quinta-feira, março 28 2024

wentworthmiller

O ator Wentworth Miller foi vítima de um desses memes da Internet que circulou ontem graças ao desagradável site The LAD Bible. Justapondo uma foto do ator na série Prison Break com uma imagem de anos depois, onde ele estava visivelmente mais gordo, o meme dizia:

Quando você foge da prisão e descobre o monopólio do McDonald’s.”

Depois de atingir mais de 100.000 likes e reações, o ator, que hoje estrela a série Legends of Tomorrow e se prepara para reprisar o papel de Michael Scofield no reboot de Prison Break, decidiu republicar a imagem (já apagada pelo site em questão) em sua conta pessoal e contou a dura realidade por trás do meme. Ele contou que sofria de depressão, passou a comer muito e quase tirou a própria vida. Em 2013 ele já havia publicamente assumido que era gay quando recusou em carta aberta um convite do governo russo para um festival.

Traduzi abaixo:

“Hoje eu me vi como personagem de um meme de Internet. Não foi a primeira vez.

Esse, contudo, se destaca do resto.

Em 2010, semi-aposentado de atuar, eu estava na minha por diversos motivos.

Primeiro e principalmente, eu estava com tendências suicidas.

Esse é um assunto que já abordei publicamente, falei e compartilhei.

Mas naquela época eu sofri em silêncio, assim como muitos hoje também fazem. O que eu passei e lutei é algo que muito poucos sabem.

Envergonhado e sofrendo, eu me considerava material estragado e as vozes na minha cabeça me jogaram para um caminho de auto-destruição. Não pela primeira vez.

Eu luto contra a depressão desde pequeno. É uma batalha que me custou tempo, oportunidades, relacionamentos e inúmeras noites sem dormir.

Em 2010, no ponto mais baixo da minha vida adulta, eu buscava conforto/alívio/distração em qualquer lugar. E eu passei a comer muito. Podia ter sido qualquer coisa, Drogas, álcool, sexo. Mas comer era aquilo que me movia e contava para me ajudar a superar. O ponto alto da minha semana era comer meu prato favorito assistindo ao novo episódio de Top Chef. Às vezes isso basta. Tinha que bastar.

E aí eu engordei. Grandes merdas.

Um dia saí para uma caminhada em Los Angeles com um amigo e cruzamos um set de filmagens que gravava um reality-show na rua. Obviamente estava cheio de papparazzi e eles tiraram minha foto e várias fotos foram publicadas ao lado de imagens minhas de outra época da minha carreira. “De garanhão a gordão”, “Em forma/Fora de Forma” etc.

Minha mãe era um desses “amigos” que sempre trazia as más notícias. Eles cliparam um desses artigos de uma revista popular e enviaram pra ela. Aí ela me ligou preocupada.

Em 2010, lutando pela minha saúde mental, isso era a última coisa que eu precisava.

Resumindo, eu sobrevivi.

E essas fotos também.

Que bom.

Agora eu vejo aquela imagem minha de camisa vermelha, com um raro sorriso no rosto, e me lembro dessa luta. Minha resiliência e persistência na cara de todo tipo de demônio. Alguns dentro de mim, outros fora.

Assim como um dente-de-leão no concreto, eu persisti.

De toda forma. Ainda assim. Apesar de tudo.

Da primeira vez que vi esse meme na minha rede social, admito, perdi o fôlego. Mas assim como tudo na vida, eu posso dar a isso um significado. E o significado que eu dei pra essa/minha imagem foi Força.

De mim e dos outros.

Se você conhece ou sabe de alguém que está lutando, a ajuda está disponível. Procure. Mande mensagem. Mande e-mail. Pegue o telefone. Alguém se importa. E eles estão esperando pra te ouvir. Muito amor, W.M.

#koalas #ativistainterno #livredaprisão

3 comments

  1. Gostei da carta dele…é mais fácil criticar do que ajudar.

  2. “E aí eu engordei. Grandes merdas.” WENTWORTH TE AMO <3

Deixe um comentário