

    Ao menos você sabe do quê diabos tá falando? Eu tenho certeza que não! ??????????

  24. Miss ele fez essa comparaçao sim, mas foi porque ele disse que as pessoas gritando e recebendo ele quando ele chegou, que o assustou, ele nao disse que tinha gente empurrando ninguem, ele nao disse que os organizadores, estavam dando bronca em todo mundo, ele nao disse que tinha um monte de gente se xingando la dentro do painel, ele nao disse que os organizadores estavam reclamando de pessoas que estavam estragando o evento com sua falta de bom senso, e por fim ele nao disse que teve seu painel encurtado 1 hora, por causa dessa confusao toda.

  25. Sair de casa. Tenha em mente que somos um pais de Carnaval de arrastão, farofeiros, Petistas……isso para não falar ++++++++++++

  26. Como foi esse tumulto? As pessoas correram e empurraram? O microfone ficava perto do palco? Li relatos por aí de gente que estava no painel e não viu tumulto algum. Apenas o pessoal indo na direção do microfone pq era assim que os painéis anteriores estavam funcionando.

  27. Não foi só no painel da Netflix. Se alguém cobriu o painel do Misha Collins hoje, foi no mesmo nível. Gritos, histeria, entrega de presentes, abraços e pedidos de danças ao invés de perguntas.

  28. Entendo. Eu não estive dentro do auditório para avaliar como as pessoas se comportaram. Mas o complicado é que se as pessoas não melhorarem o comportamento, não tem como a organização melhorar o evento pro próximo ano. É complicado.
    Já a feira em si, não tive problemas nenhum em filas para lojas e nada. A feira está muito boa.

  29. É o efeito Youtubers-Tostines, o público se comporta dessa forma graças aos eventos com youtubers, ou o comportamento dos youtubers estimula o público a ter esse comportamento?

    De qualquer forma, teremos que nos acostumar com isso por alguns anos ainda, até que esse tipo de evento de consolide por aqui.
    Aproveitando, Bruno e demais que foram a feira: como era a composição do público? Maioria adultos? Adolescentes? Homens? Mulheres? Muitas crianças?

  30. Eu é que não dou meu dinheirinho suado pra ficar no mesmo recinto que essa indiarada de fundo de várzea que é o fandom brasileiro! Bando de gentinha escrota, sem classe e que nasceu mal!

  31. certeza absoluta, e você e os outros dementes que curtiram seu comentário é só mais uma prova disso.

  32. Pelamordedeus, para! Vou, literalmente, morrer de tanto rir! ???????????????????????????????????????

Comments are closed.