quinta-feira, março 28 2024

idr

Independence Day foi um estrondo quando lançado em 1996. Lembro claramente da expectativa que os promos e teasers deixavam, pois naquela época – com os efeitos visuais do cinema em desenvolvimento – as imagens de destruição de pontos turísticos do mundo era impressionante pelo realismo. Foi o único filme que até hoje eu tive, por uma ligação afetiva, todas as versões lançadas em home video: a fita (verde, quem lembra?), o laser disc, o DVD e o Blu-ray.

O filme, em si, é deveras divertido e trazia os sempre ótimos Will Smith e Jeff Goldblum como os heróis do dia, ressaltando ainda o poder feminino através de uma ativa presidente vivida por Mary McDonnel (que anos depois viríamos “reprisar” o papel em Battlestar Galactica). Apesar de ressaltar, por óbvio, o irritante patriotismo e o senso de superioridade norte-americanos (numa análise que eu não fazia à época por ser uma criança deslumbrada com tudo aquilo na tela, mas que, bem, existe), Independence Day foi um marco do cinema moderno e estabeleceu o gênero de filmes-catástrofe como um paradigma a ser batido.

20 anos após o primeiro ataque ao planeta, uma nova ameaça alienígena coloca em risco a vida. Com Bill Pullman, Liam Hemsworth e Jeff Goldblum, o filme retorna para a resgatar a nostalgia de uma geração e tentar cativar uma nova. Tá aí o trailer completo Independence Day: O Ressurgimento, que estreia dia 23 de junho nos cinemas:

Deixe um comentário