FOTO: REPRODUçãO

Por: Bruno Carvalho

The Walking Dead e a estratégia vencedora do grupo FOX

twdfox

O canal FOX conquistou números altos e batendo recordes de audiência com a atual temporada de The Walking Dead. Depois de ter o episódio de estreia de uma série de ficção mais assistido da história da TV paga brasileira, de Robert Kirkman chegou ao posto de temporada com maior audiência de toda história do canal FOX no país, com o aumento de 48%.

A FOX foi ao topo de toda a TV por assinatura e isso é o resultado de uma estratégia muito bem arquitetada. Ciente de suas limitações em pacotes básico/intermediário, o canal passou a trazer estratégias já consolidadas na TV aberta para a payTV. A grade de programação ficou dinâmica e dispensaram também a obrigatoriedade de respeitar horas cheias e meias-horas para iniciar e encerrar programas. Com isso, o canal pode até mesmo esperar uma novela da Globo acabar para programar uma estreia, fazer intervalos menores e blocos sem comerciais e até mesmo programar em cima da hora, por exemplo, um especial com filme de Alan Rickman na semana de seu falecimento, exibido sábado passado.

minorityreport

Mas o grande diferencial de todo o grupo FOX em 2015 e que deve se manter em 2016 é a exibição day & date, fruto de um desafio logístico, jurídico e negocial. Isso porque, ao contrário de canais como HBO ou serviços como Netflix que controlam suas produções e detém todos os direitos de exibição internacional, o mesmo não ocorre na casa da raposa.

The Walking Dead, por exemplo, é da AMC e começou sendo exibida com dois dias de diferença até chegar nos moldes atuais. O mesmo ocorre agora com American Horror StoryThe StrainMinority Report, Empire Scream Queens (embora esta última com alguns percalços) em FOX, FOX Life e FX. Além disso, outro tiro certeiro é a reexibição do mesmo capítulo no dia seguinte em horário alternativo e com opção de dublagem para o público que não pôde acompanhar tão tarde, já que pelos acordos firmados e o fuso as estreias chegam tarde quando são simultâneas.

arquivox

Arquivo X*American Crime Story também devem chegar simultâneas e esse passa a ser o padrão que o grupo FOX deixa como paradigma para os canais de cabo básico/intermediário como o Universal Channel, por exemplo, que leva até um ano para trazer uma temporada nova

(Arquivo X somente não terá seu primeiro capítulo simultâneo com os EUA, pois lá será uma exibição especial no domingo pós-jogo, mas seguirá do episódio dois em diante quase ao vivo).

Tamanho sucesso fez com que o grupo se esforçasse para ampliar sua plataforma no país. Embora o serviço FOX Play já exista (e traz algumas limitações de operadora e acesso via web), ele será ampliado com o FOX+, proposta premium exclusiva de séries no mercado brasileiro, que é uma experiência multi-plataforma para ver conteúdos Day & Date e de arquivo com áudio original e sem intervalos comerciais. Ele é composto pelos canais FOX1, FOX Action (a partir de fevereiro) e o já conhecido FOX Play.

Com a forte concorrência vindo dos serviços de streaming, é hora dos canais da TV a cabo se movimentarem para trazer diferenciais aos assinantes.

11 respostas para “The Walking Dead e a estratégia vencedora do grupo FOX”

  1. Leonardo Damaso disse:

    Porrada

  2. Ketsura disse:

    “The Walking Dead, por exemplo, é da AMC e começou sendo exibida com dois dias de diferença até chegar nos moldes atuais. O mesmo ocorre agora com American Horror Story, The Strain, Minority Report, Empire e Scream Queens”

    Não entendi, a FOX não é dona do FX? Como esses hows não pertecem a eles?

  3. Lucaa disse:

    Agora que a AMC chegou no Brasil existe chance de The Walking Dead passar a ser exibido por ela ao invés da FOX?

  4. Chicoloko disse:

    Unica coisa que até hoje não entendi é o Fox Play não estar disponível pra assinantes da NET. Mancada…

  5. Tiago disse:

    “começou sendo exibida com dois dias de diferença” “O mesmo ocorre agora com…”
    As série citadas são exibidas até 2 dias de diferença da exibição americana.

  6. Não, o acordo de distribuição de TWD com a Fox International Channels impede isso.

  7. Coisas da NET, mas se você habilitar pelo aplicativo com o som da TV, libera pra usuário NET.

  8. Chicoloko disse:

    Mas isso é só pro app no smart né? Meu maior interesse no Fox Play é pelo PC mesmo :/

    Aí posso fazer como no HBO GO, acesso pelo PC que tá ligado na TV, fica show!

  9. Gabriel Campanha disse:

    Enquanto esse povo não lançar uma assinatura desvinculada de TV a cabo, vão tomar prejuízo mesmo, seu eu posso esperar em média 2 dias (dependendo do quanto a legenda demora) pra ver um episódio com legenda ótima e sem comercial a hora que eu quiser, pra que que vou ter que esperar pra ver na hora que a emissora quiser, com uma legenda falhando e cheio de comercial?

  10. adrianotenorio disse:

    Esqueça. .. operadoras de TV no Brasil seguem a lógica das operadoras de Telefonia, lucram com planos baseados em vendas casadas e pacotes forçados ao cliente.

  11. Wendel Ferreira disse:

    Parabéns para o grupo. Em vez de reclamar soube se reinventar e nos agradecemos. Amor pela Fox a partir de agora.

Deixe um comentário

ss